Isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos: quais estados têm

Muitos estados já promovem isenções totais ou parciais para os carros eletrificados, outros estão com projetos em andamento

BYD Dolphin Plus - Afterglow Pink
Em 2023 a venda e a procura por modelos eletrificados subiu (Foto: BYD | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/10/2023 às 19h02
Atualizado em 06/11/2023 às 11h55

A procura por carros elétricos e híbridos no Brasil estourou em 2023. A chegada do BYD Dolphin e do GWM Haval H6 colocou esses eletrificados no radar do consumidor. Eles trazem menor custo de propriedade, em alguns estados inclui redução no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até mesmo a isenção.

Atualmente, são oito estados e o Distrito Federal a dar esse benefício para os donos de veículos eletrificados. Alguns já estudam adotar a isenção de IPVA para carros elétricos, como é o caso da Bahia.

VEJA TAMBÉM:

Durante a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari (BA), o governo do estado anunciou o projeto de lei que regulamenta isso. Carros elétricos com valor até R$ 300 mil terão isenção no IPVA, veículos mais caros terão alíquota de 2,5% – a mesma dos outro carros à combustão.

No caso dos híbridos, os descontos não descriminam o tipo de sistema usado: híbridos leves, em série, paralelos ou plug-in gozarão dos benefícios da mesma forma. Confira a seguir se o seu estado dá desconto de IPVA para elétricos ou híbridos:

Apenas o DF tem 100% de isenção do IPVA para elétricos e híbridos

Atualmente, apenas o Distrito Federal dá a isenção para qualquer tipo de veículo eletrificado, isso inclui os 100% elétricos e todos os tipos de híbridos.

tiggo 5x pro hybrid
Mesmo os híbridos leves entram nas isenções (Foto: Caoa Chery | Divulgação)

Dois estados isentam o IPVA apenas para carros elétricos.

  • Maranhão;
  • Praná;
  • Rio Grande do Sul.

Diferente de outros estados, esses dois concedem a isenção total do IPVA apenas para os carros elétricos. Os híbridos ficam de fora do benefício.

Estados com 50% de isenção do IPVA para elétricos e híbridos

  • Rio de Janeiros;
  • Mato Grosso do Sul.

Esses estados dão uma isenção parcial no IPVA para os carros elétricos e híbridos.

Ceará

O Estado do Ceará tem alíquota reduzida e hoje cobra 1,5%.

São Paulo só dá benefício na capital

O estado de São Paulo ainda não possui uma política de incentivos aos carros elétricos e híbridos. Entretanto, sua capital não cobra sua parte no IPVA, o que responde a 50% do tributo.

Essa isenção no IPVA para carros elétricos e híbridos é limitada em 103 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente a cerca de R$ 3.500.

Uma vantagem na cidade de São Paulo, é que esses veículos não participam do rodízio.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eduardo 1 de janeiro de 2024

2024 Atualização

Podem tirar o Paraná da lista.
Aqui o IPVA é igual ao dos demais agora.
Nenhuma fala do governador, nenhuma proposta, nada.
Apenas a cobrança de impostos.

Avatar
paulo cesar Oliveira 13 de outubro de 2023

Enquanto os pobres pagam IPVA de seus carros populares os ricos são isentos de pagamento e assim o rico fica mais rico e o pobre cada vez mais pobre.

Avatar
MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS 17 de outubro de 2023

Na verdade a isenção de impostos dá oportunidade a todos, o problema é que ao invés de lutarem por isenção nos impostos dos carros a combustão, o pessoal quer colocar impostos no carro que atualmente não tem. Eu uso para rodar no Uber, simplesmente se eu tiver que pagar IPVA, eu vou repassar esse valor para o passageiro, simplesmente não vou aceitar corridas de 5,50 e vários outros motoristas farão isso. Consequentemente, as pessoas vão acabar gastando mais, ficando ainda mais pobre.

Avatar
paulo cesar 18 de outubro de 2023

concordo sim com o beneficio para uso profissional .

Avatar
Sinival 19 de outubro de 2023

Olá Autopapo
Creio ter ocorrido um equívoco na informação, pois no Paraná a isenção em 2022 é apenas para veículos elétricos, conforme Capítulo V, art 17 da Resolução SEFA 135/2021:
“- Veículo Elétrico: equipados unicamente com motor elétrico para propulsão, até 31 de dezembro de 2022. Informação importante: A isenção é válida para automóveis totalmente elétricos. Os híbridos ou flex não tem direito à isenção (inciso XI);”

Avatar
Sinival 19 de outubro de 2023

Corrigindo: Isenção em 2023 e não 2022 como mencionei no comentário anterior

Avatar
Andre 16 de novembro de 2023

Esse senso de vitimismo que afeta a população pobre. Vamos parar de focar no que o rico paga ou não e cobrar esses parlamentares melhores condições para veículos mais simples.

Avatar
gidelson 28 de dezembro de 2023

a culpa e dos estado que nao criam leis de insentivam e reduzem os ipva para todos os veiculos nao apenas, eletricos e hobridos.

Avatar
Alimonde Sousa 12 de outubro de 2023

Infelizmente o Rio Grande do Norte como publicado, não possui isenção alguma para veículos híbridos.

Avatar
Deixe um comentário