GNV: 7 verdades e 2 mitos sobre o Gás Natural Veicular

Com instalação e manutenção realizadas em oficinas homologadas, o carro com GNV não corre riscos; gás não vale a pena para todos os motoristas

Por Laurie Andrade 24/09/18 às 12h02
gnv shutterstock

Com a constante alta dos combustíveis, os motoristas começam a estudar possibilidades de economizar. Há quem pegue carona com o vizinho, quem recorra aos aplicativos ou resolva adaptar o carro para utilizar o Gás Natural Veicular (GNV). Bom, nem sempre essas escolhas valem a pena. Listamos alguns mitos e verdades sobre o GNV.

1. O GNV é sempre mais barato – Mito!

Essa não é uma afirmação simples. O preço do metro cúbico (m³) do gás é mais barato do que o litro dos demais combustíveis. Mas o motorista deve considerar outros gastos quando resolve instalar o GNV. Colocar um kit tem um custo médio de R$ 2.800 (para os kits de 2ª e 3ª geração – em veículos fabricados até 2007) e cerca de R$ 5 mil para os kits de 5ª geração, com injeção eletrônica de gás natural (veículos fabricados depois de 2007).

É possível observar, na tabela abaixo, o valor médio do GNV no Brasil e compará-lo aos preços dos outros combustíveis:

Combustível Valor em R$
GNV 2,85
Gasolina 4,65
Diesel  3,64
Diesel S10  3,71
Etanol 2,83

Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foram calculados na última semana (de 16 de setembro a 22 de setembro de 2018).

O GNV rende, de acordo com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), até 60% a mais do que a gasolina, se considerarmos o sistema mais moderno, de quinta geração.

Você pode calcular se o GNV faz sentido para você utilizando o simulador de economia da Gasmig. Para saber o valor do Gás Natural Veicular na sua região, leia a tabela:

Região do Brasil  Valor em R$ por m³
Centro-oeste 2,73
Nordeste 3,07
Sudeste 2,72
Sul 2,85

* A ANP não apresentou, na última semana, o preço médio do GNV na região norte.

Um motorista brasileiro (considerando o valor médio dos combustíveis apurado pela ANP) que anda 3.000 km por mês em um carro que faz 8 km/l com gasolina tem um custo de R$ 0,58/km com gasolina e R$ 0,29/km com GNV. Entretanto, essa é uma média de quilometragem alcançada, em geral, por veículos utilizados profissionalmente, como táxis. Em um ano, a economia representa R$ 10.561, mais do que o valor da instalação de um Kit GNV.

Na verdade, a média mensal de um carro particular é de cerca de 1.000 quilômetros por mês e, portanto, as contas são bem diferentes. A economia total gira em torno de R$ 3.520. Nesse caso, serão necessários pelo menos 18 meses para se ter o retorno do investimento com o Kit. É importante lembrar que além da instalação, outros gastos também estão ligados ao GNV, como as revisões do cilindro, a mão de obra e o registro no Detran (falamos mais sobre esse item abaixo).

2. O carro com GNV pode explodir em um acidente – Mito!

Se a instalação do kit GNV for feita de acordo com as normas, não há risco de explosão – ou combustão, se considerarmos o termo técnico correto. Quem garante é o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves. É preciso, no entanto, manter a manutenção em dia tanto no veículo quanto nos postos de combustíveis que oferecem o GNV.

Para sua segurança, observe se o cilindro a ser instalado é de aço e não tem soldas. Realize o “reteste” do cilindro a cada cinco anos. Ao notar qualquer defeito ou vazamento, leve o veículo à instaladora homologada.

De acordo com engenheiro Luís Henrique Verginelli, os acidentes que envolvem carros a gás estão ligados a modificações realizadas sem conformidade com a lei ou a norma vigente. “O combustível (GNV) e o sistema são seguros”, garante. “Se houver um vazamento, o gás se dissipa no ar e não coloca em risco os ocupantes dos automóveis”.

Quando se registra uma explosão durante o abastecimento, o dono do carro, em geral, adaptou um botijão de gás de cozinha, que não resiste à pressão do GNV.

Ainda segundo o especialista, o sistema de GNV tem cerca de oito dispositivos de segurança. Na válvula do cilindro, quatro dispositivos estão presentes controlando o comportamento do gás em casos de excesso de pressão, excesso de temperatura ou excesso de fluxo. O dispositivo bloqueia um vazamento grande. Quando o cilindro é exposto a 108°C, começa a dissipar o gás para que o sistema não entre em combustão.

Com a alta abusiva dos combustíveis líquidos, a procura pelo Gás Natural (GNV) tem aumentado. Desvendamos os mitos e verdades para ajudar os motoristas a decidirem se a adaptação é ou não uma boa ideia.
Foto Fiat Chrysler | Divulgação

1. É preciso manter o tanque com um pouco de combustível líquido – Verdade!

Para garantir o funcionamento perfeito do carro e evitar danos ao sistema de injeção eletrônica de combustível líquido do veículo, é preciso manter um pouco de gasolina ou etanol no tanque. O reservatório de partida a frio também deve ser mantido com gasolina.

O diretor de combustíveis da AEA afirma que “os sistemas mais modernos de injeção de gás, que já saem instalados de fábrica, têm uma pequena injeção de combustível líquido contínua. Isso para manter o sistema de alimentação lubrificado e a limpeza de válvulas em dia. O especialista acrescenta “o combustível batendo em cima da válvula provoca limpeza. Para que isso seja feito com mais eficiência, o ideal é utilizar a gasolina aditivada. Sem o combustível líquido, o desgaste na sede de válvula é mais intenso”.

O número de postos que oferecem o gás natural é menor do que os que oferecem combustíveis líquidos. Por prevenção, é melhor garantir uma reserva de gasolina ou etanol no tanque.

2. O GNV estraga o motor do carro – meia verdade!

A adequação de combustível para o gás natural não se trata, como dizem, de uma “conversão” para o GNV. Isso porque o motor continua operando também com etanol ou gasolina. No entanto, essa adaptação pode causar alguns inconvenientes. “O motor dos automóveis que funcionam com gás podem ter problemas a longo prazo, por não terem, com a frequência esperada, a limpeza da válvula já citada. Uma recomendação importante é trocar o óleo lubrificante no intervalo adequado para garantir que a parte baixa do motor esteja protegida”, conclui Rogério Gonçalves.

O engenheiro Luís Henrique Verginelli discorda e argumenta que o gás natural é inerte e não afeta nenhum tipo de metal. A combustão errada, por outro lado, pode estragar o equipamento.

3. O motor perde um pouco da sua potência – Verdade!

Os especialistas explicam que um conjunto de fatores faz com que o motor do carro perca potência com a instalação do Kit Gás. O principal deles é que os motores convencionais não foram projetados para aproveitar a combustão do GNV. Ou seja, eles não são otimizados para esse combustível.

4. A instalação do GNV altera o valor e o ressarcimento do seguro – Verdade!

De acordo com o professor da Escola Nacional de Seguros, José Varanda, “qualquer alteração no carro deve ser comunicada à companhia de seguros. A negativa do sinistro pode ocorrer se um incidente for causado por um componente adicionado depois da vistoria”. A mudança afeta também o preço do seguro. Isso porque pode agregar valor ao veículo ou deixá-lo mais propenso a roubos e a acidentes.

É preciso fazer a instalação em uma empresa homologada pelo Inmetro, caso contrário, o carro e o dono podem ser enquadrados no artigo 768 do Código Civil, que afirma que “o segurado perderá o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato”.

5. É preciso registrar, no Departamento de Trânsito (Detran) de seu estado, a instalação do Kit GNV – Verdade!

Para que o seu veículo movido a gás esteja em conformidade com as leis estaduais, a instalação do Kit deve ser realizada em uma empresa credenciadas pelo Inmetro. Depois do carro ser convertido, precisa ser levado para um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA), também validado pelo órgão. Veja a lista dos IOAs no site do Inmetro.

O Certificado de Homologação, a Nota Fiscal da realização do serviço de conversão, a Nota Fiscal do kit GNV, a Nota Fiscal do Cilindro ou Nota Fiscal do reteste e o Atestado de Qualidade do Instalador Registrado para obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) devem ser apresentados para fazer o registro da alteração de combustível junto ao Detran estadual.

6. O GNV faz menos mal para a saúde do que outros combustíveis – Verdade!

Os combustíveis derivados do petróleo e da cana-de-açúcar emitem gases nocivos ao meio ambiente e ao ser humano. O gás natural não foge a essa regra. No entanto, a emissão de CO2 do GNV é 20% menor do que o da gasolina e do óleo diesel. A combustão do Gás Natural não produz óxido de enxofre e nem particulados.

Com a alta abusiva dos combustíveis líquidos, a procura pelo Gás Natural (GNV) tem aumentado. Desvendamos os mitos e verdades para ajudar os motoristas a decidirem se a adaptação é ou não uma boa ideia.
Foto Gasmig | Divulgação

7. É mais difícil adulterar o GNV do que os combustíveis líquidos – Verdade!

As análises de qualidade do gás natural são efetuadas antes da sua distribuição. Na Resolução nº 16, de 17/6/2008 da ANP, está previsto o envio de dados de análise da qualidade do gás natural realizadas tanto pelo carregador como pelo transportador. Luís Henrique acrescenta: “para adulterar o GNV, o posto teria que instalar um novo compressor para adicionar ar ao gás. É inviável”.

Originalmente publicada em 21 de junho de 2018

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158 Comentários
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Remo 28 de março de 2021

Rodo em aplicativo e pretendo comprar um Grand Siena que já sai de fabrica com a preparação para receber o cilindro do GNV. Alguém aqui sabe me informar se vale a pena? deste já agradeço

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Pedro 1 de abril de 2021

Em termos de gasto de combustível pode até compensar. Porém o GNV vai literalmente acabar com o seu motor a longo prazo, meu amigo teve um e em um mês de uso queimou toda a junta do cabeçote. Lógico que ouve desleixo dele Tbm , porém GNV é uma Bomba. Nao há a limpeza das válvulas como um etanol limpa. Outro termo é o gasto da conversão e o fato de desvalorizar ainda mais o carro.

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Remo 1 de abril de 2021

No caso esse veículo já vem de fábrica preparado para receber o GNV inclusive a preparação no cabeçote e mantém a garantia de fábrica

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Adilson Lemos De Almeida 25 de março de 2021

E o que pretendo fazer

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Paulo Rodrigo de Paula 14 de março de 2021

Bom dia!!

Qual qual mas indicado para meu uno fire 1.0 2011?

Quais as penalidades sem estar no documento?

Me falaram que ele iria perde potencia

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Fátima Cristina de Oliveira 1 de março de 2021

Olá. Comprei um golfinho 2003 e já veio com kit gás.eu sinceramente não vejo necessidades de ter, mesmo pq o carro é super econômico, quase nem uso o gás, compensa tirar o kit GNV?

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marcelo 25 de fevereiro de 2021

bom dia.
pode ser colocado gnv no ônix Plus turbo automático.

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João Carlos 11 de fevereiro de 2021

Tenho um Logan 2014 e sou motorista de aplicativo…. estou vendo tantos comentários que estou zonzo….kkkk Afinal, vale a pena ou não colocar Kit GNV no carro? Rodo praticamente 300km por dia. Gasolina, sem chance…álcool tb está um pouco caro…o GNV vejo em alguns postos mais caro que o etanol…rs Me ajudem por favor a esclarecer e tirar minha duvida…principalmente de quem colocou recentemente. Obrigado a todos pela atenção!

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Felipe 15 de fevereiro de 2021

Amigo, tbm tenho um logan 14/15 1.6, também todo em app, rodo na faixa de 200km por dia, 1 tanque de 15m2 dura praticamente os 200km, e para abastecer fica na faixa de R$ 48 em minha cidade.
Enquanto o álcool ficaria na faixa dos R$ 70.
Paramos vale muito a pena

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Joao Carlos 15 de fevereiro de 2021

Muito obrigado Felipe pela dica, valeu mesmo!

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Paulo 24 de fevereiro de 2021

Amigo

Vale a pena, simples assim! Muita gente fala que carro GNV tem que trocar velas antes do prazo, dentre outras coisas. Mito. A grande verdade é que a manutenção tem que ser feita no tempo certo, já que o GNV é mais sensível a estes componentes, ou seja, uma vela ruim na gasolina vai funcionar, capengando mas vai. Já no GNV poderá ter problemas.

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cleverson gato 26 de fevereiro de 2021

Meu vizinho roda em app, com um Onix 1.0 so roda no gnv a luz de alerta tanque vazio ja queimou de tanto piscar kkkkk

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Homero 6 de março de 2021

Vale a pela João, ele rende um pouco mais do que a gasolina e tem um valor mais convidativo. Você como motorista de app ira “pagar” o kit em dois ou três meses. Dai em diante estará no lucro. faça a conversão!

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Pedro 30 de março de 2021

Meu irmão pôs no carro dele semana passada e (falando a vdd ) é muita economia ,vale muito pena . O carro dele é um versa 1.6 .

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João Carlos 28 de janeiro de 2021

Laurie, boa matéria, mas faltou falar ainda de alguns prós e contras em se optar pelo GNV.
Na instalação, faltou falar na suspensão que, com o peso do cilindro, precisa ser reforçada em alguns casos até com a troca dos amortecedores, e na perda, dependendo do modelo do veículo, quase que total do espaço de bagagem ocupado pelo cilindro.
Seria interessante, para enriquecer sua matéria, incluir no seu cálculo de economia os custos com a utilização de um mínimo de combustível líquido, os custos com a manutenção que, como você disse em sua matéria no item 2, são mais frequentes em motores adaptados para GNV.
Eu pesei os prós e os contras e cheguei à conclusão que todos os benefícios, principalmente os financeiros, não valem os prejuízos, principalmente em conforto no dirigir.

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João Carlos 28 de janeiro de 2021

Atualmente estou com um veículo a Diesel. Por ser de ano posterior a 2012, é obrigatório o abastecimento com o Diesel S10. Mesmo utilizando o Diesel mais caro, estou muito satisfeito. Consigo fazer 10Km/l na cidade e o custo do Diesel S10 está atualmente abaixo do Etanol. Sem falar no desempenho. Gasolina, GNV, Etanol, tá por fora. O bom mesmo é Diesel. Pena que a legislação brasileira desprivilegia a produção de veículos médios ou pequenos com esse combustível.

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Victor mo 23 de fevereiro de 2021

Isso acontece pq o Diesel é subsidiado… se perder o subsídio os caminhoneiros vão chiar!… se liberarem para os carros pequenos teriam que aumentar os valores dos outros combustíveis…

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Farley 20 de janeiro de 2021

Tenho uma spin 2013, 134.000km. Me orientaram a não instalar o GNV por conta da km alta, isso procede ?

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MATHEUS ROCHA DE OLIVEIRA 23 de janeiro de 2021

Amigo, se você faz as manutenções todas em dia, não vejo porque não instalar.
A única coisa que acontece é que como eles fazem uma vistoria geral no seu veículo antes da instalação pode precisar trocar alguma coisa devido a alta kn

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Marcos Silva 5 de janeiro de 2021

“O GNV é sempre mais barato – Mito!” <- – – CLARO Q É VERDADE!

Anda com 1m³ de gnv e 1L de alcool…

Não tem como comparar! GNV é o combustível mais barato!

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Masculino 23 de janeiro de 2021

Não mesmo, na minha cidade o GNV está 3,75 e o etanol 3,05

Tudo bem que com 1 M de GNV eu ando mais que com 1L de etanol, mais só para mostrar que mais barato nem sempre ele será!!!

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Andre 27 de janeiro de 2021

Vc tá brincando né?? Se vc toda mais km com o GNV por isso ele se torna mais barato.
Mesma coisa acontece com o diesel ele é mais caro que o etanol, porém a km que vc faz que 1l é maior.

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Valmir 4 de fevereiro de 2021

No caso a diferença e que com 35$$de GNV dá pra andar 180km já 35$$ de álcool vc não anda a metade,o mesmo vale para o diesel,quanto vc gasta para andar 180km no diesel?com certeza muito mais do q 35$$
Claro tem q levar em conta o preço da instalação manutenção e desgaste do veículo,eu particularmente acho q no caso só troca figurinhas,pois o valor gasto para manutenção no carro movido a GNV e bem maior.

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MATHEUS ROCHA DE OLIVEIRA 27 de janeiro de 2021

Então amigo Andre, existe uma diferença muito grande entre mais econômico e mais barato, o GNV ou Diesel rodar mais não significa que ele é mais barato, e sim mais econômico.

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George 13 de março de 2021

Amigo tenho uma saveiro 2014 instalada kit geração 3 tive sim fazer ajustes coisas normais cabo vela vela Boa e bobina original estou rodando 2 anos sem ter mecher nada e carro faz cidade com ar 10 km e Estrada 14 sem trânsito rodando manga.

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João Carlos 28 de janeiro de 2021

Marcos, se você ler o item todo verá que o Laurie não compara apenas o custo do combustível GNV e o do combustível líquido. Ele cita o custo de instalação do Kit GNV, e outras despesas e ainda faz uma média de quilometragem necessária para o GNV se pagar.

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Helio 1 de janeiro de 2021

Bom dia. Feliz 2021 a todos.

Tenho um Fusion 2007/2008.SEL2.3

Gostaria de colocar um GNV mas gostaria de saber qual modelo por ser de 2007, será necessário trocar as molas traseiras, vale a pena colocar?
Carro bebê muito.
Grato.

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Roger 21 de dezembro de 2020

Voyage 1.6 17/18, vale a pena instalar GNV de 5 geração? Uso para Uber

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Felipe 6 de janeiro de 2021

Irmão coloca o 3 geração, a 5 geração da muita dor de cabeça, tbem sou Uber

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João Victor Costa Pereira de Medeiros 20 de fevereiro de 2021

Gnv de 5ªa geração é recomendado para os motores mais modernos , por exemplo os carros com motores 3 cilindros . Ai o Gnv de 5ºa liga automaticamente o carro no combustível liquido para não ter problemas na hora de aquecer os bicos injetores de combustível , essa é a principal diferença por dizer assim

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Dora 6 de dezembro de 2020

Tucson 2012, fazendo 6,5l, compensa GNV?

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Onderson 2 de dezembro de 2020

Bom dia, tenho um Fiat argo drive 1.0 2021, vale a pena colocar o kit GNV para rodar de aplicativo?

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Felipe 14 de dezembro de 2020

Onderson rodar de aplicativo, via de regra, vale a pena pelo valor menor do GNV nos postos e com a rapidez que você vai conseguir pagar pelo kit rodando e economizando com o uso do gás.

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ROBSON CURTIS DE SOUZA 25 de novembro de 2020

concodo que e bom rodar na gasolina 1km antes e desligar o motor e depois que for ligar .ligue na gasolina e ande mais 1 km e coloque para o gaz

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BRUNO RUFINO BARBOZA 11 de novembro de 2020

Uma dúvida, meu carro é um voyage 1.6 com kit de 3° Geração. Ele passou uns 2 meses parado. E agora que estou rodando com ele, o motor fica desligando no GNV se eu não rodar um pouco mais no álcool, o que pode ser? Depois que rodo uma distância grande no álcool o carro não desliga mais.

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Carlos Augusto 12 de janeiro de 2021

Seu carro possui injeção multiponto, quem indicou kit de 3° geração, indicou errado, tem que ser um de 5° geração.

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Fábio 14 de fevereiro de 2021

O meu é terceira geração tbm. Voyage 1.6 2016. Sistema landrenzo e emulador de sonda Tury. Funciona bem. Manutenção em dia. Troca de velas a cada 10 mil km. Óleo e filtros dentro da km e condicionador de metais a cada 20 mil km. A cada 6 meses limpar arrefecimento e usar somente água desmineralizada e aditivo.

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Ivisson policarpo 22 de outubro de 2020

Bom dia pessoal. Tenho um Fox 1.0 flex. Rodo em aplicativo rodo mais ou menos uns 250k por dia e acho que estou gastando muito por semana. Vocês acham que é válido colocar um GNV?

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wagner 9 de novembro de 2020

sem dúvida Policarpio, Em poucos meses verá seu retorno

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Joi Luis 15 de outubro de 2020

É um looping eterno. Para compensar o uso do gnv deve-se rodar bastante ! Rodando bastante há desgaste acentuado de todo o veículo. Além de ter que pagar 330,00 pela vistoria anual, a conta aumenta na proporção dos km rodados ! Pneus, suspensão etc…Tive carro no gnv e tive que fazer cabeçote 3 vezes em um período de 5 anos, e rodando pouco !

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Márcio Cosme Sotelo da Silva 7 de março de 2021

Pois é meu amigo,tenho uma montana e no período de 4 anos já fiz cabeçote 3 vezes,fora a manutenção que sempre é maior,as vezes penso sério em retirar o Gnv!

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Eduardo 1 de outubro de 2020

Compensa por GNV em um gurgel BR800? Ele já é bem econômico, mas no GNV ficaria imbativel, o medo é a perda de potência

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Roberto 29 de setembro de 2020

Se seu carro for vw, né coloquem GNV.meu polo já deu pau no cabeçote três vezes em menos de cinco anos.

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José carlos Pinoti 4 de novembro de 2020

Rodei 600.000 km nem um Santana, num me encomendou, com 13 metros cumbicos andava 240km a 260 km na cidade era 180 a 190km , mas era motor de verdade e não esses Power da vida , não aguenta nem na gasolina imagina no gás natural!

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Jaime 27 de novembro de 2020

Polo da pau duas 2 x ao ano sem GNV tinha 1 que em 1 ano e meio deu pau 3 vezes só Deus kkkk

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George 13 de março de 2021

Me desculpe global instalado ou senao vc motorista da pau carro não faz manutenções

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Jo 26 de setembro de 2020

Vale a pena para uso de profissionais,que rodam muito. O preço do gás precisa baixar para compensar para uso particular. Para caminhonetes a gasolina e carros acima de 1.8, a economia é maior (óbvio).O fato de desvalorizar na venda do veículo, na maioria das vezes é real. Hoje está difícil economizar os cobres do bolso. No mais, independente de questões técnicas, cada um que avalie e decida. No meu caso, com certeza não vale a pena.

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Márcio Robério 16 de setembro de 2020

Já tive uns 10 carros a GNV. E nunca tive problemas. O segredo é sempre ligar e desligar no combustível liquido. De vez em quando, uso um aditivo no óleo lubrificante, deixo 3 a 5 min e arreio o óleo. Limpa sede das válvulas. Instalo tbm um relé p cortar a bomba quando estou no GNV. Todos os carros q compro instalo GNV. Meu bolso agradece…

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wagner 9 de novembro de 2020

parabéns Roberiu, é isso aí

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Marco 22 de junho de 2020

A função da gasolina ou alcool num motor a combustão nao é somente fazer o carro andar como muitos acham, ela tem a função de refrigeração da camara de combustão, o que o gas nao consegue fazer, motor com GNV nao duram metade de um motor sem… nao adianta argumentar coisas que ja foram provadas…

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JOSE OSVALDO RUI 21 de julho de 2020

Concordo com (a funcao da gasolina) no mais, te falta conhecimento! Tenho uma Scenic, rodo com GNV a mais de 8 anos, ja esta com mais de 270,000 km rodados e nunca tive problemas.

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Márcio Robério 16 de setembro de 2020

Nunca ouvi dizer q álcool ou gasolina refrigerasse o motor. Os dois são altamente voláteis, desprendem gases capazes de se inflamarem a tetemperatura ambiente. Então essa sua tese já cai por terra. Quem refrigera o motor é o óleo e o sistema de arrefecimento.

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ROBSON CURTIS DE SOUZA 25 de novembro de 2020

tambem concordo

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Valeriano santos 24 de março de 2021

Amigos todos os combustíveis líquidos passam pelo processo de transformação do líquido para gasoso portanto a diferença está simplesmente na manutenção correta.

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JOSE MANOEL CARVALHAL 25 de setembro de 2020

Amigo, tenho um Ford Focus 2002 com 340.000 rodados e nunca tive problemas de cabeçote, velas, ele tem motor 2.0 Zetec claro que já troquei o kit mas foi só isso. Tenho também um Focus 2015 com 30 mil rodados no GNV desde novo e é só alegria. Esse último tem um kit de quinta geração.

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GILSON FERNANDO DE OLIVEIRA SIMAO 10 de maio de 2020

Olá, mito que é inviável bombear ar no sistema gnv.
Só conseguia rodar 80 km com um cilindro de gás, mudei de posto e com o mesmo cilindro rodei 200 km isso em 2013 inclusive o posto foi fechado.
Outra vez é agora recentemente , em SP coube 22 metros cúbicos segui para o RJ rodei 420 km, e lá no Rio abasteci e coube 30 metros cúbicos e rodei 420 km.

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Marcos 20 de setembro de 2020

Boa noite!
Ótima economia amigo, qual carro estava usando?

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MATHEUS ROCHA DE OLIVEIRA 16349015762 23 de janeiro de 2021

Até onde sei, a temperatura do gás afeta a densidade dele, assim afeta a quantidade de GNV que irá entrar no seu cilindro, entrando menos ou mais do que devia.

A respeito do ar que você falou, nunca ouvi falar que é impossível, mais sempre ouvi falar que é mais raro pois para adulterar GNV é muito mais caro que adulterar gasolina.

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Valeriano santos 24 de março de 2021

Amigos tem uma coisa que vocês precisam saber o que faz a diferença no abastecimento é a pressão do compressor pois é necessário uma pressão boa para que haja o acoplamento dás moléculas do gás devido a diferença dos carbonos fica a dica.

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Valmir 4 de fevereiro de 2021

Toma cuidado pois os m3 do cilindro não pode aumentar ou diminuir,ele tem uma litragem so no caso do primeiro posto estavam te roubando no caso do terceiro e quarto tbm te roubaram.ou o senhor está com problema no cilindro.

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ricardo 1 de maio de 2020

JA TIVE 8 CARROS A GNV, TANTO O ANTIGO COMO OS DE NOVA GERACAO,CARROS DE 4 E 6 CILINDROS,PORTANTO NAO LIGO PARA A OPINIAO DE “”ESPECIALISTAS”” QUE MUITAS VEZES NUNCA POSSUIRAM CARRO A GAS OU DE MECANICOS QUE FICAM FALANDO BOBAGENS!!HOJE EM DIA (ABRIL DE 2020) GNV E UMA TREMENDA FURADA,UMA ILUSAO!! O GNV QUANDO COMECEI ERA $0,29 O M3,HOJE ESTA A $ 3,20,O RENDIMENTO COM ALCOOL QUE E BEM MAIS BARATO E PRATICAMENTE O MESMO TANTO PARA CARROS GRANDES COMO PEQUENOS!! FORA AS APORRINHACOES DE TER QUE FAZER TESTES PAGOS TODO ANO E DE NAO TER GNV EM 90 POR CENTO DAS CIDADES BRASILEIRAS!! NAO COLOQUE GNV, E UMA FRIA!!

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Rodrigo 12 de agosto de 2020

Ricardo, tira uma duvida se GNV é uma furada… pq vc teve 8 carros a GNV, eu não entendi isso, pois se é uma furada pq vc não parou de usar carro a GNV logo no primeiro veiculo que tv a GNV.

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Rodrigo Soares Leonardo 30 de agosto de 2020

cara, tu não prestou atenção no texto do rapaz como um todo?

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Henrique 17 de janeiro de 2021

Amigo, vocÊ tem que estender que esse site está em todo o país, logo, o preço do GNV e do Álcool variam, aqui em Pernambuco o GNV é 2,85 e o Etanol 3,49(Janeiro de 2021), aqui o GNV é bem mais vantajoso.

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Monteiro 8 de março de 2020

Um Honda City 2010 fica bom com gnv?

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Adenilson Alves dos Santos 20 de fevereiro de 2020

Olá, compensa pôr kit gás pra pessoa que roda em média 8 mil km por mês?

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Valtair Amaral 19 de setembro de 2020

Meu amigo sem dúvida, eu rodo cinco mil por mês e já rodei um ano usando um cruze ano 2014 com muita econômia sem ligar o ar está fazendo na cidade 13 KM por metro, o preço em SJCAMPOS no aplicativo o metro está saindo por R$2,70

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Lauro Vieira rodrigues 9 de fevereiro de 2020

Me chamo Lauro Vieira tenho um corsa ano 2004 corsa classic vou colocar um kit gás 3 geração o meu carro e bom será que vale a pena todos dizem que sim.

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Ellen Nara 16 de maio de 2020

Olá Lauro, o classic é um dos carros que tem uma excelente adaptação no GNV, com certeza você não irá se arrepender.
Recomendo que pergunte no ato da compra se a venda já inclui o variador de avanço, pra que você não sinta a perca de potência causada pelo GNV. Instalando o kit com essa peça a perca de potência fica imperceptível. Procure sempre kits por marcas, atualmente existe várias no mercado, e algumas delas só dão dor de cabeça.

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Anônimo 5 de fevereiro de 2020

ola bom dia tenho um fiesta cedan no kit gas nunca tive carro a gas e tyenho algumas duvida eu persebo q ele consome gasolina mesmo no gas e normal se alguem poder me responder eu agradeço obrigado s
desde ja agradeço

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Moura 2 de junho de 2020

Olá amigo, o carro a gnv, tbm gasta combustível líquido, principalmente se vc mora em lugar mais frio, enquanto o carro não alcança determinado grau de aquecimento o gaz não entra. E nas subidas o G5 injeta combustível líquido pra compensar a queda de potência.

