Aprenda a solicitar a indenização do Seguro DPVAT pelo aplicativo

Plataforma - que aceita o envio de documentos por foto - também serve para realização do acompanhamento do processo

Por AutoPapo 31/07/20 às 14h14

O pedido de indenização do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) agora pode ser feito pelas vítimas de acidentes de trânsito por um aplicativo. A plataforma gratuita, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, possibilita o envio de documentos e três tipos de solicitações diferentes. Aprenda como baixar o app e realizar os pedidos.

LEIA MAIS

Como baixar o app Seguro DPVAT

Para baixar o aplicativo é preciso:

  • acessar a Google Play – se o seu telefone é Android – ou a Apple Store – caso tenha um iPhone;
  • assim que encontrar o app, clique em instalar;
  • com o download completo, faça a busca no seu telefone.

Para solicitar a indenização do Seguro DPVAT

Três tipos de indenizações do Seguro DPVAT podem ser solicitadas pelo aplicativo: pedido por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas.

Para fazer o pedido, siga o passo a passo descrito abaixo:

  • Selecione a opção “sou vítima”;
  • faça seu cadastro (esse passo só é realizado uma vez);
  • preencha seu login e senha,
  • clique em “Novo pedido”;
  • informe qual a indenização do Seguro DPVAT você precisa;
  • escolha entre as opções “Vítima/Beneficiário” ou “Representante Legal”;
  • preencha os dados necessários;
  • clique em “documentos solicitados”;
  • tire foto dos documentos;
  • selecione a opção continuar; e
  • por último, clique em “enviar pedido”.

A aplicativo também possibilita o acompanhamento do processo de solicitação de indenização do Seguro DPVAT. Para tanto, é preciso do número do pedido de indenização e o CPF do beneficiário ou seu representante legal.

tela de busca de pedidos de indenização do app Seguro DPVAT andre fundo shutterstock
Para acompanhar o processo de indenização, preencha as informações necessárias e clique no botão “Buscar” (Imagem: André Almeida | AutoPapo)

De acordo com a Seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus o volume de solicitações recebidas pelo celular cresceu 22%.

Para Sérgio Wais, presidente da Gente Seguradora, o aplicativo é importante, mas para uma minoria de pessoas. De acordo com o especialista,

É preciso considerar que estamos no Brasil, onde a maior parte da população não tem acesso a tecnologia. Por isso, uma alternativa melhor seria colocar corretores e funcionários de seguradoras em todas as regiões do país. Assim atenderíamos os mais necessitados.

Para dar entrada com o pedido de indenização do Seguro DPVAT, as vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários também pode contar com a Central de Atendimento telefônica. É possível utilizar do serviço de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais, por meio dos telefones 4020-1596, para capitais e Regiões Metropolitanas, e 0800 022 12 04, para outras regiões.

Quem tem direito às indenizações?

Estão cobertos pelo Seguro DPVAT as vítimas de acidentes de trânsito, ou seus beneficiários, envolvendo veículo automotor de via terrestre ou sua carga.

Vale lembrar que o Seguro do Trânsito não cobre acidentes sem vítimas, danos pessoais que não sejam causados por veículos automotores de via terrestre ou por sua carga, multas e fianças impostas ao condutor e acidentes ocorridos fora do território nacional.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário