Confira os 5 principais golpes aplicados na compra de carros pela internet

Entenda como são as fraudes praticadas e aprenda como evitá-las; não dar o sinal antes de ver o carro é uma das dicas dos especialistas

homem abre os braços em frente a vaga de estacionamento indicando que seu carro foi roubado
Cautela durante a compra de veículos é essencial para não gastar dinheiro e ficar à pé (Foto: Shutterstock) (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 03/12/2020 às 15h22
Atualizado em 03/12/2020 às 15h33

Adquirir um veículo usado ou seminovo pode ser um bom negócio. Entre os benefícios da transação estão a menor desvalorização do automóvel, as parcelas mais em conta e a documentação mais barata. Mas, para que o consumidor não caia em golpes durante a compra de carros pela internet, é preciso tomar algumas precauções. Veja quais são os principais riscos do mercado e como se proteger de fraudes.

LEIA MAIS

Marcio Leitão, CEO e fundador da BMZ Auto Brokers, rede de franquias de corretores de veículos, listou os golpes mais comuns na compra e venda de carros.

1. Golpe do “sinal”

É comum que anunciantes mal intencionados divulguem, na internet, veículos com baixo valor de mercado para atrair a atenção de compradores. Quando um deles demonstra real interesse em adquirir o carro e marca um encontro para observá-lo fisicamente, o golpista solicita um “sinal”.

A justificativa é que um outro interessado surgiu e está querendo levar o automóvel. É aí que passam a conta corrente de um laranja para que seja feito o depósito. “Esse é o golpe mais comum do mercado e acontece com grande frequência. Para evitá-lo, basta fazer o pagamento apenas após a checagem do veículo e nunca na conta de terceiros”, explica Marcio Leitão.

2. Fachada Falsa

Também acontece de estelionatários tirarem fotos da fachada de uma concessionária e, em um programa de edição de imagens, alterarem o telefone que aparece na placa. O número continua sendo um fixo e quando o interessado liga, o processo é bastante profissional, com secretária e transferências de ramal. “O que gera credibilidade”, afirma Leitão.

“Eles anunciam um carro que aparece na fachada da loja e quando o interessado entra em contato, solicitam um “sinal” ou até o pagamento integral também em conta de terceiros”, completa. Por fim, quando o comprar vai buscar ou ver o carro na loja, percebe que foi enganado.

Para se esquivar desse tipo de golpe é preciso checar as informações recebidas no site oficial da empresa ou procurar a imagem da concessionária pelo Google Maps e conferir os números. Não fazer depósitos na conta de terceiros nem efetuar o pagamento integral de um veículo sem vê-lo também é essencial.

3. “Familiar facilitador” é outro golpe praticado na compra de carros pela internet

Veículos anunciados com valores abaixo do preço de mercado exigem atenção redobrada. Algumas vezes os golpistas afirmam que o carro que o comprador está interessado já foi vendido, mas que um familiar que trabalha em uma fabricante consegue outras poucas unidades com o valor diferenciado.

O número do “profissional” é passado para o interessado, que liga e recebe a confirmação de que a pessoa é funcionária de uma montadora. Neste momento o cúmplice do vendedor explica que é necessário um sinal para resgatar o carro com desconto na empresa.

“A possibilidade de alguém vender um carro zero com um preço abaixo da concessionária é bastante improvável”, alerta o gestor da BMZ Auto Brokers.

4. Invasão de aplicativo de mensagem

Outro dos golpes mais comuns durante a compra de carros pela envolve uma operação real, com um vendedor sério e um interessado. O anunciante coloca o carro à venda na internet e disponibiliza seu número de telefone. O golpista invade o celular do vendedor e acompanha o processo de negociação.

Quando a transação está quase fechada, o mal intencionado assume o controle da conversa, bloqueia o acesso do real proprietário do veículo e passa as informações falsas para pagamento. “Como as mensagens são enviadas a partir do chat do vendedor real, é complicado se prevenir desse tipo de golpe. O importante é ficar atento à titularidade da conta e não transferir o pagamento à terceiros”, alerta o especialista Marcio Leitão.

Golpe do veículo de locadora

O golpe mais recente do mercado envolve as locadoras de veículos. O indivíduo vai até uma empresa e aluga um carro por certo período de tempo. Depois, cria um documento falso com ajuda de um despachante clandestino e anuncia o veículo locado na internet.

O comprador entra em contato, confere o documento em nome do vendedor e faz a transferência do dinheiro para o dito proprietário. “Quando chega o vencimento do contrato, a locadora bloqueia o carro e entra na justiça” diz Leitão.

Para não correr esse risco, o indicado é procurar o histórico do carro.

Como evitar golpes na compra de carros pela internet

O Diretor de Autos da OLX, Flávio Passos, orienta os consumidores que querem comprar carros pela internet: Redobre a atenção sobre as informações do veículo, pesquise as melhores condições e analise bem as propostas antes de fechar um negócio“.

Confira algumas dicas do especialista:

  • Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;
  • Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
  • Verifique pelo Renavam se o veículo tem multas e cobranças pendentes de IPVA.
  • Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar os dados do veículo;
  • Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;
  • Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;
  • Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;
  • Fique atento se o vendedor, após anunciar na OLX, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato;
  • Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento; e
  • Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
33 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Flavio 29 de janeiro de 2023

Boa noite! Para aqueles mais experientes, quais são as dicas para não cair nos golpes ? Quais as informações do veículo, para aqueles que estão vendendo se pode passar com segurança?

Avatar
anti golpes 6 de dezembro de 2023

Fácil, só fazer o laudo cautelar, comprar de uma loja antiga , que tenha credibilidade. Comprar de particular é pedir pra levar golpe, ou a mecanica ta ruim ou documento atrasado, ou corre risco de cair em golpe. A única forma de negociar com particular é se ele for o real proprietario do veiculo, e precisa puxar o doc na hora da compra com o seu despachante pra ele ver se é verídico, pois atualmente ja peguei casos de documentos adulterados no golpe do carro de locadora.

Avatar
Emily 9 de março de 2022

Fui enganado em $ 96.000 por um grupo de golpistas online, fiquei tão arrasado e queria acabar com minha vida, mas felizmente um amigo meu me apresentou a essa equipe de investigação de fraudes, “(Equipe Especialista em Recuperação de Fundos e Ativos)” e eles me ajudou a recuperar meu dinheiro. Eu não podia acreditar no começo, era como um milagre. Eles devolveram todo o meu dinheiro de volta para mim em um período muito curto. Tudo graças ao meu grande amigo que me apresentou a esta equipe de investigação de fraudes. Eu sou uma mulher feliz mais uma vez. Você pode experimentá-los se tiver sido enganado antes. Eles irão ajudá-lo a recuperar o seu dinheiro. Este é o site deles (www.farecoveryspecialists.com). Garanto que seus serviços são muito rápidos e confiáveis.

Avatar
Bob Holmes 9 de maio de 2022

mentira, voce faz parte do mesmo esquema de golpe, nao entrem nesse site

Avatar
Redfox Silva 20 de fevereiro de 2023

Mais um golpe kkkkkk, se o dinheiro cai na mão de estelionatários que manipulam contas de laranjas, como esse grupo vai resgatar o dinheiro ? Por mais especialistas que sejam, não vai rolar

Avatar
Anti Golpes 6 de dezembro de 2023

olha la a golpista vindo dar golpe justo em um artigo de como não cair em golpes kkkkk
Nao existe esse negocio de recuperar dinheiro de golpe, nao caiam nessa pessoal, e não entrem nesse site. Inclusive, quem escreve com um portugues tao errado “(…)e eles me ajudou (…)” não passa nem credibilidade. Passem longe.

Avatar
Mauro Costa 27 de fevereiro de 2024

Mais um golpe 😂😂😂😂😂

Avatar
Cleyci 10 de outubro de 2021

Infelizmente caimos em um colpe desses de anúncios na olx

Avatar
daniel 13 de setembro de 2021

OLX, 03 suposto comprador no anuncio, entraram em contato via whats, com a mesma conversa, veiculo para um terceiro, ai solicitam mais fotos, e falam que tem interesse e pagam o valor do anuncio, por fim, estes solicitam a retirada do anuncio da plataforma. Retirei na primeira vez…e nada do suposto interessado aparecer para analisar o veiculo. Anunciei novamente e mais dois suposto golpe, com a memsa conversa….

Avatar
Bruno 23 de janeiro de 2023

Certo Daniel mas como ficou o final da história? Passei porr isso recente mas ainda não entendi qual é o golpe. Só soube que é golpe porque nessa semana vieram com a mesma história mas telefone e foto do perfil diferente. Dessa vez bloqueei logo e pronto.Queria saber o que eles fazem depois caso a negociação continue.

Avatar
Juliana 25 de janeiro de 2024

eu tambem acabei de passar por isso um com o DDD 17 nome P******* C******** e outro com DDD 13 D* E******, mesmo papo e bloqueei, gostaria de saber como eles finalizam o golpe sera

Avatar
Fernanda Ingrid 13 de março de 2023

Recentemente anunciei um veiculo. Um rapaz que se diz advogado entrou em contato e disse que tinha interesse, mas que estava comprando um imóvel e que daria um carro para o proprietário como parte da negociação. Desse modo, perguntou se eu poderia falar que o veículo foi mais barato para ele. O que me chamou a atenção, é que eu falei que no documento do carro eu teria que colocar o valor real da venda e que seu colega iria perceber, mas ele disse que não teria problema. Isso é estranho, pois já que documento de transferência vai constar o valor pelo qual o carro realmente foi vendido… Logo depois ele pediu para que eu removesse o anúncio e solicitou que eu enviasse o documento do carro para o despachante verificar pendências e eu pedi para que me enviasse seu documento tbm e nada… Até então só achei estranho, mas uma outra pessoa entrou em contato e falou que era advogado e que estava comprando o carro para uma pessoa e perguntou se teria problema ele dizer que pagou outro valor, enfim, a mesma história… Será que é golpe? kkk

Avatar
Daniel 20 de dezembro de 2023

Acabei de cair nesse. 9300 reais de prejuízo. Mas meu erro foi a emoção, seria meu primeiro carro, fui bem ansioso pra fechar o negócio pois o preço estava muito bom. Ignorei todas as suspeitas. Lições aprendidas na dor: Não negocie com intermediários, a menos que os 3 estejam juntos no mesmo lugar e não um cara aleatório no telefone. Se ele disser que não pode pode falar com o proprietário por qualquer motivo, cancele a operação. Essas dicas podem parecer obvias, mas pra quem é principiantes e na hora acaba ignorando. O cara falava bem, tinha uma linguagem culta, clara, era muito bom de lábia.

Avatar
Josiney 9 de agosto de 2021

E vendedor também não leva golpe? O que o cara pode fazer com seus dados? Um suposto comprador sumiu depois que passei todas as informações.

Avatar
Eduardo 16 de agosto de 2021

Um boletim de ocorrência

Avatar
Luciane 8 de fevereiro de 2022

Uma informação IMPORTANTE neste golpe! O próprio comprador que se declara “suposta vítima” é o próprio BANDIDO! Eu e meu marido descobrimos isso quando quiseram aplicar esse golpe em nós!

Estávamos vendendo o nosso carro e anunciamos pela OLX. O negociante “Fantasma” com nome fictício (isso porque nem o “comprador” nem o vendedor tem contato físico com ele), entra em contato pelo whatsapp e conta aquela história que todos conhecem.

Nós nos encontramos com o suposto comprador em uma área pública para ele ver o nosso carro. Ele gostou e falou que iria ficar com o carro. Algo interessante aconteceu: ele tinha um carro igual ao nosso e até comentamos que ele gostava daquela tipo de carro.

Toda a negociação foi feita com o “fantasma”. Onde seria a vistoria, a forma de pagamento, etc. O comprador se exima de TUDO e diz que vai fazer o pagamento em uma conta de terceiro conforme combinado com o “fantasma”.

A história continua se desenrolando de acordo com o golpe. Fazemos a vistoria, o suposto comprador faz o suposto depósito em conta de terceiro e o “fantasma” faz o despósito com envelope vazio em nossa conta.

No momento em que o “fantasma” faz o depósito falso, o comprador quer que assinemos o recibo para transferencia do carro imediatamente. Ele tem pressa. Nós argumentamos que iríamos checar no banco para ver se valor havia compensado. A atendente diz que o depósito tem de 24 a 48 horas para cair na conta já que havia sido feito em caixa eletrônico.

Nesse momento, perdemos o contato com o “fantasma”. E o próprio comprador diz que caiu num golpe e diz que vai fazer o BO. Nós ainda falamos que o depósito feito ainda estava dentro do prazo, mas que teríamos que esperar a compensação do valor para assinar o recibo.

