Conheça o primeiro Honda HR-V (que nunca veio para o Brasil)

Ao contrário do que muitos pensam, a nova geração do Honda HR-V é a terceira e não a segunda; a primeira nunca foi vendida por aqui

honda hr v 3 door 14
Hoje um SUV compacto de 2 portas seria impensável, mas a Honda já fez (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/08/2022 às 17h05

A Honda lançou a nova geração do HR-V no Brasil. Apesar de muitos tratar o carro como a segunda geração do SUV compacto, essa é na verdade a terceira. O nome apareceu pela primeira vez em 1998, mas sem o sucesso que possui hoje.

Essa fórmula moderna de SUV feito em plataforma de carro de passeio nasceu no Japão nos anos 90, como já contamos. A Honda não tinha tradição em fazer utilitários como suas rivais, os modelos que ela vendia modelos da Isuzu e até o Land Rover Discovery trocando apenas os emblemas.

VEJA TAMBÉM:

Fórmula moderna de SUV, mas com estilo esportivo

O primeiro SUV da marca foi o CR-V, em 1995 e feito sobre a plataforma do Civic. O HR-V chegou três anos depois para ficar em um segmento inferior, sendo derivado do Logo — hatch compacto que foi sucedido pelo Fit.

O primeiro Honda HR-V foi vendido apenas na Europa, Asia e Oceania, com carrocerias de duas ou quatro portas. O estilo do SUV era bem esportivo, trazendo um spoiler destacado no teto e rodas com grande diâmetro. As opções de motores eram as mesmas do Civic de sexta geração: o 1.6 16v da família D com ou sem o sistema VTEC.

O motor sem VTEC, de 105 cv, era oferecido com tração dianteira ou integral, já o motor mais forte, com 125 cv, vinha apenas com a tração integral. O sistema Real Time 4WD veio do CR-V e aciona o eixo traseiro quando percebe falta de aderência no dianteiro. O câmbio era manual de 5 marchas ou CVT

Um Honda HR-V apertado

O primeiro HR-V era o oposto das duas gerações mais recentes em espaço interno: com entre-eixos de 2,36 m na carroceria de 2 portas e 2,46 m na de 4 portas ele era apertado. Para completar, o banco traseiro era para apenas dois ocupantes.

O porta-malas trazia capacidade para 285 litros, pouca coisa acima do atual City Hatchback. O espaço poderia ser ampliado rebatendo os bancos, que possuem divisão 50/50%. Outra forma de expandir é usando um compartimento sob o assoalho do bagageiro.

O carro certo na hora errada

honda hr v 5 door 1
Os motores 1.6 com ou sem VTEC são os mesmos do primeiro Civic nacional

Apesar de hoje os SUV compactos serem a fórmula do sucesso, entre 1998 e 2006 não era bem assim. Na Europa o publico jovem preferia os hatches e o HR-V não era apropriado como carro familiar devido as suas medidas. As vendas foram acanhadas e o SUV não ganhou um sucessor direto.

No Japão ele foi sucedido pelo Crossroad, que possuía um interior mais amplo. O HR-V como conhecemos chegou apenas em 2013 no Japão, usando a plataforma do Fit que permite um uso mais inteligente do interior mantendo as medidas diminutas.

Fotos: Honda | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário