Honda Fit: 10 fatos sobre o modelo (que vai sair de linha)

Carro cultuado pelo espaço e pela mecânica está prestes a deixar de ser produzido, mas continua valorizado e é boa opção de usado

honda fit 2018 azul de frente em movimento
Atual geração do Honda Fit é a terceira e última no Brasil (foto: Honda | Divulgação )
Por Fernando Miragaya
06 de outubro de 2021 17:05
Especial para o AutoPapo

Esse promete deixar muita gente órfã em breve. Veículo sempre elogiado por sua mecânica e aproveitamento de espaço interno, o Honda Fit deixará de ser produzido e vendido até novembro. O monovolume compacto vai encerrar uma história de 21 anos de sucesso no Brasil para dar lugar ao City hatch.

A futura geração não será fabricada no Brasil por ser considerada muito cara – só deve vir em uma variante elétrica, importada -, enquanto a configuração do City é um projeto pensado para mercados emergentes. Só que o Fit é um carro tão admirado, por quem tem e quem não tem, que a gente resolveu destacar as principais qualidades e alguns defeitos do modelo da Honda.

Boris Feldman explica sobre o futuro do Honda Fit no Brasil: assista!

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O foco fica na atual terceira geração do modelo, produzida em Itirapina (SP) e lançada por aqui em 2014. Conforto ao rodar, espaço interno funcional e fama de carro que não dá problema são alguns dos aspectos que fazem do compacto um daqueles queridinhos do mercado. Confira, então, 10 fatos sobre o Honda Fit.

1. Habitabilidade do Honda Fit

honda fit 2014 banco traseiro em couro

Quem olha o Honda Fit de fora acha que o carro é pequeno e apertado por dentro. Mas o jeitão meio bolha e a carroceria monovolume asseguram uma das cabines mais bem aproveitadas do segmento de compactos – e da história da indústria.

Esta terceira geração do modelo tem 4,09 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,53 m de entre-eixos. E, mais uma vez, não se deixe enganar pela frieza dos números, já que motorista e carona têm folgas para as pernas e, no banco traseiro, cabem três adultos normais, que ainda são beneficiados por um assoalho quase plano – o túnel da transmissão é bem discreto..

Além disso, a cabine do Honda Fit oferece soluções bastante inteligentes. A começar pelo sistema Ultra Seat de modularidade de bancos, que acompanha o monovolume desde sua primeira geração – se chamava ULT (sigla para Utility, Long and Tall). O encosto traseiro, quando rebatido, praticamente segue o nível do bom porta-malas – só ali são 363 litros sem o rebatimento.

Tem mais: é possível deitar totalmente os bancos dianteiros de uma forma que eles se integram aos assentos traseiros – retirando-se, é claro, os encostos de cabeça. Com isso surgem praticamente duas camas.

Outras funcionalidades do Honda Fit estão nos detalhes. Há um porta-copos elevado, ao lado esquerdo do volante, que, quando fechado, pode virar um porta-celular. Na outra ponta do tablier, destaque para os dois porta-luvas – um na posição tradicional e outro na parte superior do painel.

2. Conforto do Honda Fit

honda fit exl 2018 interior com bancos em couro

Fora a conveniência proporcionada pelo espaço interno e flexibilidade dos bancos, o Honda Fit também se destaca pelo conforto a bordo. Os bancos acomodam bem os passageiros, a posição de dirigir é bastante versátil para diferentes tamanhos de motoristas e o isolamento acústico eficiente na maior parte do tempo.

Destaque também para o rodar confortável, garantido pelo conjunto mecânico com motor 1.5 e câmbio CVT, do qual falaremos a seguir. No quesito conforto, o único ponto a desejar fica para a suspensão traseira, da qual também falaremos adiante.

3. Desempenho pacato

Como dito, o conjunto mecânico prioriza o conforto. Por esta razão, o motor 1.5 16V gera potência de 116/115 cv e torque máximo de 15,3/15,2 kgfm a 4.800 rpm para garantir aquele desempenho competente na cidade, com baixo consumo de combustível e sem emoções ao acelerar.

Contribui para isso o câmbio automático CVT, que evolui de forma gradual e suave. Mas segura bem os giros quando se precisa do motor em uma aceleração mais forte. De qualquer forma, a dica é priorizar as versões mais caras do Fit, cujas caixas continuamente variáveis têm simulação de sete marchas.

Fique atento aos CVTs de modelos 2016 e 2017. Há muitos relatos de problemas com a transmissão, desde barulhos estranhos e travamentos, até a quebra da peça.

Bom lembrar que também existem as opções com câmbio manual de cinco marchas, que são raras no mercado de usados. E também desvalorizam bem mais que as automáticas.

4. Mecânica do Honda Fit

honda fit exl 2018 azul traseira

Como a maioria dos automóveis Honda, o Fit se vale daquela fama de carro que não dá problema. Mecânicos independentes costumam confirmar esse prognóstico e ressaltam que o monovolume, na maioria das vezes, é fácil de mexer.

Nas revisões com preço fixo, o Honda Fit tem preços dentro da média da maior parte dos modelos compactos. Porém, as visitas dos 40 mil e 80 mil km custam quase R$ 2.300. Confira as oito primeiras manutenções na rede:

  • 10 mil km ou 1 ano: R$ 376,64
  • 20 mil km ou 2 anos: R$ 562,45
  • 30 mil km ou 3 anos: R$ 655,24
  • 40 mil km ou 4 anos: R$ 2.297,85
  • 50 mil km ou 5 anos: R$ 655,24
  • 60 mil km ou 6 anos: R$ 1.733,89
  • 70 mil km ou 7 anos: R$ 655,24
  • 80 mil km ou 8 anos: R$ 2.297,85

As peças, por sua vez, não pregam grandes sustos. Só que os valores dos componentes originais também estão longe de serem uma pechincha, Veja:

  • Disco de Freio Dianteiro: R$ 461,31
  • Jogo de pastilhas de freio dianteiras: R$ 562,81
  • Óleo Pro Honda 0W20 – 1 litro: R$ 69,99
  • Amortecedor traseiro: R$ 398,29
  • Vela de Ignição: R$ 133,66

5. Acerto da suspensão

Talvez o único contraponto do conforto predominante do Fit esteja na suspensão. Mais precisamente no acerto do jogo traseiro e na calibragem dos amortecedores e molas. Com um eixo de torção, o Honda bate duro nos buracos e reflete sacolejos abruptos nos ocupantes ao passar por quebra-molas e valetas.

6. Valorização e liquidez

Segundo a KBB Brasil, no último ano o Fit valorizou 16,48% pelo índice de Preço Revendedor da consultoria. A linha 0 km do monovolume tinha valor médio de R$ 72.376 em agosto de 2020, e em agosto deste ano a gama aponta R$ 84.310.

A propósito, o Fit é um carro que sobe no salto mesmo. Sempre foi posicionado pela Honda como compacto premium e barganhar preço dele no varejo é tarefa difícil. Mesmo assim, o Fit costuma ser um modelo fácil de comercializar no segmento de seminovos e usados.

7. Versões e anos legais

honda fit exl 2018 painel com central multimidia

Apesar dos preços salgados, o Fit não chega a ser um carro repleto de equipamentos diferentes. Sempre seguiu o trivial com itens básicos como ar-condicionado, direção elétrica, trio e computador de bordo.

Desta forma, as configurações mais bacanas desta geração são a EX e EXL, com centrais multimídias mais legais e também as que costumam receber as bossas tecnológicas antes. E fique atento porque o Honda Fit só passou a ter controles de estabilidade e tração em toda a linha a partir da reestilização feita em 2017.

8. Ferrugem

Levantamento feito nos fóruns sobre o carro e no site Reclame Aqui aponta que um problema crônico dos primeiros Fit desta geração diz respeito à oxidação no capô. Segundo os relatos, muitos modelos com poucos anos de uso apresentavam bolhas e pontos de ferrugem na pintura na tampa do compartimento do motor.

9. Motor de arranque

Outro defeito recorrente nos Fit de terceira geração em seus dois primeiros anos (2014 e 2015). São muitas as queixas de proprietários que não conseguem dar a partida de primeira. De acordo com a resposta de diferentes concessionárias, o problema estava na porta escova do motor de arranque – é a peça que recebe energia da bateria para criar um campo magnético entre a bobina e o induzido na hora da partida.

10. Recalls do Honda Fit

Os dois recalls do atual Honda Fit foram feitos para substituição do tanque e troca do sensor do tanque de combustível de modelos produzidos entre 2014 e 2015.

13 Comentários
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Maria José da Silva 15 de outubro de 2021

Eu estava querendo comprar um carro Fiat Honda aí senhor o que eu vou fazer agora amo este carro de verdade

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Miriam 10 de outubro de 2021

Tenho um Fit EXL 2016 automático, carro excelente! Pensando em trocar por um mais novo, quando me deparo com essa notícia !!!! Que chateação !!!!!!! 🤬🤬

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Sebastião Corrêa 8 de outubro de 2021

Tenho um modelo LX ano 2009, dentre os vários carros compactos que tive, nenhum chega próximo ao Honda Fit, é um absurdo a Honda querer retirar de linha um carro que só tem elogios de seus proprietários.

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Vanderlei 8 de outubro de 2021

Sempre comprei esse modelo ronda fit carros bom . não pode tira de linha..

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Sonia marques 8 de outubro de 2021

Eu tenho Honda fit desde de 2004, e sempre troquei pelo mesmo modelo até chegar ao modelo 2015 que estou muito satisfeita, não gostaria de trocar por outro modelo sem ser o honda fit, acho um absurdo retirar de linha!

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JUSSEA JACINTA MONTEIRO DA CUNHA 8 de outubro de 2021

Um absurdo tirar de linha esse carrão

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Santiago 7 de outubro de 2021

Mais um ótimo modelo descontinuado no nosso mercado, atualmente focado em nos empurrar opções cada vez mais caras.
Enquanto houverem incautos dispostos a pagar os tubos por “SUVs” que não passam de hatches anabolizados e superfaturados,, infelizmente as coisas continuarão assim.

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Jorge Luiz de Oliveira 7 de outubro de 2021

Tenho um fit 12/13 mto bom, não sei porque vão tirar ele de linha.
Pra mim é o melhor dos compactos.

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Robson Costa 12 de outubro de 2021

Tenho um Ex Flexone 2013 excelente carro para viagem e urbano.Nós que somos adeptos ao modelo e marca, ficamos muito triste com a notícia. A Honda deve dar um tempo no modelo, e voltar com todo vapor, os próprios engenheiros da marca honda sabem muito bem do bom resultado do Honda Fit.Vamos aguardar….

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Wa 6 de outubro de 2021

Só pode ser fake

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Berenice 6 de outubro de 2021

Tenho um Fit e acho a ideia de tirá-lo de linha um absurdo.
Nem todo mundo gosta de suv.

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Leandro 7 de outubro de 2021

Fabricante quer lucrar né.. Tb achei um absurdo tirar o Civic do Brasil, mas fazer o que…

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Ana Paula 13 de outubro de 2021

Eu tenho um Honda fit 12/13 para mim foi uma realização! Adoro esse carro! Acho um absurdo quererem tirar de linha

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