Hatches automáticos e consumo: melhores e piores em ranking
O Toyota Yaris ganhou o prêmio de hatch mais econômico; HB20, por sua vez, apresentou a pior relação de consumo em três das quatro categorias
Por AutoPapo 03/08/18 às 14h13O Toyota Yaris ganhou o prêmio de hatch mais econômico; HB20, por sua vez, apresentou a pior relação de consumo em três das quatro categorias
Por AutoPapo 03/08/18 às 14h13Os hatches são os modelos mais vendidos no Brasil. Desde 2015, o Chevrolet Onix lidera esse ranking, seguido pelos concorrentes Ford Ka e Hyundai HB20. Como o mercado demanda por carros automáticos, as fabricantes têm aumentado a gama de modelos com essa configuração. Para que você conheça a relação entre hatches automáticos e consumo, listamos as opções disponíveis no mercado e mostramos quais são os hatchs mais e os menos econômicos.
Apenas os hatches com câmbio automático e câmbio automático de dupla embreagem (como o do Ford Fiesta) foram contemplados nos rankings. Os modelos automatizados não foram contabilizados por apresentarem uma tecnologia muito diferente.
Como base para realizar a lista “hatches automáticos e consumo”, utilizamos os dados do Programa de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Quatro modalidades foram analisadas: consumo (medido em quilômetros por litro) de etanol na cidade, na estrada e de gasolina na cidade e na estrada.
O Yaris se destacou pelo baixo consumo. Outros concorrentes, como Ford Fiesta e Volkswagen Polo também apresentaram uma relação de consumo superior aos demais.
O mais beberrão, por outro lado, foi o Hyundai HB20. O modelo foi campeão em três categorias: consumo de etanol na cidade, de gasolina em perímetro urbano e em rodovias. Citroën C3, Chevrolet Onix e Fiat Argo 1.8 também ficaram mal colocados.
Confira as tabelas:
Modelo | Motorização | Nº de marchas | Consumo |
---|---|---|---|
Toyota Yaris | 1.3 | CVT | 8,9 |
Toyota Yaris | 1.5 | CVT | 8,7 |
VW Polo | 1.0 turbo | 6 | 8,5 |
Kia Picanto | 1.0 | 48,4 | |
Honda Fit | 1.5 | CVT | 8,3 |
Toyota Etios | 1.3 | 4 | 8,2 |
Toyota Etios | 1.5 | 4 | 8,1 |
VW Polo | 1.6 | 6 | 7,9 |
Citroën C3 | 1.6 | 4 | 7,9 |
Ford Fiesta | 1.6 | 6 | 7,8 |
Ford Ka | 1.5 | 6 | 7,8 |
Nissan March | 1.6 | CVT | 7,8 |
VW Gol | 1.6 | 6 | 7,7 |
Peugeot 208 | 1.6 | 6 | 7,7 |
Chevrolet Onix | 1.4 | 6 | 7,7 |
Fiat Argo | 1.8 | 6 | 7,1 |
Hyundai HB20 | 1.6 | 6 | 7,1 |
Modelo | Motorização | Nº de marchas | Consumo |
---|---|---|---|
VW Polo | 1.0 turbo | 6 | 10,5 |
Ford Fiesta | 1.6 | 6 | 10,3 |
Ford Ka | 1.5 | 6 | 10,1 |
Toyota Yaris | 1.5 | CVT | 9,9 |
Honda Fit | 1.5 | CVT | 9,9 |
Nissan March | 1.6 | CVT | 9,8 |
Kia Picanto | 1.0 | 4 | 9,7 |
VW Polo | 1.6 | 6 | 9,6 |
VW Gol | 1.6 | 6 | 9,6 |
Fiat Argo | 1.8 | 6 | 9,5 |
Hyundai HB20 | 1.6 | 6 | 9,4 |
Toyota Yaris | 1.3 | CVT | 9,3 |
Peugeot 208 | 1.6 | 6 | 9,3 |
Toyota Etios | 1.3 | 4 | 9,2 |
Toyota Etios | 1.5 | 4 | 9,2 |
Citroën C3 | 1.6 | 4 | 8,8 |
Chevrolet Onix | 1.4 | 6 | 8,6 |
Modelo | Motorização | Nº de marchas | Consumo |
---|---|---|---|
Toyota Yaris | 1.3 | CVT | 13 |
Toyota Yaris | 1.5 | CVT | 12,6 |
Honda Fit | 1.5 | CVT | 12,3 |
Ford Fiesta | 1.0 | 6 | 12,2 |
VW Polo | 1.0 turbo | 6 | 12 |
Toyota Etios | 1.5 | 4 | 11,9 |
Toyota Etios | 1.3 | 4 | 11,8 |
Nissan March | 1.6 | CVT | 11,7 |
Kia Picanto | 1.0 | 4 | 11,3 |
Chevrolet Onix | 1.4 | 6 | 11,2 |
Ford Fiesta | 1.6 | 6 | 11,2 |
VW Gol | 1.6 | 6 | 11,1 |
Citroën C3 | 1.6 | 4 | 11 |
Peugeot 208 | 1.6 | 6 | 11 |
VW Polo | 1.6 | 6 | 11 |
Fiat Argo | 1.8 | 6 | 10,1 |
Ford Ka | 1.5 | 6 | 10,1 |
Hyundai HB20 | 1.6 | 6 | 9,9 |
Modelo | Motorização | Nº de marchas | Consumo |
---|---|---|---|
Ford Fiesta | 1.0 turbo | 6 | 15,3 |
Ford Fiesta | 1.6 | 6 | 14,9 |
VW Polo | 1.0 turbo | 6 | 14,5 |
Nissan March | 1.6 | CVT | 14,5 |
Ford Ka | 1.5 | 6 | 14,2 |
Toyota Yaris | 1.3 | CVT | 14,1 |
Honda Fit | 1.5 | CVT | 14,1 |
Toyota Yaris | 1.5 | CVT | 13,8 |
VW Polo | 1.6 | 6 | 13,8 |
Kia Picanto | 1.0 | 4 | 13,6 |
VW Gol | 1.6 | 6 | 13,6 |
Toyota Etios | 1.3 | 4 | 13,3 |
Toyota Etios | 1.5 | 4 | 13,2 |
Peugeot 208 | 1.6 | 6 | 13,2 |
Fiat Argo | 1.8 | 6 | 13,2 |
Chevrolet Onix | 1.4 | 6 | 12,6 |
Citroën C3 | 1.6 | 4 | 12,6 |
Hyundai HB20 | 1.6 | 6 | 12,5 |
Tenho um HB20-X Aut 2017 6 marchas, ainda não tentei fazer um teste real, mas se for seguir o medidor de consumo do painel, sai de baixo, só uso Etanol. Ainda não entendi o motivo de não terem lançado o HB-20X novo com motor 1.0 Turbo, creio que seria mais econômico.
Tenho um Onix 1.4 AT há 4 anos e nunca fiz média maior que 5.0 com álcool na cidade. Esses números do Inmetro são absurdos. Pode jogar 2km/l pra menos em cada medição
Acabei de sair de um HB20X automático de 4 marchas e o consumo urbano não passava de 7 km/L, já o rodoviário era parecido com o de cima. Agora tenho um Yaris 1.5 e por enquanto, no mesmo trajeto(+- 20 quadras, parando em 4 esquinas), o consumo é pouca coisa melhor.
Este consumo do HB20 não concordo.
Tenho um automático de 6 marchas e é muito mais econômico do que está colocado neste teste.
Vc está andando no alcol ou na gasolina qual compensa mais? Tenho um hb20 2016 automatico e tá muito Gastão! !!
O meu também é um 6 marchas e gasta pra caramba!
Porque testaram o C3 antigo com 4 marchas?