O comprador diz que vai à delegacia e continua insistindo que caiu num golpe (a partir de agora ele é a vítima). Nós (deseperados) falamos que poderíamos ir junto com ele até o banco onde ele havia acabado de fazer o depósito para estornar o valor depositado (até cartão de crédito estorna né pessoal!). Então ele, aparentemente tranquilo, fez um comentário inesperado: “Essas coisas acontecem… fazer o quê?… vou fazer o BO.” Fomos juntos e fizemos o BO.

No BO, esse comprador faz questão de frizar que nós temos relação familiar com o “fantasma”. Já que o “fantasma” ludibria-nos a confirmar que temos essa proximidade a fim de facilitar a transação com o comprador.

Como descobrimos que o comprador é o bandido?

Nós imediatamente após o BO procuramos na OLX o anúncio que ele havia relatado no BO com o preço bem abaixo do nosso anúncio. E adivinha qual o carro que estava nas fotos? O dele! Conseguimos verificar isso por causa que nós havíamos visto o carro dele no nosso primeiro encontro e observamos o carro porque era igual ao nosso. Nas fotos aparecia até um adesivo que tinha no carro dele.

Nós decidimos, erroneamente, não seguir em frente e denunciar. Ficamos com medo porque havíamos nos encontrado com o próprio bandido e não sabíamos o que poderia acontecer. Ele tinha todos os nossos contatos, iclusive, endereço.

Mas outra coisa inesperada aconteceu. O comprador bandido entrou na justiça, após 2 anos, requerendo o valor depositado. Quem ele coloca nos autos? A pessoa que ele fez o “suposto” depósito e o proprietário do veículo (nós).

Pessoal, por isso estou aqui relatando essa história. Os bandidos não têm limites! Nesse golpe, ou eles ficam com o carro ou tentam roubar o valor que eles dizem ter depositado em conta de terceiro.

Fica aqui uma informação importante para aqueles que tiveram os seus veículos roubados através do “plano A” desse golpe. E para aqueles que, como nós, têm que provar a sua honestidade perante um juiz para não cair no “plano B” do golpe.

O nosso processo está correndo. Tomara que possamos contar com a justiça.

Espero ter ajudado!

Que Deus nos livre dessa gente do mal.

Avatar
Drica 25 de junho de 2021

Muito interessante essas dicas !!
Pelo que pesquisei na OLX está tendo bastante golpistas mesmo… vamos ficar atentos!
Valeu pela reportagem.

Avatar
Gilberto 18 de junho de 2021

Eates anuncios no facebook são golpes?

Avatar
Ricardo 23 de setembro de 2021

Depende. Tem mta gente séria que quer vender e comprar carros pelos anúncios no Facebook, se não, os grupos n teriam dezenas de milhares de seguidores, se isso fosse exclusivo de golpe. Mas como tudo no mundo, tbm existem os oportunistas que só querem aplicar golpes e acabam por anunciar n só nesses grupos, como tbm em todos os sites de compra e venda xD

Avatar
Daniel 20 de dezembro de 2023

Tem sim, acabei de cair em um.

Avatar
Rosana 19 de maio de 2021

Boa noite… Estão usando o meu endereço para fazer esse tipo de golpe… Combinam para pegar o carro no meu endereço… Já teve até tiroteio aqui.. alguém sabe como eu faço? Não tem onde fazer B.O… estou apavorada. Queria saber como faço p impedir que usem meu endereço.

