[VÍDEO] Avaliação Honda HR-V Touring Sensing 1.5 turbo 2023

Versão topo de linha do SUV da Honda se destaca pelo pacote de conteúdos farto e pelo fôlego do motor turbo, mas custa o mesmo que um médio

honda hr v touring 2023 branco frente lateral e traseira 2
HR-V Touring se diferencia discretamente das demais versões (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 25/04/2023 às 08h03

Depois das versões aspiradas, chegaram ao mercado as opções turbo do Honda HR-V. O SUV passou por uma reformulação completa em 2022, trazendo um visual moderno e minimalista.

As opções aspiradas, apesar de bem equipadas, geraram críticas devido a troca do motor 1.8 de 140 cv pela unidade 1.5 de 126 cv. No entanto, para quem acha que a unidade aspirada não é suficiente, o motor 1.5 turbo de 177 cv promete colocar fim à discussão.

VEJA TAMBÉM:

A renovação do HR-V chegou em boa hora. Apesar de ser um modelo benquisto, o japonês já sentia o peso da idade diante de rivais que ofereciam equipamentos e motores mais modernos. O HR-V, que chegou a ser líder de vendas no segmento em 2016 se tornou um figurante nos últimos anos. Em 2022, o modelo licenciou apenas 15,4 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Ficha técnica Honda HR-V Touring 1.5 (2023)

A nova geração do HR-V tem como diferencial a inclusão do sistema Sensing, que trouxe um ganho considerável em tecnologia e segurança embarcada. A versão Touring vai além com a oferta do motor mais potente e conteúdos exclusivos.

Qual é sua carroceria?

honda hr v touring 2023 branco frente lateral e traseira 1
Ponteiras duplas indicam que se trata da versão tubinada do SUV (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

SUV compacto, quatro portas e capacidade para cinco ocupantes.

Onde é feito?

Produzido na fábrica de Itirapina (SP).

Quanto custa?

R$ 190.900

Quem são seus concorrentes?

O HR-V é um SUV compacto, mesmo que a Honda argumente que as opções turbo concorrem com modelos de médio porte como Jeep Compasse, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Mas na prática, ele  briga mesmo é no segmento mais movimentado do mercado de automóveis. Seus rivais são:

  • Caoa Chery Tiggo 5x
  • Citroën C4 Cactus
  • Chevrolet Tracker
  • Fiat Pulse
  • Fiat Fastback
  • Hyundai Creta
  • Jeep Renegade
  • Nissan Kicks
  • Peugeot 2008
  • Renault Captur
  • Renault Duster
  • Volkswagen Nivus
  • Volkswagen T-Cross

O que o SUV oferece?

interior novo honda hr v touring 13
Interior do HR-V Touring é refinado, com pacote farto de conteúdos e acabamento em couro claro (Foto: Honda | Divulgação)
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Direção elétrica
  • Quadro de instrumentos digital
  • Ar-condicionado digital
  • Computador de bordo
  • Multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmeras de ré e lateral direita)
  • Portas USB e USB-C
  • Partida sem chave
  • Carregamento por indução
  • Bancos revestidos em couro
  • Vidros elétricos nas quatro portas
  • Retrovisores com ajustes elétricos
  • Abertura elétrica do porta-malas com sensor de presença
  • Partida remota do motor
  • Sistema myHonda Connect
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Hill Holder
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Faróis de neblina em LED

Itens de segurança

  • Duplo airbag frontal
  • Duplo airbag lateral
  • Duplo airbag de cortina
  • Freios ABS
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Isofix

Honda Sensing

novo honda hr v touring na estrada 4
Sistema Honda Sensing monitora o tráfego e auxilia motorista em situações críticas (Foto: Honda | Divulgação)

Todas as versões do HR-V são equipadas com o sistema Honda Sensing. Trata-se de um conjunto de assistentes de condução, que inclui:

  • Frenagem para mitigação de colisão
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Monitor de evasão de faixa
  • Sistema de permanência em faixa
  • Ajuste automático dos faróis

Como é o motor?

O HR-V Touring é equipado com motor 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm, combinado com transmissão automática do tipo CVT, com emulação de sete marchas.

Como é consumo?

Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (PBE), o consumo do Honda HR-V Touring é de:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 7,9 km/l 8,8 km/l
Gasolina 11,3 km/l 12,6 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

interior novo
Porta-malas encolheu na atual geração, mas sistema Magic Seat pensa os litros a menos (Foto: Honda | Divlugação)

O volume do porta-malas do HR-V encolheu na nova geração e comporta apenas 354 litros. No entanto, o SUV conta com o sistema modular Magic Seat, que permite diferentes configurações da segunda fileira de bancos para acomodar grandes volumes.

Qual é a suspensão do HR-V Touring?

O SUV conta com suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira. O acerto é bem equilibrado, capaz de absorver imperfeições da pista, mas sem comprometer a estabilidade nas curvas.

Freios

O Honda HR-V Touring conta com discos nas quatro rodas. Sendo ventilados, no eixo dianteiro, e sólidos, no eixo traseiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Raphael Matos 27 de abril de 2023

Comprei um em dez/22 mas não é isso tudo que dizem não. Consumo não passa de 7,2 na gasolina aqui na cidade e 10.3 na estrada. Já no álcool não posso dizer pq só utilizei para viajar, não passando de 9,7 na estrada.
O carro realmente é muito vistoso, mas em questão de consumo deixou demais a desejar. Já fiz a 1 revisão, onde relatei isso a equipe técnica,que simplesmente me disse que o carro foi utilizado em condições severas, que eu nem entrei em detalhes, pois rodo em torno de 60 km dia, principalmente em via expressa. Porta malas tbm decepciona, pois mal cabem as malas com um cooler por exemplo.

Avatar
Deixe um comentário