Hyundai confirma SUVs e carros eletrificados para o Brasil em 2024

Os modelos anunciados são parte de uma nova proposta de investimentos da montadora, que aposta nos híbridos tecnológicos

palisade 06
A Hyundai traz quatro novos importados para o Brasil (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 07/03/2024 às 08h02
Atualizado em 07/03/2024 às 10h08

A Hyundai do apresentou nesta quarta-feira (6) novos modelos para incrementar sua linha aqui no Brasil. Com grandes expectativas nos SUVs, a marca trouxe os também espaçosos Palisade e Santa Fe, além do pequeno utilitário Kona e do hatch Ioniq 5. Sendo todos importados e disponíveis em versões eletrificadas (fora o Palisade) os novos carros mostram a vontade da marca de entrar no mercado de carros elétricos – o que já havia sido expressado pela reafirmação de laços entre ela e a importadora Caoa.

VEJA TAMBÉM:

Os novos carros da Hyundai são voltados para o segmento que o brasileiro tem mais gostado nos últimos anos, o de SUVs. E nesse investimento a sul-coreana não economizou em luxo e tamanho, já que os Santa Fe e o Palisade são automóveis família, ambos com sete lugares e três filas de bancos. O Kona já se classifica nos SUVs menores e o Ioniq vem para a briga dos elétricos.

Hyundai Palisade

O Palisade foi a maior revelação da marca, literalmente, pois conta com 4,98 m de comprimento e 2,9 m de entre-eixos, sendo coroado como o maior SUV da Hyundai.

Em termos de motorização, ele é o único dos quatro importados que possui apenas uma versão 3.8 V6 a gasolina e deixa de lado o motor eletrificado. Esse conjunto garante a “banherona” potência de 295 cv e torque de 36,1 kgfm.

Na parte interna, além dos bancos e painel em um tom praticamente 100% brancos, o Hyundai Palisade conta com três fileiras de bancos, proporcionando acomodação de até sete tripulantes. Um diferencial é que mesmo com essa fileira o bagageiro não é comprometido e lhe sobram 510 litros para acomodar as malas. Com os bancos rebatidos são 1.297 litros.

Por fora o Palisade vêm mais clássico aos SUVs da marca, mantendo uma característica mais arredondada e lanternas simples.

Hyundai Santa Fe

Lançado no mercado exterior no ano passado, o Santa Fe deu o que falar principalmente pelas mudanças bruscas no visual. O SUV grande da montadora passou a tomar uma estética bastante geométrica, “quadradona”, e surpreendeu a todos com os desenhos das lanternas (o que é de costume da Hyundai).

Mas as lanternas em forma de H não vieram sozinhas, já que o grande destaque no modelo que cresceu é seu espaço interno. Embora menor que o Palisade, o Santa Fe também acomoda sete passageiros, mas este vem com opções de motor híbrido, o que combina mais com a nova lataria. Ele está disponível nas motorizações 2.5 automático de 194 cv, 2.5, também automático, mas de dupla embreagem e com 281 cv e a híbrida de motor 1.6 e 235 cv.

Hyundai Kona

O Kona é o SUV que chega para competir entre os menores da categoria. Com dois tipos de motorização ele é o único dos utilitários que porta motorização tanto híbrida quanto 100% elétrica.

Neste SUV eletrificado a Hyundai se conteve mais nas inovações estéticas futuristas. A marca manteve uma lanterna traseira chamativa e também detalhou o carro em uma traseira cupê, o que tem seu valor. Em contrapartida a frente é bem elétrica e possui faróis finos e muito espaço “em branco”.

Hyundai Ioniq 5

O Ioniq 5 chega como o mais diferente dos importados trazidos pela sul-coreana. Não por ser o único hatch, mas por realmente ser outro tipo de elétrico. Começando pela maçaneta, que se abre de uma forma peculiar, e indo para a parte interna do carro, percebemos uma  configuração diferente e mais limpa dos outros Hyundai. O espaço para as pernas se estica até o outro lado, já que ele não tem aquele aparato que comporta o câmbio e/ou painel central.

Na parte de motores, sem muitas menções da Hyundai. O que deve chegar ao Brasil é a versão com dois propulsores elétricos e pack de baterias de 72,6 kWh, capaz de potência de 305 cv e torque de 61,7 kgfm. Sua autonomia é de até 500 km no ciclo WLTP.

Chegada ao Brasil

Além destes modelos a marca apontou que novas versões do Hyundai Tucson e HR estarão em breve nas lojas da marca.

  • Os modelos anunciados devem aparecer no segundo semestre de 2024

Novo acordo entre Hyundai e Caoa

Como já apurado aqui no AutoPapo, a Hyundai e sua importadora oficial do Brasil, a Caoa, acertaram sua parceria para a comercialização de veículos. Em linhas gerais a HMB, que é a filial brasileira da Hyundai, passa a ter controle de importação dos modelos da marca e não apenas a venda somente de HB20, HB20S e Creta. Até então, a Caoa tinha os direitos de importação, desde o acordo firmado em 1999.

Ao mesmo tempo, a Caoa, que é um dos principais distribuidores da marca, terá participação nas vendas dos importados. A Caoa também irá expandir a produção de modelos Hyundai na planta de Anápolis (GO).

Investimento bilionário

Em fevereiro deste ano, a montadora já havia confirmado um investimento de R$ 5,5 bilhões para o Brasil. A quantia prevista para até 2032 foi oficializada no palácio do planalto, quando o presidente global do Grupo Hyundai Motor, Eui-Sun Chung, se encontrou com o presidente Lula.

Na ocasião, a Presidência da República apontou que os recursos serão concentrados em tecnologia, em particular a de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. A Hyundai também destacou o estoque de investimentos no Brasil, somando US$ 2,5 bilhões e a criação de mais de 6,5 mil empregos diretos no país.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário