5 motivos para acompanhar o GP da Austrália em 2023

Em fim de semana de pista cheia, espectador vai poder acompanhar, além da F1, as categorias de base com brasileiro brigando por vitória

max verstappen red bull gp australia
Red Bull desponta como favorita à vitória (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 01/04/2023 às 17h02

A Fórmula 1 desembarcou nesse fim de semana em Melbourne, no GP da Austrália, para realizar a terceira etapa do mundial de 2023. No entanto, para este ano, a etapa que acontece na Oceania guarda uma novidade.

Além da principal categoria do esporte a motor, o circuito de Albert Park também vai receber os jovens da Fórmula 2 e da Fórmula 3, aumentando o entretenimento na pista.

VEJA TAMBÉM:

Nesse contexto, o AutoPapo separou cinco motivos que certamente vão fazer valer a pena acompanhar todo o fim de semana de corrida. Confira:

A base vem forte!

Essa é a primeira vez que as categorias de acesso à Fórmula 1 disputam uma corrida na Austrália. O grid já F2 e F3, naturalmente, já é mais equilibrado do que o da F1, o que por si só já aumenta as brigas na pista.

No entanto, o fato de nenhum dos competidores ter utilizado esses carros no autódromo, deixa as coisas ainda mais interessantes. As equipes também não possuem muitos dados da pista, o que dificulta no acerto do bólido para a corrida. Além disso, o circuito australiano construído no meio da cidade oferece alguns desafios, principalmente em função dos trechos de alta velocidade em que o monoposto passa muito próximo ao muro.

Tudo isso é uma boa receita para uma corrida caótica, e o classificatório da Fórmula 3 já deu uma demonstração do que pode ser a corrida, tendo em vista que a sessão foi interrompida inúmeras vezes pelo acionamento da bandeira amarela e da bandeira vermelha, em decorrência de acidentes.

Brasil na ponta!

f3 bortoleto conquista a pole no gp australia f3
Gabriel Bortoleto registrou a pole position na Fórmula 3

O brasileiro Gabriel Bortoleto fez a sua estreia na Fórmula 3 este ano pela Trident e chegou com o pé na porta. Após vencer a corrida principal no Bahrein, que marcou a rodada de abertura do campeonato, o paulista registrou a pole position na classificação que aconteceu na madrugada da quinta-feira para sexta-feira.

O fim de semana da F3 é dividido em duas corridas, uma sprint (curta) e outra feature (longa). A primeira acontece na sexta e tem o grid invertido entre os 12 mais bem posicionados na classificação. Por isso, Bortoleto parte de 12º na primeira prova.

Na bateria principal, o brasileiro larga da ponta e vai tentar ampliar a liderança no campeonato, que atualmente é de apenas três pontos em relação ao companheiro de equipe Oliver Goethe.

Briga Pérez x Verstappen no GP da Austrália

max verstappen red bull racing sergio perez

A Red Bull contruiu um carro tão eficiente para a temporada 2023 da Fórmula 1, que as rivais não conseguem fazer frente na briga pelo título. A diferença é tamanha que ela parece estar em uma categoria acima das demais.

Por isso, Max Verstappen e Sergio Pérez despontam como os favoritos à vitória no GP da Austrália. No campeonato, o holandês tem apenas um ponto de vantagem sobre o mexicano e a disputa pelo título está em aberto.

É fato que Verstappen é um piloto mais talentoso e vive a melhor fase de sua carreira. No entanto, Pérez é um especialista em circuitos de rua como Melbourne e vai usar isso a seu favor para se manter vivo na competição.

E o retrospecto do #11 não deixa mentir. Todas as suas últimas vitórias no certame (Azerbaijão, Mônaco e Singapura) foram em pistas de rua. Se isso vai se repetir no GP Austrália, saberemos em breve.

Chuva pode mudar os rumos do GP da Austrália

A chuva deu as caras pela primeira vez nesta temporada durante o segundo treino livre para o GP da Austrália. Em um momento que as equipes costumam reservar para preparar o carro para a classificação, a água que caiu do céu comprometeu mais de 1/3 da sessão e forçou os pilotos usarem uma configuração para pista molhada.

Esse fator pode embaralhar as forças na classificação e permitir um grid de largada diferente do que se viu nas primeiras etapas do ano. Além disso, existe a possibilidade de chuva durante a corrida no domingo. Caso isso aconteça, a diferença de desempenho dos carros tende a diminuir, e os pilotos ficam mais suscetíveis a erros.

*O texto foi redigido na sexta-feira, antes do treino classificatório da Fórmula 1.

Vitória de Fernando Alonso?

fernando alonso podio arabia saudita

A Aston Martin deu um salto de performance considerável em 2023, e Alonso chegou em terceiro lugar nas corridas do Bahrein e Arábia Saudita e, com isso, chegou à marca de 100 pódios na carreira, e entrou para o seleto grupo que conta com nomes como Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Alain Prost e Kimi Räikönnen.

O curioso é que o 101º pódio de todos esses pilotos chegou junto a uma vitória. Para o GP da Austrália, o bicampeão voltou a mostrar um bom desempenho à bordo do AMR23 e desponta como um dos favoritos à vitória, logo atrás dos carros da Red Bull.

A última vitória do espanhol foi no GP da Espanha de 2013. Será que ele está prestes a quebrar esse jejum de uma década? Descobriremos…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário