Hummer EV: GM está sem rumo e picape elétrica escancara isso!

Peso elevado, emissão de poluentes... Utilitário da General Motors vai na contramão de tudo o que se espera de um veículo moderno

picape totalmente eletrica gm hummer ev branca frente
Hummer EV: elétrico, mas poluidor (Fotos: General Motors | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/09/2022 às 19h03

A Hummer EV, picape elétrica da GM, pode ser um sucesso de mercado e a empresa está faturando horrores com ele, mas ignorou sua responsabilidade social e está sendo duramente criticada nos Estados Unidos.

Pois o utilitário é perigoso nas ruas e polui o meio ambiente mais que um carro é combustão. Na verdade, a GM encerrou a produção do antigo Hummer a gasolina em 2010, por excesso de consumo e emissões.

VEJA TAMBÉM:

Mas voltou no ano passado com o modelo totalmente elétrico em versões picape e SUV. Um superfaturamento, garantido com mais de 80 mil reservas de clientes que se impressionaram com seus mais de 1.000 cv de potência, fornecidos por três motores elétricos e desempenho superior ao Porsche 911.

O Hummer EV faz 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, apesar dos 4.111 kg de peso. E não se intimidaram também diante dos US$ 110 mil cobrados nessa versão de lançamento.

Hummer EV: desastre ecológico

traseira movimento picape eletrica chevrolet hummer ev
Hummer Elétrico é um desastre ecológico, pois o gigante emite mais CO2, 341 g/m

Mas segundo especialistas nos Estados Unidos, o Hummer Elétrico é um desastre ecológico e de segurança, pois o gigante emite mais CO2, 341 g/m, do que um Chevrolet Malibu a gasolina, 320 g/m.

E perguntam: “afinal, que vantagem Maria leva?” Um deles é David Zipper, da Harvard Kennedy School, especializada em cidades, tecnologia e mobilidade.

Ele escreve para várias publicações técnicas e foi um que não poupou a GM de ácidas críticas em relação ao Hummer EV. Compara o peso só da bateria (1.325 kg) ao  peso de um Corolla – e equivalente a quatro baterias do Nissan Leaf.

Inseguro

interior painel picape eletrica hummer ev chevrolet
As mais de 4 toneladas do utilitário representam um perigo a mais em caso de acidente

Em termos de segurança Mister Zipper diz que o Hummer EV é um perigo nas ruas e estradas, pois em nada contribui para reduzir o crescente número de mortos no trânsito norte americano. Pelo contrário, ai de quem se envolver em um acidente com o gigantesco jipe com suas mais de 4 toneladas.

A GM respondeu aos questionamentos de Zipper, que “o mais importante do Hummer EV, com desempenho e conforto, é convencer dezenas de milhares de motoristas a trocar o carro de motor a combustão pelo elétrico.” Simples assim.

Mas quais seriam as vantagens oferecidas pelo monstro de quatro rodas, em troca de tandos questionamentos ambientais e de segurança? Ele por acaso tem maior autonomia? Capacidade de carga? Ou eficiência energética? Rigorosamente nada disso. Pelo contrário!

Desvantagens

Autonomia? Apenas 529 km. E uma ridícula capacidade de carga na caçamba de apenas 590 kg, inferior aos 650 kg de uma Fiat Strada cabine dupla.

E tem pobre eficiência energética. O consumo de energia elétrica do Humer traduzido para milhas por galão, é de apenas 47 MPGE, enquanto o do Chevrolet Bolt é quase três vezes maior, de 120 MPGE.

O utilitário elétrico da GM está no topo da ineficiência, emissões e consumo. Mas não é o único nos Estados Unidos, pois a Chevrolet Silveirado elétrica não tem números muito melhores, e também o Tesla Cibertruck ou a Ford F150 Lightning derrapam também nessas prestações de contas.

Como suas rodas traseiras são também direcionais, uma das “maravilhas” do Hummer EV é o que a GM chama de CrabyWalk, ou andar em diagonal como um caranguejo. Aliás, ao lançar esse elétrico, a GM nada avançou em tecnologia e só andou mesmo de lado.

O Hummer EV pode ser um 4×4, mas a fábrica derrapou feio em dois temas que preocupam toda a indústria automobilística: sustentabilidade e segurança veicular.

Perdeu a bússola, “dona GM”?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo 20 de setembro de 2022

Chevrolet pra variar na contramão em tudo, inclusive nós acabamentos interno , carros cada vez mais caros e de baixa qualidade.

Avatar
Edmark Cabral 18 de setembro de 2022

Dizem que na Califórnia proprietário de carros eletrônicos estão abandonando seus carros eletrônicos,e voltando para os carros a combustão?é fato?

Avatar
Arthur de Castro Martins 17 de setembro de 2022

Um carro muito feio diga-se de passagem, mas tem quem goste e pague por isso

Avatar
Gustavo 16 de setembro de 2022

Vamos comparar direito, né? A comparação que tem que ser feita não é com o Chevy Bolt, que tem o tamanho de um Honda Fit. Compara essa Hummer EV com Uma RAM 1500 TRX e veja quem tem mais potência, menos emissão e maior autonomia. A comparação tem que ser feita, se eles pusessem um V8, 7.2 para gerar os mesmos 1000 cavalos, ela seria menos poluente? Mais econômica?

Avatar
julio de abreu 16 de setembro de 2022

Ahh Sr Boris o senhor está ficando ranzinza demais, eficiencia energetica, insegurança pra outros carros, isso é balela, pra começar essa tal diminuição de poluentes que os carros eletricos trazem é uma grande mentira, pois o que uma bateria descartada polui fica muito alem da poluição dos carros a combustão, alem de que nem temos enrgia suficiente para manter as casa e empresas funcionando, na verdade essa corrida para eletrificação dos carros é pra manter o nixo de mercado, não deixar empresas pequenas e países sbdesenvolvidos crescer. Deixa os caras usarem o Hamer deles, se eu tivesse grana compraria um a gasolina bem beberrão mesmo, quem gosta de motorzinho é dentista e cabeleireiro.

Avatar
RAMON PEREIRA PIRES 16 de setembro de 2022

É obrigado compra esse Hummer? Não né, deixa os cara, quem quer compra, ficam se posicionando contra as coisas dos outros…
Tem que questionar por que não trazem mais opções para cá, por que pagamos tao caro pelos veículos aqui. Esse tipo de coisa…

Avatar
Roberto Fabrini 16 de setembro de 2022

Ñ entendi, Boris…imagina os grandes caminhões que circulam no Brasil, totalmente desregulado (são muitos), soltando aquela fumaça preta queimada?! O Hummer EV é um projeto totalmente tecnológico, foi criado com uma meticulosidade enorme com vários engenheiros renomados do grupo da GM, ou seja ñ foi “criado pelas coxas”, como muitos que estão aí nas ruas ridicularizando a “fauna” automobilística.

Avatar
João Antônio Dohms 16 de setembro de 2022

Boris via de regra seus comentários são coerentes e procedem .
No caso do novo Hummer acredito que :
É fácil criticar sentado numa cadeira num país sul-americano o qual em determinados segmentos ainda está na era da pedra !vide (trens os quais não temos malha ferroviária alguma no século 21)!
Carros não são somente o politicamente correto .
O cara que compra um carro desses tem mais um ou dois na garagem ,donde que conclui se que tem ao redor de US 200.000 em carros !isso nos EUA é representativo .
Carro Tbem é realizar sonhos com algo que faz parte do nosso DNA .
Aquele friozinho na barriga ao dirigir !
Seus comentários estão mais pra “dor de cotovelo “ por não morar nos EUA e comprar um exemplar !
Não podemos aliar carros 24 horas ao politicamente correto de poluir menos !
Senão o prazer de pilotar um bólido vai virar um tédio !
Seus comentários denotam amargura !
Tire férias !
E não leve tão ao pé da letra esses momentos de eletrificação dos carros !
Segundo o senhor Plinio Nastari:

Um veículo elétrico a bateria usando a matriz elétrica da Europa o mesmo emitem 92 gramas de co2 equivalente por quilômetro !
Esse veículo usando a matriz energética do Brasil que é altamente renovável emite 62 gramas de co2!

O nosso veículo comum a combustão usando etanol emite flex emite 46 gramas !
E o híbrido à etanol emite 29 gramas !
Donde que muita falácia sobre elétricos e híbridos com tecnologia europeia ou americana !
Obrigado pelo seu tempo !

Avatar
Marco 15 de setembro de 2022

Boris…e o que vc tem a falar do dieselgate e dos pouco poluidores Porsche, Audi, Mercedes, BMW etc etc. É fácil querer criticar marcas americana s…coisa de vermelho s.

Avatar
Jo 15 de setembro de 2022

Cada um com seus problemas. No Brasil a maioria dos carros é inseguro de certa forma, vide testes de impactos. E americano, estaria preocupado com poluição? Acho que não, posto o consumismo exagerado.

Avatar
IVA GARCIA DONOSO 15 de setembro de 2022

Para americanos tudo é tamanho, quanto maior melhor, se eles gostam e podem não vejo problema…..se o peso significa “insegurança” para outros motoristas em caso de colisão então deveriamos proibir caminhões ? E Pickups grandes também ??? Afinal lá tem caminhoes que são verdadeiros “monstros”…uma vez esta indo do Arizona para Nevada a 80 milhas por hora e um caminhao daquele que tem capô com mais de 1,5 m. de comprimento me ultrapassou como se eu estivesse parado e era comprido como um trem…lá é comum voce ver nas ruas Pickups com rodas enormes que dão na altura dos vidros de um carro comum…como a propria matéria diz: Esse Hummer está batendo recordes de vendas e fabricas fazem o que o povo quer comprar, simples assim….

Avatar
Ricardo 16 de setembro de 2022

Concordo plenamente..

Avatar
Thiago Garcia 15 de setembro de 2022

Não é muito diferente dos outros elétricos do mercado. Em quase todos os casos a comta não fecha, nem custo de aquisição nem em emissões.

Avatar
Rafael 16 de setembro de 2022

Nem estrutura para manter esses carros, imagine aqui no Brasil onde não há nem energia elétrica para consumo da população, quiçá para manter carros elétricos.

Avatar
Edmark Cabral 18 de setembro de 2022

Verdade

Avatar
Lincoln Maria Lavrini 15 de setembro de 2022

Isso tudo num país que se diz “evoluído”? Uau.

Avatar
Lincoln Maria Lavrini 15 de setembro de 2022

Isso tudo num país que se diz “evoluído”? Uau.

Avatar
Edmark Cabral 18 de setembro de 2022

Concordo. Verdade. É verdade que os carros eletrônicos europeus polui mais do que os carros flex brasileiro?

Avatar
Deixe um comentário