Avatar
ELSON RICARDO FERREIRA 14 de abril de 2021

Boa noite a todos.
Anunciei meu carro no mercado livre, no mesmo dia apareceram 2 interessados. Fizeram contato pelo whats, já desconfiei da foto do golpista, estava o casal e dois filhos na foto de perfil. Algumas horas depois o outro tbm pelo whats, com a foto dele e uma mulher, que parecia ser a esposa. A conversinha dos dois foram praticamente idênticas: sou advogado, ganhei uma causa trabalhista, no valor tal e meu cliente precisa de um carro no Estilo do que o Sr está anunciando, posso repassar os dados do carro pra ele, se ele gostar, fechamos negócio e o carro entra no valor da causa, ainda dá pra eu Lucrar algum, se o sr concordar em vender pelo valor da causa, que no caso seria 2 a 3 mil acima do valor do carro.
Moral da história: o golpista pega todos os meus dados e do veículo, anuncia em outro site, com preço menor, muda o telefone do anúncio para o dele. Quando aparecer um comprador, o golpista combina comigo, que vai mandar o comprador vir ver o carro e se gostar já fechar negócio. Só que o golpista e o comprador já conversaram, e o golpista já fez a kbça do comprador para não falar de valores comigo e não fazer perguntas que não esteja relacionado ao estado do carro. Se o comprador gostou do carro ele deposita na conta do golpista. O golpista entra em contato comigo, dizendo que o comprador gostou e vai ficar com o carro. Dai o golpista faz um deposito na minha conta, via envelope, normalmente depois do expediente bancário e me envia o comprovante.
Aí está o golpe… Se eu confiar, deixo ele levar o carro, com o recibo assinado, e reconhecido firma, se não, eu espero o credito entrar na minha conta.
Notem que o golpista nunca aparece na negociação, e sempre usam contas de laranjas.
Ou eu ou o comprador que ficaremos com o prejuizo.

Avatar
Sérgio 28 de maio de 2021

Sim é bem verdade acabaram de tentar comigo o mesmo golpe, agradeço a pessoa que postou esse caso.

Avatar
João Batista 7 de junho de 2021

Hj, aconteceu o mesmo comigo! Eu marquei no shopping, vieram 2 homens, um moreno calvo alto 1,85 m e um jovem 1,70m ! Tiraram fotos do carro, olharam, fotos do documento! Decidiram fazer vistoria cautelar, enquanto isso o advogado me ligava de vez em quando. Fomos realizar a vistoria e antes o comprador disse que não queria mais o carro pq o advogado tinha enviado uma foto de um carro igual o meu de outro anúncio e com valor menor e junto as fotos do meu carro! Os caras são bem sincronizados e eu fiquei feliz de não ter caído no golpe, pois eu só entregaria o carro depois da confirmação do valor na conta e sem agendamento ou faltando confirmar como acontece em depósito com envelope!Ufa, mas o problema é que eles tem o meu endereço que está no documento!

Avatar
Jair 16 de junho de 2021

E os canalhas sempre depositam em envelope vazio.

Avatar
Daniel 20 de dezembro de 2023

Acabei de aprender na dor como funciona, cai nesse aí. 9300 de prejuízo meu e o prejuízo do dono pra desfazer o recibo de compra. Exatamente a mesma coisa, o advogado, vai pegar na dívida. O cara é excelentes de lábia, linguagem culta, era simpático, a história tinha lógica. Obvio que teve bandeiras vermelhas, mas minha ansiedade e emoção em fechar negócio me cegaram.

Avatar
Mari Canale 30 de março de 2021

Meu filho não vende carros, ele é corretor de imóveis, mas infelizmente golpistas estão usando o nome dele, fotos da família e fazendo publicações de venda de carros e motos. Estamos muito preocupados. Isso começou a acontecer depois que ele fez anúncio na OLX de venda de imóveis.

Avatar
Juliano 20 de fevereiro de 2021

Também gostaria de informações sobre aluguel com antecipação de 15 meses e Cashback.

Avatar
Fabiano 18 de fevereiro de 2021

Anunciei meu carro em menos de 2 horas apareceu um GOLPISTA NUMERO >> (11) 932594175 SE APRESENTOU COM HUMBERTO ….MAS PUBLICOU MEU CARRO COM NOME DE TATIANE BARBOSA. MAS DEUS É BOM QUE NÃO DEIXA NOS ENGANAR

Avatar
valter freitas 12 de março de 2021

aconteceu comigo tambem. Qual atitude vc tomou?

Avatar
Marcelo Rocha 3 de dezembro de 2020

Gostaria de informações sobre essa nova modalidade de locação de veículos com antecipação de 15 meses e Cashback, é golpe?

Avatar
Leandro 3 de dezembro de 2020

Anunciei meu carro na OLX e em menos de 12 horas já apareceu um golpista kkkkkk

Avatar
Jair 16 de junho de 2021

OLX, Mercado Livre, Marke Place do Facebook, Tik Tok, etc, absolutamente TUDO que se quer vender ou anunciar tem que ficar ligeraço, porque está cheio de canalhas golpistas, prontos pra aplicar estelionato. Nunca cai em nenhum deles, mas eles seguem inventando de tudo.

Avatar
Deixe um comentário