[0 km x Usado] Honda Civic EXL 0 km x Ford Fusion SE 2.5 2017
O Civic 0 km ostenta a logomarca da Honda, sinônimo de eficiência e de manutenção confiável; o Fusion 2017, por sua vez, esbanja status de médio-grande
Os dois são sedãs famosos. O Civic 0 km ostenta a logomarca da Honda, sinônimo de carro eficiente e de manutenção confiável. O Fusion 2017, por sua vez, esbanja status de médio-grande, com espaço a bordo e bom recheio de equipamentos. Comparamos a racionalidade japonesa com o conforto peculiar de um três-volumes pensado para o mercado norte-americano para ver qual filosofia se sai melhor nas ruas – e na sua garagem. Ambos estão na faixa de R$ 106 mil.
Aqui, temos propostas bem distintas. O sedã da Honda usa o competente 2.0 de 155/150 cv, com desempenho previsível, sem empolgar. O câmbio CVT dá aquela gradualidade (às vezes, chata) ao comportamento do Civic, mas nem mesmo as sete marchas simuladas aumentam a interação homem/máquina – são mais práticas em trechos de serra, para usufruir melhor do motor. A lógica do modelo é entregar conforto ao rodar. E faz isso como poucos
O carro da Ford está longe de ser um sedã esportivo. Mas o motor Duratec 2.5 16V com comando duplo de válvulas gera potência de 175/167 cv, força boa para mover a mais de 1,5 tonelada do carro. A caixa automática de seis velocidades tem as primeiras relações bem programadas, mas há um delay entre a quarta e a quinta, o que compromete um pouco as retomadas. Em giros altos, o Fusion desenvolve bem e responde mais prontamente às investidas no pedal do acelerador.
Segurança
Civic
Fusion
5 ★★★★★
5 ★★★★★
A décima geração do Civic usa plataforma moderna, 25% mais rígida e 22% mais leve, alinhada com o modelo norte-americano. Não foi submetida aos testes do Latin NCAP, mas na avaliação do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) – a agência do governo dos EUA responsável por medir o nível de segurança dos veículos -, obteve a pontuação máxima de cinco estrelas na proteção geral e nos impactos frontais e laterais. Além disso, essa versão topo de linha com motor aspirado (acima dela, só a turbinada Touring) vem com equipamentos condizentes: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em subidas, câmera de ré, Isofix, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luzes diurnas e repetidores dos piscas nas capas dos retrovisores.
O Fusion de segunda geração usa uma plataforma mais antiga, de 2012, mas está longe de ter o comportamento banheirão do antecessor, apesar de a carroceria torcer um pouco mais nas curvas que o Civic – até devido às dimensões maiores. Também não foi avaliado pelo Latin NCAP e no NHTSA ganhou cinco estrelas no geral e na colisão frontal (só na lateral recebeu quatro). Nos itens de segurança, tem basicamente os mesmos do Civic, porém, deve sensores de obstáculos na frente. Em compensação, tem sistema de monitoramento da pressão dos pneus, cintos de segurança infláveis, retrovisor eletrocrômico e assistente de chamada automática de emergência em caso de acidentes.
Espaço interno e conforto
Civic
Fusion
4 ★★★★☆
5 ★★★★★
O Civic é um médio e o espaço interno é mais ou menos parelho ao que há no segmento. Motorista dispõe de boa posição de dirigir e ergonomia eficiente, com o painel voltado para si. O isolamento acústico evoluiu e o acerto da suspensão (McPherson com coxins hidráulicos na frente e multibraço, atrás) neutraliza bem os buracos. A direção com assistência progressiva tem bom giro para as manobras e o entre-eixos de 2,70 m garante dois adultos e uma criança atrás.
Honda Civic (Foto Honda | Divulgação)
Por ser um médio-grande, com 4,87 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, o espaço é bem mais generoso. O banco traseiro acomoda três adultos normais e motorista e carona ficam bem à vontade, com boa amplitude de regulagens do banco e da coluna de direção. A suspensão tem acerto mais macio – mas, dependendo do buraco ou do quebra-mola, quica demais. O isolamento acústico é eficiente, contudo, a direção exige bastante voltas para estacionar o “Fordão”.
Ford Fusion (Foto Ford | Divulgação)
Equipamentos
Civic
Fusion
4 ★★★★☆
4 ★★★★☆
A configuração EXL é posicionada quase como intermediária e a lista de equipamentos empolga menos que na topo de linha Touring. Tem ar automático bizona, ajustes de profundidade e de altura do volante multifuncional, paddle-shift, direção elétrica, trio, freio de estacionamento elétrico, chave tipo canivete, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensor de luminosidade, bancos de couro, rodas de liga leve com aros de 17”, faróis de neblina e controle de cruzeiro. A central multimídia com tela de 7” vem com duas entradas USB, uma entrada HDMI, wi-fi e navegador GPS com condições de trânsito (RDS) e comandos de voz.
Do outro lado, o Fusion SE 2.5 é a versão básica da linha, mas não decepciona. Recebe praticamente itens idênticos ao Civic, só que aros de 18” nas rodas de liga-leve e oferece chave presencial para abertura e fechamento das portas – é fácil encontrar o seminovo com teto-solar, que é opcional na versão. O sistema multimídia tem uma entrada USB, outra para cartão de memória, GPS e vem com espelhamento de smartphones.
Desvalorização
Civic
Fusion
4 ★★★★☆
3 ★★★☆☆
O Civic é aquela garantia de negócio, com boa liquidez e desvalorização baixa. A versão em questão deprecia 5,6% após um ano. O Fusion, como seminovo, também tem variação pequena (-3%), e a linha 2017 se livra de desvalorização maior por já ter incorporado a reestilização de meia-vida. A questão é que o sedã da Ford não é simples de vender e já está com anos contados para receber nova geração.
Manutenção e pós-venda
Civic
Fusion
3 ★★★☆☆
2 ★★☆☆☆
A Honda não chega a ser sinônimo de revisões baratas. As seis visitas até os 60.000 km somam R$ 4.440, sendo que a de 40.000 km passa dos R$ 1.100 e a sexta é superior a R$ 1.400. Peças externas também assustam. Um farol custa quase R$ 3 mil, o retrovisor sai por mais de R$ 1.100 e o jogo com quatro amortecedores tem preço de R$ 2.262.
As coisas podem ficar piores no pós-venda do Fusion. As seis visitas vão custar R$ 5.252 – com sorte, você pega um 2017 com uma ou duas revisões feitas. Na parte dos componentes, é tão ou mais caro que o Civic em alguns itens. O farol custa quase R$ 4 mil, o retrovisor cobra R$ 2.207 e o kit com os amortecedores dianteiros e traseiros sai por R$ 2.159.
Segundo o Inmetro, o Civic 2.0 registra médias cidade/estrada de 7,2 e 8,9 km/l, com etanol, e de 10,5 e 13,0 km/l com gasolina, nota A na categoria e B no geral pelos critérios do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Já o Fusion 2.5 é mais beberrão, com índices de 6,0 e 8,5 km/l com álcool e de 8,6 e 12,3 km/l, com gasolina e respectivas notas B e C.
Porta-malas
Civic
Fusion
5 ★★★★★
5 ★★★★★
Os espaços se equivalem. O do Civic comporta 519 litros e o do Fusion, 514 litros. Ambos acomodam bem malas grandes e outros volumes, com boa profundidade – o do Ford é um pouco mais estreito devido às proteções das caixas de roda, mas, pelo menos, esconde as alças da tampa, ao contrário do Civic.
Veredicto
Civic
29
Fusion
26
A funcionalidade e pragmatismo do Civic falam mais alto. Desempenho na medida, conforto ao rodar e fama de carro que não quebra fazem do sedã da Honda sempre um best seller. O Fusion 2017 é para quem procura mais status e um carro realmente grande. Só é preciso lembrar do custo de manutenção, mesmo dentro da garantia.
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MARCUS
11 de outubro de 2018
Atualmente vou de Uber, Cabify ou 99. Não pago seguro, ipva, gasolina, oleo, flanelinha, estacionamento, pneus novos.
E para viajar para outro estado? Vou de Boeing, Embraer ou Airbus.
Possuí um Fúsion por cinco anos… Só e somente só alegria!! Muito conforto, segurança, mecânica super confiável… Para superá-lo, somente Mercedes, BMW e olha lá!!
Qualquer um dos dois é carro de classe média baixa nos EUA. Qualquer operario que ganhe dois salarios minimos nos EUA, 2500 dolares compra financiado com juros irrisórios.
Já tive Civic e atualmente tenho o Fusion , posso falar dos dois e o Civic perde feio para o Fusion em equipamentos , levando em conta que a versão que eu utilizo é a turbinada com tração nas quatro rodas ecobost .
já tive ”n” carros da ford desde o corcel , xr3 , rs , e o último um focus automático ”bebado” fazia 6,5 km por litro na cidade e sua cx cambio pifou com 50 mil km, este junto com um corolla da minha mulher , que está conosco até hoje sem qualquer problema ou reclamação, pois é inquebrável, e econômico, um exemplo para as outras montadoras automotivas. abrçs
Dois carros muito bons, porém de categorias diferentes.
Comparação de ambos é injusto, tive os dois, tudo depende do que se espera obter de um carro.
Civic mais esportivo e ágil, fusion mais conforto e prazer em dirigir.
Vou de fusion, melhor para quem deseja conforto.