Confira os 5 principais golpes aplicados na compra de carros pela internet

Entenda como são as fraudes praticadas e aprenda como evitá-las; não dar o sinal antes de ver o carro é uma das dicas dos especialistas

Por AutoPapo 03/12/20 às 15h22
homem abre os braços em frente a vaga de estacionamento indicando que seu carro foi roubado
Cautela durante a compra de veículos é essencial para não gastar dinheiro e ficar à pé (Foto: Shutterstock) (Foto: Shutterstock)

Adquirir um veículo usado ou seminovo pode ser um bom negócio. Entre os benefícios da transação estão a menor desvalorização do automóvel, as parcelas mais em conta e a documentação mais barata. Mas, para que o consumidor não caia em golpes durante a compra de carros pela internet, é preciso tomar algumas precauções. Veja quais são os principais riscos do mercado e como se proteger de fraudes.

LEIA MAIS

Marcio Leitão, CEO e fundador da BMZ Auto Brokers, rede de franquias de corretores de veículos, listou os golpes mais comuns na compra e venda de carros.

1. Golpe do “sinal”

É comum que anunciantes mal intencionados divulguem, na internet, veículos com baixo valor de mercado para atrair a atenção de compradores. Quando um deles demonstra real interesse em adquirir o carro e marca um encontro para observá-lo fisicamente, o golpista solicita um “sinal”.

A justificativa é que um outro interessado surgiu e está querendo levar o automóvel. É aí que passam a conta corrente de um laranja para que seja feito o depósito. “Esse é o golpe mais comum do mercado e acontece com grande frequência. Para evitá-lo, basta fazer o pagamento apenas após a checagem do veículo e nunca na conta de terceiros”, explica Marcio Leitão.

2. Fachada Falsa

Também acontece de estelionatários tirarem fotos da fachada de uma concessionária e, em um programa de edição de imagens, alterarem o telefone que aparece na placa. O número continua sendo um fixo e quando o interessado liga, o processo é bastante profissional, com secretária e transferências de ramal. “O que gera credibilidade”, afirma Leitão.

“Eles anunciam um carro que aparece na fachada da loja e quando o interessado entra em contato, solicitam um “sinal” ou até o pagamento integral também em conta de terceiros”, completa. Por fim, quando o comprar vai buscar ou ver o carro na loja, percebe que foi enganado.

Para se esquivar desse tipo de golpe é preciso checar as informações recebidas no site oficial da empresa ou procurar a imagem da concessionária pelo Google Maps e conferir os números. Não fazer depósitos na conta de terceiros nem efetuar o pagamento integral de um veículo sem vê-lo também é essencial.

3. “Familiar facilitador” é outro golpe praticado na compra de carros pela internet

Veículos anunciados com valores abaixo do preço de mercado exigem atenção redobrada. Algumas vezes os golpistas afirmam que o carro que o comprador está interessado já foi vendido, mas que um familiar que trabalha em uma fabricante consegue outras poucas unidades com o valor diferenciado.

O número do “profissional” é passado para o interessado, que liga e recebe a confirmação de que a pessoa é funcionária de uma montadora. Neste momento o cúmplice do vendedor explica que é necessário um sinal para resgatar o carro com desconto na empresa.

“A possibilidade de alguém vender um carro zero com um preço abaixo da concessionária é bastante improvável”, alerta o gestor da BMZ Auto Brokers.

4. Invasão de aplicativo de mensagem

Outro dos golpes mais comuns durante a compra de carros pela envolve uma operação real, com um vendedor sério e um interessado. O anunciante coloca o carro à venda na internet e disponibiliza seu número de telefone. O golpista invade o celular do vendedor e acompanha o processo de negociação.

Quando a transação está quase fechada, o mal intencionado assume o controle da conversa, bloqueia o acesso do real proprietário do veículo e passa as informações falsas para pagamento. “Como as mensagens são enviadas a partir do chat do vendedor real, é complicado se prevenir desse tipo de golpe. O importante é ficar atento à titularidade da conta e não transferir o pagamento à terceiros”, alerta o especialista Marcio Leitão.

Golpe do veículo de locadora

O golpe mais recente do mercado envolve as locadoras de veículos. O indivíduo vai até uma empresa e aluga um carro por certo período de tempo. Depois, cria um documento falso com ajuda de um despachante clandestino e anuncia o veículo locado na internet.