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Alessandra 21 de janeiro de 2020

Bom dia pessoal!!
Tenho um onix lt 1.0 2018, faço uber,
Gasto em media 45.00 raeis de atanol por dia, to me programando para colocar gnv, acham que ta certo nesse tipo de carro também? Ele faz em media 8,3 por litro de eranol.

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Flavio da silva 31 de janeiro de 2020

Colocando GNV vc vai economizar, uns 30% a cada dia. Mas na hora de vender seu carro, seu carro vai ter uma desvalorização de uns 35% dk valor dele nainse engane. Fuja do GNV

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Valtair Amaral 19 de setembro de 2020

Eu faço aplicativo em SJCAMPOS com um cruze 1.8 ele faz 13KM por metro cúbicos no aplicativo (AME) sai por 2,70 o metro rodo 220KM com R$42,00

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Edson Modesto 14 de janeiro de 2020

Boa noite tenho um siena fire flex 2006, quero colocar GNV, rodo em média 2500 quilômetros por mês. Hoje ele faz 12.5 por litro de gasolina. Será que compensa instalar um kit gás?

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Fabricio 29 de novembro de 2019

Não arrependo de trocar para o GNV, antigamente eu só usava Loló e lança perfume, o GNV é bem mais barato e confiável do que os produtos da favela…

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Cleiton Soares Galvão 14 de novembro de 2019

O uma botija de gás de GNV de18mt pode 22mt?

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Antônio 31 de dezembro de 2019

Depende da pressão, por isso é possível variar, temperatura baixa volume maior!

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Kate 2 de setembro de 2019

Comprei uma Zafira 2012 com Gaz de quilometragem acima de 269 mil . Troquei todos ias borrachas necessárias , também troquei bateria. Porém a luz da injeção eletrônica sempre acende quando troco de combustível, isso é normal? Dizem quando a luz acende e o carro não para , significa que o carro não reconhece o combustível. Alguém me explica por favor!!!

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Rafael 31 de janeiro de 2020

ele não tá reconhecendo mesmo porque você colocou o gás e o sistema injeção dele não reconhece o gás. Mais não para. Pra garantir isso tem um simulador de injeção do kit gás e faz com que o carro funciona normalmente mas ele vai continuar às vezes essa luz da injeção por que ele não vai reconhecer no sistema original do carro

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Eloir 16 de fevereiro de 2020

A luz fica acesa porque o motor é tirado do ponto original de fábrica que é produzido para gasolina ao aplicar gnv é preciso um ajuste de meio termo para funcionar nos 2 combustível e possível apagar a luz mas a anomalia vai continuar

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Renato 23 de agosto de 2019

Boa noite tenho um sonata 2011/12 porém ando em média 800km mês gostaria de saber se nessa caso compensa eu colocar o kit gnv 5 geração pois aqui custa R$5.000,00 para instala e irei ficar com o carro no máximo mais 4 anos será que compensa nesse meu caso, desde já agradeço.

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Fernando Hugo 23 de outubro de 2019

Sim e não, vamos lá. Rodando uma media de 800 km por mês, e considerando que o Sonata faz em media 8 KM urbano. Você vai economizar de R$ 150 a R$ 200 reais, por mês e cerca de R$ 2 mil reais por ano, levando em consideração somente os valores de combustíveis em 2 anos e meio você tira o valor do KIT investido. Porém leva-se em conta que as manutenções preventivas, (pelo menos a troca do óleo do motor e filtro) devem ser feitas com metade do tempo ou seja, em media 4 a 5 mil quilômetros.

Leve isso em consideração e o kit se pagará com 3 anos e meio. Se deseja ficar com veiculo durante 5 anos. Você deve economizar cerca de 1 Mil reais por anos, 2 mil de combustível menos 1 mil a mais de gastos em media com manutenção.

Na minha opinião só irá valer para carros de passeio caso deseje ficar com o veiculo de 8 a 10 anos.

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Flavio da silva 31 de janeiro de 2020

Vc vai ter uma desvalorização grande do seu carro. Se vc instalar gnv. Faça um teste , vá em uma revenda de carro e diga que possui um sonata com gnv e vc vai esvutar donproprik vendedor a recusa em comprar o carro. Gnv mica o carro. Aconteceu comigo

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Masculino 23 de janeiro de 2021

Amigo, depende dos valores na sua cidade, pois 800 km por mês da uma média de aproximadamente 30 km por dia
Eu por exemplo gasto na faixa de 14 reais no etanol para rodar 30 km
E gasto na faixa de 10 reais para rodar essa mesma distância no GNV
Eu coloquei porque eu rodo na faixa de 200/300 km por dia, aí tá dando uma economia boa.
Mais caso queira colocar assim mesmo, procura em cidades vizinhas, talvez ache mais barato

Minha cidade tava 4000 coloquei por 2850 numa cidade vizinha

Valor do etanol aqui é 3,05 do GNV 3,75

Mais é como falei, vai do valor do GNV na sua região também

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Rivaldo Ferreira de Araújo 11 de agosto de 2019

Boa noite obrigado pelas informações
Gostaria de tirar uma dúvida.Tenho jma RAV 4 2005 com 190mil km.Uso para trabalhar e algumas viagens.Faz 7.6km/l na cidade e jabfiz 12.5 km/l na estrada6sera que vale apena colocar gnv
.É um carro que adoro6por isso não penso em vende-lo pelo menos por enquanto.

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Pablo Genofre quintao 12 de junho de 2019

Eu tenho uma spin a gaz e está programada para usar etanol, se eu colocar gasolina pode dar problema?

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antonio miani 25 de outubro de 2019

sim…..o veiculo tem que permanecer com o combustível que foi programado….no seu caso etanol..ok

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MATHEUS ROCHA DE OLIVEIRA 23 de janeiro de 2021

O meu está programado para etanol, hb20 2020, porém o carro fazia graça direto quando ligava ele em dias frios até o motor esquentar, passei a colocar sempre um pouco de gasolina e acabou o problema.

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MAURO DOMINGOS DE SOUZA 10 de junho de 2019

Alguém acima pediu opinião se vale a pena colocar o kit para quem roda apenas de final de semana pq tem outro carro. Não, na minha opinião, o kit e o documento novo, as vistorias, a dificuldade na venda, só pra quem roda mais de 100km/dia, ainda assim o kit só compensará apos 7 meses de uso, rodando 3000km mes, abc

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MATHEUS ROCHA DE OLIVEIRA 23 de janeiro de 2021

Amigo, depende, no meu caso instalei em dezembro de 2020, o que economizei em 1 mês e o desconto no IPVA que temos no estado do Rio já economizei o valor gasto na instalação, paguei 2850 + 280 Inmetro, o IPVA meu caiu de 1800 para 600

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Eric 6 de junho de 2019

Pessoal bom dia. Por favor alguém que entende de GNV qual seria o kit recomendado para Fiat Punto 2011? Liguei em uma empresa e disseram que tem que ser o 5° geração 2 cilindros de 7,5. Trabalho de Uber e pra mim economia é tudo.

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Moura 2 de junho de 2020

Realmente tera economia, mas entenda tbm que vai perder mais da metade do porta malas, carro Hatch como o pinto fica praticamente sem porta malas. Corridas pro aeroporto ou rodoviária geralmente tem muita bagagem, e o famoso supermercado que todo mundo chama Uber. Não vai rolar.

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João Arnaldo 23 de julho de 2020

Eric, tenho um ford ka 2019 hatch e instalei o kit gnv5 gastei 5 mil, trabalho em empresa privada e faço uber quando tenho tempo, pra mim foi super viável e além de fazer viagens longas finais de semana, eu gastava em média 120 reais por semana pra ir trabalhar, depois da instalção do kit eu gasto 40 por semana de gás e ainda me sobra uma bola do marcador do gás, quando faço uber eu economizo bastante e rende mais, porém algumas corridas eu perco por terem excesso de bagagem, mas de supermercado próximo a gente se ajeita no banco de trás, vc deve calcular os custos e por tudo na ponta do lápis, eu rodo em média 3 mil km mês e a economia é notória! em 1 ano paguei os custos do gnv rodando de uber. como meu carro é 2019 só tenho previsão de venda em 2024 ou 2025, logo então vou ter aproveitado bem o recurso do gnv!

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Marcelo 5 de junho de 2019

Bom dia
Tenho um Corolla xei 2.0 2019/2019
Instalei o kit gás de última geração .
Alguém tem alguma experiência em relação a esse carro ?

Desde já agradeço !!!

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Gilberto Costa 3 de junho de 2019

Boa noite, tenho um Peugeot 307, 1.6/16v 2009, equipado com um kit 3ª geração, e tenho percebido que, no gnv, a temperatura tem subido muito. Queria saber se é normal o carro com gnv trabalhar mais quente. Obrigado…

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marcos_sc 1 de junho de 2019

Olá Pessoal. Confesso aqui que todos os comentários são proveitosos, Gostaria de auxilio para me ajudar pensar e tomar decisões. Estou pensando em adquirir um BORA 2001 8v 160.000 km, o mesmo tem o licenciamento para GNV em dia, kit gás cilindro com reteste aprovado até 2023, próxima inspeção 02/2020. O carro é lindo, todo original e tudo funciona, Porém o mesmo teve um principio de incêndio em uma das tubulações de gás no motor, mas foi minimo o estrago e mal queimou a pintura do capo dianteiro, diante do ocorrido o proprietário mandou retirar o kit, sendo que ainda não foi feita a nota fiscal de retirada . Sei do real consumo do carro a gasolina, mas o principal e mais importante é! vale a pena manter o kit instalado? Se eu fechar negocio o carro terá pouco uso, porque tenho outro veiculo de trabalho. Aguardo opiniões, e me desculpem sou leigo na questão GNV. Abraços

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Adriano 28 de maio de 2019

Boa noite!
Tenho meu tetrafuel há uns 6 anos. Original, com seus 13m3 de capacidade. Nunca, ao abastecer, chegou aos 13m3. O máximo, acho, foi uns 12,5. Hoje, porém, alcançou. E passou. 13,24m3.
É possível ultrapassar a capacidade dos cilindros?
Pode ser fraude do posto?

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brendow 6 de janeiro de 2020

Dependendo da pressão do posto pode passar sim, até uns 3m3 a mais, principalmente em dias frios pela manhã, e normal, os cilindros são testados a 1.000 bar, no postos são de 180 a 220 bar.

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Moura 2 de junho de 2020

As vzs quando a temperatura está baixa o cilindro cabe mais mesmo, e depende tbm da pressão. Chegando até a 10% a mais do cilindro.

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RUBENS FIGUEREDO RANGEL 22 de maio de 2019

TENHO UM VECTRA 2006 COMPREI ELE EM 2010, EM NOVEMBRO DE 2011 E DESDE ENTAO NUNCA TIE PROBLEMAS , LIGO TODO DIA NA GASOLINA OU ÁLCOOL, DEPOIS PASSO PRO GNV, FAÇO REVISOES SEMPRE, AGORA VC COLOCAR GNV E SÓ QUERER RODA NÃO DÁ.

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Lau Amaral 24 de abril de 2019

Tenho com Chevrolet Cobalt 1.8 automático 2015, esta com 200, mil Km, uso GNV desde os 25 mil KM, ate agora só fiz manutenção periódica, trocas de óleo, filtro, correias , pastilhas de freios, não trocado molas, não trocado lonas de freios, troquei velas uma vez, com 100 mil km.
fazendo entre 16 e 18 km com um metro de gnv, na estrada e viajando sempre sozinho.
estou muito contente com a economia, mesmo com a roubalheira no preço do GNV, ainda esta compensando.

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Edivaldo Carvalho 3 de abril de 2019

Comprei uma Pajero Sport à gasolina, 6 cilindros, 2007. Vou colocar um kit GNV G5 com cilindro de 21m3. Alguem saberia me dizer qual seria a autonomia média que terei com esse tanque?

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Eng. Luis H Verginelli 4 de maio de 2019

Trabalho com projetos de GNV para veículos leves e pesados a muitos anos. Qualquer veículo com motor Otto (gasolina, etanol, flex) se for bem instalado deve fazer algo em torno de 30 a 40% a mais com 01 m3 de GNV do que com 01 litro de gasolina ou algo como 80 a 90% a mais que com 01 litro de etanol.
Imagino que seu carro deva fazer algo como 5,0 Km/l na cidade e uns 8,0 Km/l na estrada. Desta forma pode-se esperar algo como 6,5 e 7,0 Km/m3 na cidade e entre 10,0 e 12,0 Km/l na estrada. Há casos de exceções, tanto para um lado como para o outro.

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Erison 15 de agosto de 2019

Dr.
eu possuo uma Pajero Dakar V6, com um consumo considerável, embora n ande muito com ela, mas pretenda passar um bom tempo com o veículo vale apena apartir de quanto tempo instalar o kit? E quando eu quiser fazer o off road, posso usar apenas a gasolina e ter o mesmo desempenho do motor de antes de instalar o kit.
Desde já agradeço as respostas

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antonio miani 25 de outubro de 2019

para calcular a autonomia de seu veiculo, verifique a media que faz na gasolina e acrescente 30% ou seja se faz 6km/l ira fazer 8 km/m3 abs

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rodnelio 10 de setembro de 2020

Boa noite, tenho uma dakar 2015 3.5 GNV,na cidade 6 km por m3, na estrada 7.5

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Edivaldo 3 de abril de 2019

Comprei uma Pajero Sport à gasolina, 6 cilindros, 2007. Vou colocar um kit GNV G5 com cilindro de 21m3. Alguem saberia me dizer qual seria a autonomia média que terei com esse tanque?

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flavio 13 de março de 2019

Não instale nunca GNV no seu carro. Vai ter várias dificuldades pra vender ou repassar o seu carro, fazer seguro..etc.etc.Faça um teste:Vá nas revendas e lojas multimarcas e diga que voçe tem um veículo GNV e quer fazer negócio…. Vai notar que nenhuma loja vai querer fazer negócio , trocar ou comprar seu carro pelo fato de ter tido GNV. Com o aumento de 40% do valor do GNV, somado a um custo de instalação de até 6 mil reais se contabilizados o custo dos documentos e laudos para homologar o veículo, o GNV é impraticável e se torna até um grande prejuízo se vc for levar em conta que o veículo que foi convertido alguma vez para GNV se torna eternamente estigmatizado pelo mercado de revendas e particulares e mesmo que vocÇe retire o GNV, sempre aparecerá em laudos cautelares que o veículo foi convertido alguma vez.., Nínguem quer fazer negóciocom carro GNV. Faça o teste vocçe mesmo e escute o que os lojistas vão dizer …..Aconteceu comigo e ainda não consegui me desfazer do carro, mesmo colocando o preço do meu veículo mais de dez mil reais abaixo da tabela. Fujam do GNV!! GNV é a economia a curto prazo que se torna grande prejuízo se vc for tentar revender o seu carro renovar o seguro.etc.etc.

