HB20 2020 é o único compacto que ‘para sozinho’

Modelo conta ainda com o alerta de mudança de faixa, tecnologia semiautônoma inédita para a categoria; confira os demais itens de série

Por AutoPapo 17/01/20 às 14h22
CONTEÚDO PATROCINADO
novo hb20 2019 09 16 at 21 35 443

A Hyundai Motor Brasil lançou, em setembro, a nova linha do HB20. Como diferenciais, os modelos hatch e sedã trouxeram o visual e algumas tecnologias, dentre elas a Frenagem Autônoma de Emergência. Entenda como funcionam os sistemas semiautônomos e autônomos do HB20 2020.

Frenagem Autônoma de Emergência

“A nova geração do HB20 traz para o segmento de compactos itens que até o momento estavam presentes somente em veículos de categorias superiores, como é o caso do sistema de alerta e frenagem autônoma. Esse recurso contribuirá sensivelmente para a redução de acidentes típicos do anda-e-para no trânsito das grandes cidades”, explicou Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Brasil.

Como funciona a tecnologia no HB20 2020

O sistema de alerta e frenagem autônoma identifica pedestres e outros veículos à frente, e, em caso de risco de colisão, emite um alerta sonoro.

Caso não haja qualquer intervenção do motorista, a tecnologia ativa os freios dos HB20S e HB20 2020 automaticamente. Em velocidades de até 50 km/h, o recurso proporciona a parada completa do veículo antes da colisão.

sistema de frenagem autonoma hb20 2020

Alerta de mudança de faixa no HB20 2020

O alerta de mudança de faixa, por sua vez, monitora as faixas de rodagem da via. Se o veículo sair de sua trajetória sem indicação de mudança de direção (seta), o sistema avisa o motorista por meio de uma luz no painel e um alerta sonoro.

Mesmo quando não há a pintura adequada das faixas, fato comum no Brasil, o monitoramento consegue “entender” a trajetória adequada e alertar o condutor.

Confira os demais itens de série de HB20s e HB20 2020

O novo HB20 tem preços entre R$ 46.490 e R$ 77.990. O HB20S (sedã) tem valores entre R$ 55.390 e R$ 81.290. Por fim, o HB20X (aventureiro) custa entre R$ 62.990 e R$ 77.990.

Os modelos contam com três opções de motorização, todas elas três cilindros:

  • 1.0 de aspiração natural;
  • 1.6 16 válvulas; e
  • 1.0 turbo com injeção direta.

O primeiro já equipava a geração anterior do HB20 e oferece o mesmo rendimento (80 cv e 10,2 kgfm de torque com etanol). A única diferença é que o propulsor perdeu o tanquinho auxiliar de partida a frio.

A conhecida unidade 1.6 de quatro cilindros também continua sendo oferecida, mas, agora, é a mesma do Hyundai Creta, com duplo comando variável de válvulas (Dual-CVVT). São 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque a 4.500 rpm (sendo 82% desta força a 1.500 rpm).

A grande novidade é o motor turbo. O HB20 2020 apresenta um propulsor com injeção direta (diferente do principal rival, Chevrolet Onix) capaz de gerar  120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm.

Por dentro, a linha 2020 do HB20 foi completamente reformulada. Agora, a central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto tem 8 polegadas.

O ar-condicionado tem comandos manuais, mas display digital nas versões superiores. A direção tem assistência elétrica. Os bancos foram redesenhados, têm mais apoio lateral e regulagem de altura.

O HB20 2020 agregou, ainda, controle de cruzeiro (“piloto automático”) e monitoramento da pressão do pneu (TPMS) nas configurações top de linha.

Os sedã e hatch compactos da Hyundai também têm controles de estabilidade e tração, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, câmera de ré (com linhas dinâmicas) e aletas para trocas sequenciais do câmbio automático.

Fotos Hyundai | Divulgação

SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ronaldo 19 de janeiro de 2020

Para nas vendas.

Avatar
WANDERLEY GABRIEL DA SILVA 19 de janeiro de 2020

Time que está ganhando não se mexe, foram modificar o HB20 e virou essa coisa mais feia do mundo. Nota 0, vai ser o menos vendido esse ano de 2020.

Avatar
Gilberto 19 de janeiro de 2020

Esse modelo “novo” foi desenhado a facão.

Avatar
Diego Costa 18 de janeiro de 2020

Isso se dá ao medo de bater e ficar ainda mais feio kkkk

Avatar
Deixe um comentário