O comprador entra em contato, confere o documento em nome do vendedor e faz a transferência do dinheiro para o dito proprietário. “Quando chega o vencimento do contrato, a locadora bloqueia o carro e entra na justiça” diz Leitão.

Para não correr esse risco, o indicado é procurar o histórico do carro.

Como evitar golpes na compra de carros pela internet

O Diretor de Autos da OLX, Flávio Passos, orienta os consumidores que querem comprar carros pela internet: Redobre a atenção sobre as informações do veículo, pesquise as melhores condições e analise bem as propostas antes de fechar um negócio“.

Confira algumas dicas do especialista:

  • Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros;
  • Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
  • Verifique pelo Renavam se o veículo tem multas e cobranças pendentes de IPVA.
  • Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar os dados do veículo;
  • Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se ele está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;
  • Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receios de tirar qualquer dúvida sobre o veículo;
  • Desconfie se o veículo estiver em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;
  • Fique atento se o vendedor, após anunciar na OLX, alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato;
  • Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento; e
  • Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ELSON RICARDO FERREIRA 14 de abril de 2021

Boa noite a todos.
Anunciei meu carro no mercado livre, no mesmo dia apareceram 2 interessados. Fizeram contato pelo whats, já desconfiei da foto do golpista, estava o casal e dois filhos na foto de perfil. Algumas horas depois o outro tbm pelo whats, com a foto dele e uma mulher, que parecia ser a esposa. A conversinha dos dois foram praticamente idênticas: sou advogado, ganhei uma causa trabalhista, no valor tal e meu cliente precisa de um carro no Estilo do que o Sr está anunciando, posso repassar os dados do carro pra ele, se ele gostar, fechamos negócio e o carro entra no valor da causa, ainda dá pra eu Lucrar algum, se o sr concordar em vender pelo valor da causa, que no caso seria 2 a 3 mil acima do valor do carro.
Moral da história: o golpista pega todos os meus dados e do veículo, anuncia em outro site, com preço menor, muda o telefone do anúncio para o dele. Quando aparecer um comprador, o golpista combina comigo, que vai mandar o comprador vir ver o carro e se gostar já fechar negócio. Só que o golpista e o comprador já conversaram, e o golpista já fez a kbça do comprador para não falar de valores comigo e não fazer perguntas que não esteja relacionado ao estado do carro. Se o comprador gostou do carro ele deposita na conta do golpista. O golpista entra em contato comigo, dizendo que o comprador gostou e vai ficar com o carro. Dai o golpista faz um deposito na minha conta, via envelope, normalmente depois do expediente bancário e me envia o comprovante.
Aí está o golpe… Se eu confiar, deixo ele levar o carro, com o recibo assinado, e reconhecido firma, se não, eu espero o credito entrar na minha conta.
Notem que o golpista nunca aparece na negociação, e sempre usam contas de laranjas.
Ou eu ou o comprador que ficaremos com o prejuizo.

Avatar
Mari Canale 30 de março de 2021

Meu filho não vende carros, ele é corretor de imóveis, mas infelizmente golpistas estão usando o nome dele, fotos da família e fazendo publicações de venda de carros e motos. Estamos muito preocupados. Isso começou a acontecer depois que ele fez anúncio na OLX de venda de imóveis.

Avatar
Juliano 20 de fevereiro de 2021

Também gostaria de informações sobre aluguel com antecipação de 15 meses e Cashback.

Avatar
Fabiano 18 de fevereiro de 2021

Anunciei meu carro em menos de 2 horas apareceu um GOLPISTA NUMERO >> (11) 932594175 SE APRESENTOU COM HUMBERTO ….MAS PUBLICOU MEU CARRO COM NOME DE TATIANE BARBOSA. MAS DEUS É BOM QUE NÃO DEIXA NOS ENGANAR

Avatar
valter freitas 12 de março de 2021

aconteceu comigo tambem. Qual atitude vc tomou?

Avatar
Marcelo Rocha 3 de dezembro de 2020

Gostaria de informações sobre essa nova modalidade de locação de veículos com antecipação de 15 meses e Cashback, é golpe?

Avatar
Leandro 3 de dezembro de 2020

Anunciei meu carro na OLX e em menos de 12 horas já apareceu um golpista kkkkkk

Avatar
Deixe um comentário