Gasolina formulada ou refinada? Tanto faz! O problema é o dono do posto

"Todas as gasolinas são formuladas. Agora, umas realmente vêm do refino, com uma certa formulação, e as outras não vêm diretamente das refinarias"

bomba de combustivel gasolina etanol diesel frentista posto de combustivel abastecer shutterstock 2
Qualidade da gasolina depende da honestidade do dono do posto (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
01 de agosto de 2021 15:11

Você já deve, como eu, ter passado num posto com uma faixa estendida com os dizeres: “não vendemos gasolina formulada”. Isso é uma maneira sutil, deselegante; quer saber, sacana mesmo, de prejudicar o posto que vende de gasolina formulada. O que está por trás de tudo isso?

VEJA TAMBÉM:

É que o dono daquele posto está se valendo de uma mentira, de um mito, para prejudicar o seu colega. Esse posto deve ter uma bandeira conhecida: marca Petrobras, Ale, Shell, Raízen, Ipiranga… E o outro é chamado bandeira branca: ele não compra gasolina de nenhuma dessas famosas. E esses postos de bandeira branca podem ter gasolina formulada e eles, os das marcas famosas, dizem que têm gasolina refinada.

Quer saber? Isso é uma refinada mentira. Porque todas as gasolinas são formuladas. Agora, umas realmente vêm do refino, com uma certa formulação, e as outras não vêm diretamente das refinarias: as chamadas bandeira branca.

Mas, se vocês querem saber, tanto faz a formulada como refinada, a qualidade é a mesma. Principalmente a partir do ano passado, quando a ANP tornou mais rigoroso o critério dos limites da gasolina, por exemplo, exigindo densidade mínima, que não exigia antes. Então, tanto faz o posto bandeira branca quanto o poço de marca famosa. Todos eles têm gasolina com a mesma qualidade, tanto faz refinada como formulada.

Postos adulteram gasolina refinada e formulada

O problema é outro: é a honestidade do dono do posto, não é a origem da gasolina. Aí não tem nem melhor, nem pior, são todas praticamente do mesmo jeito. Agora, a gasolina sai muito boa, uma das melhores do mundo, lá da refinaria ou de quem formula, mas o dono do posto desonesto a adultera.

Outro dia a ANP pegou, em São Paulo, um posto que vendia gasolina sabe com quanto de etanol? Nada menos que 67%. Vendia muito mais etanol do que a gasolina, não é? Ladrão! Porque está cobrando gasolina e entregando o álcool.

Então, essa história de não vendermos gasolina formulada é conversa pra boi dormir, porque na refinada e a formulada, a qualidade é a mesma. Quem prejudica a qualidade da gasolina é o dono do posto que adultera, que põe mais água do que etanol, põe mais álcool na gasolina, põe solvente. Entenderam que gasolina formulada ou refinada é a mesma coisa?

SOBRE
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Morais 7 de agosto de 2021

Por.isso gosto d comprar gasolina baseado na sua massa específica, densidade, única forma q.temos p escolher qual distribuidora comprar, as massas variam d 720 a 740, particularmente gosto da 730 a 737, normalmente essa gasolina apresenta uma química estável originária d um refino bom! Esse tema seria interessante avalia pela química e não por nome! Lembrando q bandeira branca consegue comprar das distribuidoras famosas, por isso o “bandeira BRANCA ” PODE ESCOLHER O Q.COMPRAR, LIBERDADE D COMPRA!
As distribuidoras famosas, elas têm poder econômico para importação direta, normalmente essa gasolina tem massa específica mais baixa!
PERGUNTA: QUAL A MASSA ESPECÍFICA MAIS ESTÁVEL OU MELHOR QUALIDADE, PARA A GASOLINA?

Avatar
Estanislau Feijó Machado 6 de agosto de 2021

Se eles adulterarem não temos como saber, agora temos como coibir o roubo das bombas colocando só de 20 em 20 litros. Entenda que o Inmetro só fiscaliza 20lts então dos 20lts em diante a bomba pode lhe roubar fácil fácil.
EU SO COLOCO DE 20 EM 20LTS.

Avatar
Gibson Menezes pacheco 6 de agosto de 2021

Os donos de oficina agradece aos postos que faz adulteração da gasolina.
Ainfa tem a fraude da quantidade que a bomba deposita

Avatar
Clair Antônio sassi 4 de agosto de 2021

Por quê não param de falar abobrinha e bota uma gasolina de qualidade nos posto de gasolina sempre a mesma m**** o consumidor está pagando muito por isso vamos se dar o valor gente

Avatar
Ricardo soares 2 de agosto de 2021

Se continuar assim, queremos que o nosso presidente Bolsonaro aprove ,leis que dá o livre direito ,de o consumidor ir direto na Petrobras e encher o tanque do carro ,e o pagamento é automático via cartão de crédito ou débito ,assim acaba com essas mafia dos combustíveis ou do gás gás de cozinha no Brasil, chega de ser roubado.nao dá mais

Avatar
Mister Gasosa 2 de agosto de 2021

Eu sempre peço a nota fiscal quando abasteço o meu carro em posto de gasolina. O dia que eu perceber que me passaram pra trás na qualidade ou na quantidade eu vou fazer uma denúncia a Agência Nacional de Petróleo – ANP.
Combustível barato é sinal de batismo ou roubo na quantidade na certa! escolha combustível pela qualidade e não pelo preço.
Tem carro que usou gasolina batizada e travou o bico injetor aberto e dando calço hidráulico que estoura a biela e o bloco do motor, o barato saiu muito caro!

Avatar
Anderson Pessoa 2 de agosto de 2021

Combustível Refinado e Formuládo, existe sim suas diferenças! Não são iguais, as duas são refinadas ok. Mais os Donos de Posto tem suas responsabilidades sim em manter sua ética, Ex: Na hora de descarregar o Etanol não pedir para o Motorista colocar no Tanque de Gasolina, porque no Carro Flex não irá sentir a diferença, o Consumidor paga por Gasolina e recebe Etanol.
Mais o Produto Formuládo x Refinado faço o teste em KM rodado! Só nisso você vai ver a diferença!
Quer andar com marca de roupa original, pagando o valor no Brás! E diz que é a mesma coisa!

Avatar
Jose 2 de agosto de 2021

O problema maior agora nem e na adulteracao é na quantidade se vc encher o tanque do teu carro e ir a ponta grossa completa la e voltam no mesmo posto e enche de novo vai entender do que estou falando fiz isso e a diferença deu pra cada dez litros um fica no posto e tenho notas pra confirmar….

Avatar
Edgar 1 de agosto de 2021

Triste d mais tal situação,nós sentimos uns inúteis perante tal processo,tinha q haver uma lei que em caso de adulteração,dar pelo menos 3 anos de cadeia…mas estamos no Brasil, capaz até dessa cadeia se converter a nós….muito triste.

Avatar
Carlos 1 de agosto de 2021

O senhor está tentando minimizar um problema gigantesco como se todo mundo fosse burro. No Brasil existe um comércio gigantesco de gasolina de baixa octanagem que sempre foi comercializada como se fosse gasolina comum. Rende menos, polui mais e ainda danifica motores de alta compressão, como os BMW quando não eram Flex.
Essa gasolina é tão comumente encontrada nos postos que a ANP precisou editar um novo regulamento para aumentar ainda mais o padrão de qualidade do combustível e poder autuar postos que vendem essa gasolina.
Então existe sim mercado desse produto que sempre foi, apesar de equivocadamente, chamado de Gasolina Formulada.

Essa gasolina existe não eh apenas gasolina com mais etanol como indicada pelo senhor.

Sugiro informar-se melhor.

AutoPapo
Boris Feldman 2 de agosto de 2021

Gasolina com mais etanol, ou solventes, ou querosene, ou qualquer outro líquido, é adulterada.
O que eu disse é que qualquer das duas, tanto a refinada como a formulada, correm o mesmo risco de serem adulteradas.
Ambas podem ser entregues ao posto observando todas as exigências da ANP, em termos de densidade, octanagem, teor de etanol anidro, etc. Mas, se o dono do posto for desonesto, tanto faz sua procedência.

Será que agora eu fui claro?

Avatar
Carlos 1 de agosto de 2021

Co

Avatar
Pedro Jeferson 1 de agosto de 2021

Falta mais fiscalização;o consumidor já paga caro!!!

Avatar
João Bosco T. Araujo 1 de agosto de 2021

Na verdade, a ANP alterou o parâmetro de densidade mínima para que a gasolina formulada importada se enquadrasse na especificação, vale ressaltar que a gasolina é uma mistura de naftas, oriundas da destilação, do craqueamento catalitico, da alquilação catalítica, além de passarem por unidade de hidrotramento, para retirada de enxofre e contaminantes.

Avatar
Deixe um comentário