Novo imposto: você tem 10 dias para comprar um carro elétrico

Os carros elétricos e híbridos voltarão a pagar a alíquota de importação a partir de 2024, ela sofrerá aumentos até 2026

haval h6 1442 1
A GWM garante que o comprador que reservar o carro em 2023 pagará o valor atual independente da data que faturar o carro (Foto: GWM | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 21/12/2023 às 11h03

O governo brasileiro anunciou que os carros elétricos e híbridos deixarão de ser isentos do imposto de importação a partir de 2024. A medida já começa a valer no dia 1º de janeiro e terá aumento gradativo no tributo até 2026.

A justificativa do governo é de incentivar a indústria na nacionalização dos carros eletrificados. Atualmente, apenas a Caoa Chery e a Toyota produzem carros híbridos no Brasil, elétricos temos apenas caminhões e ônibus.

VEJA TAMBÉM:

O imposto de importação para os elétricos será de 10% a partir de 2024, nos híbridos será de 12%. Até 2026 ele atingirá o valor total, que é de 35%. Confira a tabela:

Período Híbrido Leve Híbrido Plug-in Elétrico
Janeiro de 2024 12% 12% 10%
Julho de 2024 25% 20% 18%
Julho de 2025 30% 28% 25%
Julho de 2026 35% 35% 35%

Mas como esses carros são importados e a entrega deles para o cliente depende da chegada dos lotes, como fica para quem já comprou ou vai comprar um eletrificado? O valor com o imposto adicionado é referente ao ato da compra ou na entrega do veículo?

peugeot e 2008 gt 2023 laranja frente e lateral 5
Os elétricos sofrerão aumentos menores (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Consultamos a GWM para esclarecer sobre o assunto. A montadora vende a linha Haval com motorização híbrida e lançou recentemente o Ora 03 100% elétrico.

Ela oferece uma modalidade de compra diferente do habitual, onde o consumidor realiza a reserva pelo Mercado Livre pagando um sinal e o restante é acertado posteriormente.

Segundo a montadora chinesa, o consumidor que reservar o carro até o final de dezembro pagará o preço atual. Independentemente de quando irá terminar de pagar ou receber o veículo.

Ou seja, a tabela de preços atuais está valendo para quem comprar o carro até 31 de dezembro. Porém a GWM não divulgou ainda se os carros sofrerão reajustes após a volta do imposto de importação para elétricos e híbridos.

Consultamos também a Peugeot, que vende atualmente dois carros de passeio e um furgão elétricos. Segue a resposta:

“Hoje a regra para importação se mantém a mesma, a partir de Janeiro, com a nova regra a Peugeot irá se adequar as novas legislações”.

Ou seja, quem for comprar um carro elétrico ou híbrido deverá se apressar, pois o que é certo que a partir do dia 1º de janeiro, eles ficarão mais caros. A hora é agora.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pedro Carlos de Faria Pinto 27 de dezembro de 2023

Eu acho que está faltando um NÃO no seu texto de chamada para sua matéria. Quanto aos importados elétricos, tá na hora desses fabricantes começarem a produzir aqui no Brasil. O imposto de importação é pra isso, mesmo.

Avatar
Deixe um comentário