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Rinaldo ferreira 15 de setembro de 2019

Eu tenho um gol g7 2019 com 4580 rodados . Só uso pra trabalhar . Sou professor . Vc aconselha ? Eu vou perder a garantia de tudo né

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JONAS 6 de março de 2020

AMIGO QUAL CARRO VOCE TA VENDENDO 10 MIL ABAIXO DA TABELA

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Daniel 2 de julho de 2020

E tu acredita em lojista? Hahahahaha quer opinião sobre gnv, pergunta pra um engenheiro mecânico! Agora faz a mesma pesquisa mas ao invés de vender um carro com gnv tenta comprar pra vc ver a desvalorização real! Gnv só desvaloriza pra quem vende, pra quem compra não!

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Léo Abreu 1 de janeiro de 2021

Flávio vc tem razão instalei num Siena 1.8 rodei 160.000 km no início compensava o valor do gaz era bem abaixo do álcool e como rodava em torno de 3.000 km mês a economia era grande, dava para pagar a manutenção que é mais frequente que o combustível liquido, quando o GNV começou a subir, e ficou mais caro que o álcool acabou a economia, foi uma dificuldade vender o Siena com GNV vendi muito abaixo do preço de um Siena sem GNV
Infelizmente no nosso país somos enganados pelo governo
O GNV que no início estava com incentivo e preço baixo virou mico não só para os usuários mas também para os postos de abastecimento que investiram

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George 13 de março de 2021

Era do vc tirar do carro e documentos e vender normal.

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Paul Poulallion 5 de março de 2019

7 verdades e 2 mitos. As tecnologias utilizadas para as conversões dos carros gasolina ou etanol são todas inapropriadas e são artifícios, muita vezes absurdos por poder rodar com muito perdas com um carro. A UNICA razão de não ter carros a gás, e FIAT experimentou pela falta de competência, é de não ter acesso a um gás puro. Um carro a GNV 100%, poderia custar 10 a 20% menos de qualquer carro a gasolina, poderia fazer mais de 20 km/m3, ter uma potencia superior e zero em todas emissões CO, HC, SOx, NOx, e particulados.
Infelizmente, ele não precisará mais de trocar óleo lubrificante e peças para revisões periódicas até 500.000 km. Isso é inaceitável pelas redes de comercialização. Dai nos não teremos carros a GNV !!

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Adriana 4 de março de 2019

Tem um cilindro de 15 e quando vou abastecer sempre tenho mais de meio cilindro ainda com. Gás e estão colocando em média 11 na bomba como pode isso

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Rômulo 22 de fevereiro de 2019

Olá gostaria de somar com a seguinte informação. è possivel encher o cilindro 100% ou qse? Digo isso pois ja fui em vários postos em diferentes horários e o maximo q consegui foi 12m3 em um cilindro de 15m3 e mesmo assim autonomia foi a mesma ou qse. Li varias matérias, a ultima disse que a pressão ideal é 220 pois equivale a 21ºC onde o gas fica estabilizado dai cheguei a seguinte conclusão: bomba com pressão alta é bobagem, pois estará com temperatura alta tb que a sinestesia diz que o gas fica expandido. Querm quiser / puder trocar uma dieia (21) 98404-4495

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Lucas 24 de fevereiro de 2019

A capacidade do seu cilindro é de 15 metros, a 15°C e a 220 de pressão deveria entrar os 15 metros, porém quando está abastecendo, está comprimindo o gás dentro do cilindro, aquecendo..também o compressor do posto esquenta, então é normal entrar 12-13 metros em um cilindro de 15….. Quando está bem frio, é capaz de entrar os 15 oh até mais, não se assuste

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Jorge Neto 30 de janeiro de 2019

Grato pela informação, acredito muito na tecnologia GNV

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Gabriela 17 de janeiro de 2019

Tenho um Classic LS 2015 e estou começando a ser Uber, gostaria de saber se vale a pena colocar um gás ou não?

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Matheus de Assis 18 de março de 2019

Amigo vale muito a pena!
Classic você pode colocar o 3a geração. Foge do 5a geração. Motor VHC-E é motor muito forte! Eu tbm sou Uber e meu Classic é 2010 eu faço com um cilindro de 16mt 265km.
Tudo depende do horário, temperatura e pressão onde irá abastecer.
Eu recomendo sem medo de errar. Ficará satisfeito!

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Max vinicius 28 de março de 2021

Fala amogo tudo beleza ? Esse classic a gnv que vc teve era 1.0 ?

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Eduardo 3 de setembro de 2019

Muito bom tive um classic 2012 tirei zero coloquei um 3 geração andei 90.000 km no gnv e nunca me deu problemas.com 2 cilindros de 7,5 metros cúbicos rodava na rodovia 270km e na cidade 250km .Muito econômico.otimo

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Max 28 de março de 2021

Isso no 1.0 brother ?

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Alexandre Mauricio Rodrigues 30 de dezembro de 2018

Valeu, muito boa as explicações, obrigado.

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Carlos 14 de dezembro de 2018

Só acrescentando mais uma informação na matéria: A tão comum adulteração de combustíveis aqui no Brasil, no caso do GNV, somente no quesito quantitativo, isto é, o posto de abastecimento adulterar a bomba e marcar mais metros cúbicos que o efetivamente entram no cilindro. Adulteração no gás, isto é, qualitativa, misturar com ar comprimido de um compressor “escondido” é IMPOSSÍVEL pois o ar, que tem oxigênio (comburente) + gás (combustível) + pressão ocorre uma imediata e fortíssima explosão.

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Moacir 17 de maio de 2019

Valeu a informação

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Daniel Silva 4 de dezembro de 2018

Tive um celta 03, com gnv 3 geração e nunca me deu problemas.
Agora tenho um cobalt 13, com gnv 5 geração, este me dá muita dor de cabeça.
Recomendo o 3 geração para qualquer carro!

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Matheus de Assis 18 de março de 2019

Amigão.
Esse tal de 5a. geração é um saco .
Eu tenho um Corsa Classic 2010 tenho o kit cmgnv 3a. geração eu rodo só no gás à 2 anos e nunca tive problemas.
O 5a. geração é recomendado para carros com 3 cilindros e/ou tecnologia Ford 2018.
Fico muito feliz com meu carro faço 265km por cilindro.

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Max vinicius 28 de março de 2021

Classic 1.0 amigo ? Caso seja como o carro reage ao gas ? Nao fica muito fraco por ser 1.0 ?

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JORGE LUIZ VIEIRA ROCHA 28 de novembro de 2018

Tenho um Ford k 2018,1.5, o GNV e aprovado pra esse tipo de carro é táxi em Salvador.

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Allan 27 de dezembro de 2018

Você perdeu a garantia ao instalar o equipamento?

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Neilton Lindoso 12 de outubro de 2018

Tenho um gol 2012 / 2012 Flex modelo G5 1.0 de 76cv, e gostaria de saber se realmente não vale apena usar o gás gnv por causa do rendimento do motor. Sendo que eu trabalho fazendo uber

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Lucas 15 de outubro de 2018

Não vale a pena… Seu carro já é fraco, vai ficar mais pesado por conta do KIT, tem que trocar as molas traseiras, e vai ficar arrastando no trânsito. A famosa economia porca, ainda mais pra rodar no Uber, que já paga mixaria pro motorista… Melhor trocar de serviço.

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Maldoso 15 de novembro de 2018

Opinião com cara de recalque de taxista

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tecel 4 de dezembro de 2018

Grande m.. está resposta sua!
Afinal vc tem carro 1.0 e tbm tem condições de pagar 4,5K pra fazer uma boa instalação com acessórios de boa qualidade?
Cara quanta ignorância!
Que resposta mais idiota que vc deu pro rapaz…
Se orienta!
Quem quer carro pra correr e apostar corridas vá pra uma pista de fórmula 1.
Se liga na visão

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Rafael Niehues 19 de outubro de 2018

Vale muito a pena, converti meu fiesta rocam 2011 1.0 para gnv, Geração 5 custou 4.600 tinha a mesma duvida do rapaz acima, funcionou muito bem, perca de potencia quase Zero nesse gas injetado, ótimo, vai embora, ando na BR101 todo dia aprox. 60km nota 10 e nao precisa trocar a mola traseira, dois cilindros de 7,5 pesam 70kilos, é o peso de uma pessoa normal atras, muita gente faalando bobagem, se rodar corretamente é a melhor coisa!

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CLAUDIANA MARCHIOLI BASTOS 9 de junho de 2019

quantos km o carro faz c um um cilindro de 15 metros,tenho um desses e gostaria de saber

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tecel 4 de dezembro de 2018

Cara vale apena sim!
Tenho um sandeiro 1.0, e pensava a mesma coisa que vc.
Mas instalei um kit de 5° geração e to feliz da vida.
IPVA abaixará, tô andando mais com menos e a perda de potência pra mim foi mínima, pois não quero um carro pra apostar corrida …

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Terence 8 de março de 2019

Vai ficar um pouco manco, ele com kit 9 m³ + 2 passageiros será mais ou menos equivalente a rodar com 5 passageiros e alguma bagagem. Essa historia de trocar mola de carro não boto fé, o kit GNV não pesa nem 100kg, logo é que nem falar que terá que trocar as molas do carro se for andar com ele cheio… https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=4484

Se pegar a ficha tecnica do seu carro ele pesa 934kg e pode carregar 440kg(5 pessoas em media com 75kg da 375kg. Ainda sobra 65kg pra Bagagem e GNV, logo acredito que não faça diferença alguma essa lenda de trocar molas. Um cilindro de 7.5m³ pesa 30kg vazio e uns 35kg cheio. https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/imagens/authenticated%2C%20editor_a_bhtrans/Nota_Tecnica_GASMIG_Cilindros%20de%20GNV.pdf

Creio que compensa demais voce fazer a instalação e manter o um meio tanque de etanol para usar quando precisar subir as ladeiras com 5 passageiros.

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Paulo guima 12 de abril de 2019

Fiz uma planilha de gastos, e após um ano com o GNV instalado tive uma econômica entre 40/50% em relação ao que gastava somente na Gasolina, fora o IPVA que seria no valor de 3100,00 R$ e caiu para 1200,00R$ e no seguro se não me falha a memória teve um aumento em torno de 500,00R$ ..

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Lara Lima 12 de outubro de 2018

Sugerimos inserir a matéria no nosso VirtusClube – https://plus.google.com/communities/118187122088617333116?sqinv=amtiYzlHQ0twQS04Z2h1WEduM25DZ3FWQjhNcHF3
Grata

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walter santarem da silva 1 de julho de 2018

boa tarde por favor tenho um idea 2012 com gas veicular sempre o gas me da problema sempre apitando e mostrando que falta gas e vou ate um posto e coloco gas e rodo pouco e acusa falta de gas ja fui duas vezes ao local onde instala o gas e por favor estou querendo retirar o gas pois rodo somente para trabalhar e passeios entao gostaria de pedir sua opiniao o carro ja tem 380.000 mil km rodados….obrig

AutoPapo
André Almeida 3 de julho de 2018

O gás veicular só vale muito a pena quando se roda muito com o carro. Como o seu carro já está com uma quilometragem alta, de repente vale mais você vender o carro para não tomar prejuízo com a retirada do kit já instalado.

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Rui Sérgio 20 de agosto de 2018

Verifique se a convertedora é homologada, tenho GNV a mais de 10 anos nunca tive problemas

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Durval 15 de fevereiro de 2019

O manômetro que existe no seu kit GNV é o encarregado de mandar o sinal para aqueles 4 led’s que indicam a quantidade de GNV no tanque, o teu caso ele não deve estar funcionando.

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Carlos Faria 23 de junho de 2018

Uso gnv a pelo menos 15 anos. Nunca tive problemas no motor por causa do gnv. Recomendo a instalação do kit, pois a economia é muito grande.

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José Carlos 23 de junho de 2018

Tenho carro movido a GNV desde 92 e nunca tive problema com o combustível nem com descaste de componentes do motor. Uso sempre o óleo indicado pelo fabricante e procedo as trocas de acordo com o recomendado. Sou taxista em SP/SP, troco de carro somente de cinco em cinco anos, período em que rodo na faixa de 300.000 KM, e nesse tempo tem sido necessária a troca dos bicos ejetores do gás. Minha opinião é de que, para quem roda muito, vale muito a pena, uma vez que, em cinco anos, a economia é bastante significativa.

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Cleyson lima Oliveira 22 de junho de 2018

Muito bom. aprendi muitas coisas boas..

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Emerson 22 de junho de 2018

No Paraná o IPVA para carros com GNV é de 1% do valor do automóvel, o mesmo carro sem GNV paga 3,5 %. Dependendo do carro já paga o kit !

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Adimar Ferreira de jesus 22 de junho de 2018

Vou pagar as taxas de licenciamento esta semana devo fazer a inspeção

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Antonio Ricardo da Silva MOUTINHO 22 de junho de 2018

Foi muito útil está informação.

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Alexandro Oliveira Feitosa 21 de junho de 2018

Foi muito aproveitável as informações, gostei muito.

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Fabio 21 de junho de 2018

Na minha opinião é mito estragar o motor do carro

Tenho um prisma com GNV ano 2010 comigo 6 anos o motor está com 213.000 km rodados originais e nunca baixou óleo e nunca deu problema no motor , sempre mantive a revisão tudo certo carro sempre em dia é como qualquer carro se não cuida estraga mesmo

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Marco 22 de junho de 2018

Na verdade, os motores GM principalmente as evoluções tecnológicas oriundas do OHC Monza/Kadett, são famosos por rodarem altas kms sem precisar de retífica, são perfeitos para GNV, no seu caso se tratando do 1.4 econoflex ou 1.0 VHC, nadse surpreendente. Agora não há como aplicar a regra nas dais marcas e motores, o canal da High Torque no YouTube explica com mais detalhes!

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Romilso 21 de junho de 2018

A suspensão da vistoria anual vale para os cariocas também.?

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ALEX LOUREIRO 26 de outubro de 2019

Sou do RJ e só precisei fazer a vistoria no posto credenciado pelo Inmetro no Detran levei as papeladas e pegue o o verdinho/ doc direto. Antes fazia TB a vistoria no Detran

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alline 21 de junho de 2018

Tem Estados Como o Paraná que carros gnv pagam 1% do valor do IPVA enquanto os veículos convencionais pagam 3.5% do valor da Fipe.

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