Informações sobre o carro que não precisam de checar no manual
O manual do carro traz todas as informações sobre o veículo, mas plaquetas e etiquetas ajudam a dispensar a consulta ao livreto
O manual do carro traz todas as informações sobre o veículo, mas plaquetas e etiquetas ajudam a dispensar a consulta ao livreto
O Boris recebe muitas dúvidas simples dos leitores sobre manutenção que poderiam ser resolvidas com uma rápida consulta no manual. Sabemos que muitas vezes o proprietário não possui o livreto, principalmente quando o carro foi comprado usado. Mas você sabia que o próprio veículo já traz em si algumas informações importantes?
Quando você abre o capô ou a porta do motorista existem várias plaquetas e adesivos. Alguns são apenas informações de cuidado, como evitar colocar a mão em uma parte quente, porém a maioria traz dados úteis.
VEJA TAMBÉM:
Uma informação bastante básica e útil é ter a pressão e a medida dos pneus no batente da porta do motorista, geralmente perto do trinco. Em carros onde o fabricante recomenda pressão diferente caso esteja carregado ela também é descrita na etiqueta. Em alguns carros essa etiqueta vem na tampa do tanque de combustível.
Continuando na região das portas, lá também é possível encontrar algumas informações que não estão no manual: a cor do veículo (geralmente com o código da tinta e com a cor do interior) e o ano de fabricação.
Indo para o cofre do motor, temos plaquetas com informações dos principais fluídos que precisam de troca periódica: óleo lubrificante, líquido de arrefecimento, fluído de freio e o gás do ar-condicionado. Alguns fabricantes colocam um adesivo com a marca recomendada de óleo.
Um outro macete que dispensa consultar o manual do proprietário é saber qual lado fica o bocal de abastecimento do carro. Junto ao ícone de uma bomba de posto fica uma seta indicado o lado da tampa do tanque. Caso não haja a seta, o lado para o qual a pistola da bomba ficar é o lado da tampa. Isso ajuda na hora de posicionar no posto.
Quando for olhar um carro usado, confira se todas essas etiquetas estão no lugar. Se o carro tiver faltando elas, pode ser sinal de que ele foi batido. Também repare se estão na posição correta e bem colados, senão pode indicar que tentaram recolocá-las.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |