Mistura de caminhão e ônibus, Futurline era como GM imaginava o futuro

Modelos foram usados em uma caravana que cruzou os EUA e que demonstrava as tecnologias do “futuro”, como televisão e nylon

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Apenas 12 unidades foram construídas pela General Motors (Fotos: Reprodução da internet)
Por Érico Pimenta
Publicado em 11/02/2022 às 09h45
Atualizado em 19/10/2022 às 14h58
  • O Futurline, um veículo de 14 toneladas, foi feito em meados do século passado e usado pela GM para mostrar o “futuro
  • A GM atualizou a motorização dessa mistura de ônibus e caminhão
  • Apenas 14 unidades foram feitas: muitas delas se perderam; confira a história completa

Quando pensamos e voltamos alguns anos atrás em nossas mentes, podemos ter o sentimento de nostalgia sobre algumas coisas em especial. Mas quando vamos além disso, e pesquisamos coisas de anos em que ainda não éramos vivos, descobrimos fatos interessantes como Parade of Progress, nos EUA da década de 1940: uma caravana que mostrava as tecnologias do futuro pegava a estrada com os incríveis GM Futurliner.

O que é o GM Futurliner?

O GM Futurliner era uma espécie um caminhão/ônibus desenhado por Harley Earl (chefe de design e vice-presidente da GM) em 1940 especialmente para a General Motors – que patrocinava a caravana Parade Of Progress.

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O modelo tinha uma abertura lateral, que se tornava um display de exposição, mas além disso, cada modelo chegava a contar com 19 portas. Cada Futurliner tinha 8 rodas em 2 eixos, com isso ele tinha “rodado duplo” o mesmo sistema usado nos caminhões, tanto no eixo frontal como traseiro.

Isso foi necessário devido ao seu peso de 14 toneladas, porém suas bombas hidráulicas constantemente davam algum problema devido ao grande esforço para virar o conjunto de rodas.

Cada roda também tinha um conjunto de freio, que era tão ruiins que houve um pequeno acidente no qual umas das unidades acabou batendo na traseira do outro – a partir daí, a distância mínima de 90 metros para o modelo da frente foi estabelecida.

Além das 14 toneladas, cada unidade tinha 10 metros de comprimento, 2,43 metros de largura e 3,35 metros de altura. O gigante recebeu pintura vermelha e branca com detalhes em cromo e foi construído no estilo Art déco.

Na frente do modelo, um logo da GM gigante dourado era visto de longe, além do conjunto de faróis com 4 peças. Para subir no Futurline, existiam duas portas na frente com uma escada que leva direto para a cabine – o motorista fica em posição cental.

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Direção central é um dos diferenciais do Futurliner

Um ponto interessante do Futurliner era a “cabine” que conta com para-brisa curvo para dar o máximo de visão possível para o motorista, afinal, era necessária devido à posição alta de se dirigir. Apesar das dimensões generosas, cada unidade só tinha lugar para 3 passageiros e ainda contava com um sistema de iluminação que se erguia no teto do modelo.

Para empurrar o Futurliner, o motor era um diesel de 4 cilindros usado entre 1940 a 1946, já em 1953 quando os modelos foram revisados, o motor instalado foi um GMC 302ci de 6 cilindros.

Possuia 2 tanques de de diesel com capacidade para 170 litros cada, e a velocidade máxima era de 64 km/h nos modelos de primeira geração. A partir de 1953 o modelo além do novo motor GMC, ganhou uma nova caixa de marchas fazendo o modelo ir até os 80 km/h.

Ao todo, 12 unidades foram construídas para a caravana Parade Of Progress, sendo que uma foi destruída em um acidente em 1956.

Parade Of Progress, a caravana

A história dos Futurliner começa junto à Feira Mundial de Nova York de 1939 que, entre as suas inovações, apresentava as primeiras televisões e o nylon. Os modelos haviam sido construídos especialmente para o9 evento, porém, mais tarde, ganharam a estrada na Parade Of Progress.

As 12 unidades junto a 32 veículos de apoio realizaram a caravana com 150 paradas pelos Estados Unidos e Canadá. E cada unidade era dirigida com um universitário graduado, que também trabalhava nas apresentações.

A primeira caravana durou pouco mais de um ano, iniciando em 1940 e finalizando em 1941, devido a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, ela foi retomada.

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Parade Of Progress nos anos 50

Veja o vídeo da caravana em 1941:

Em 1953, a GM retornou com a caravana. Com o retorno, alguns temas novos foram acrescentados. Em 1955, uma minilinha de montagem foi construída dentro de um dos Futurliner e foi chamado de “A Car Is Born”.

Outra adição foi a exibição chamada “Our American Crossroads” no qual mostrava o avanço do sistema viário americano de 1902 a 1953: a exibição era feita através de um diorama que foi narrada por Parker Fennelly.

Veja a exibição:

Fim da caravana

Em 1956, a caravana foi encerrada e um dos motivos, ironicamente, foi a crescente popularidade da televisão, tecnologia que a própria promovia. Após isso, algumas unidades do Futurliner foram vendidas para o público, mas, com o passar do tempo. algumas foram sumindo, sendo revendidas e até mesmo exportadas para a Europa.

No final, é calculado que a caravana Parade Of Progress alcançou aproximadamente 13 milhões de pessoas em quase 300 cidades.

Existe uma pequena curiosidade no nome do modelo. Para conseguir registrar Futurliner, a GM colocou a palavra Future sem o E, ficando assim Futurliner.

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Como estão os 12 Futurline hoje em dia?

Os dados sobre o destino das 12 unidades originais construídas são conflitantes: o número varia entre 9 e 10, porém, em condições “perfeitas”, são poucos, sendo a unidade número 3 a mais próxima de como era nos anos 50.

Veja a lista

  • Unidade 1 – Exposição “Miracles of Heat and Cold”. Paradeiro desconhecido.
  • Unidade 2 – Exposição “Our American Crossroads”. Após o fim da caravana, a GM manteve a exposição, porém o paradeiro do modelo em si é desconhecido.
  • Unidade 3 – Exposição “Power for the Air Age”. Após uma série de troca de donos, o modelo foi totalmente restaurado pela Kindig-it Design entre 2013 e 2014. A restauração pode ser vista no programa, sendo os episódios 9 e 10 da primeira temporada. No Brasil o programa se chama “Carros Irados”. Em 2017, o modelo foi vendido e hoje reside na coleção de Dennis Albaugh.
  • Unidade 4 – Exposição “Diesel Power Parade” – O modelo também exibiu a exposição “Power for the Nation ‘s Lifelines” que também era focada no diesel. O paradeiro do mesmo é desconhecido.
  • Unidade 5 – Exposição “World of Science” – O modelo também exibiu a exposição “Versatile Metal Power”. Foi adquirido por Brad Boyajian em 2002 no qual usou parte da carroceria para a restauração da unidade número 8, esta que foi para a Suécia. Em 2018 a unidade 5 foi vendida para a ChromeCars na Alemanha e atualmente em seu site consta que são proprietários da unidade 9.
  • Unidade 6 – Exposição “Energy & Man” – O modelo também exibiu a exposição “High Compression Power & Energy”. Atualmente é de propriedade da Peter Pan Bus Lines.
  • Unidade 7 – Exposição “Out of the City Muddle”. Atualmente é de propriedade da empresa Tom`s Lerned.
  • Unidade 8 – Exposição “Around the Farm House Clock”. Foi adquirido por Nicklas Jonsson e enviado à Suécia para restauração, que pode ser acompanhada na página da Jonsson Power no Facebook.
  • Unidade 9 – Exposição “Reception Center”. Atualmente pertence ao acervo da ChromeCars.
  • Unidade 10 – Exposição “Opportunity for Youth”. Passou pela coleção de Joe Bortz na década de 1980, doada ao National Automotive and Truck Museum em 1993. Restaurada por Don Mayton e sua equipe a partir de 1999. Atualmente em exibição no NATMUS, exceto para excursões ocasionais a feiras de automóveis.
  • Unidade 11 – Exposição “March of Tools”. O modelo também exibiu a exposição “A Car is Born”. A unidade número 11 foi vendida em 2006 por 4 milhões de dólares para o promotor imobiliário Ron Pratte em um leilão na Barrett-Jackson. Em 2015 Ron leiloou a unidade – pelo mesmo valor – para um comprador anônimo. Os rendimentos do leilão foram doados por Ron a Fundação das Forças Armadas, instituição de caridade da assistência a militares e suas famílias.
  • Unidade 12 – Exposição “Precision and Durability”. Paradeiro desconhecido.
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1 Comentário
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Polvo 15 de fevereiro de 2022

Visual apesar de futurista para a época, era um tanto opressor. Parecia uma locomotiva.

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