IPVA de veículos novos será suspenso em São Paulo

Secretário da Fazenda e Planejamento será o responsável por autorizar e determinar novos prazos para o pagamento do imposto

IPVA 2020 MS: calendário de pagamento, condições para desconto, como consultar débitos antigos e destinação.
PL aprovado na Alesp não isenta os proprietários de veículos, apenas adia o pagamento do IPVA (Foto | Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Publicado em 09/07/2020 às 10h50

Com a suspensão dos atendimentos presenciais do Detran, em virtude da pandemia de Covid-19, os veículos zero não estão sendo emplacados, o que impossibilita o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para evitar multas e outras situações excepcionais que possam surgir, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 424/2020, de autoria do governador, que permite a prorrogação ou suspensão dos prazos de pagamento de IPVA de veículos novos em situações extraordinárias.

A aprovação do projeto se deu em sessão extraordinária da Alesp ocorrida em ambiente virtual presidida pelo deputado Cauê Macris (PSDB), presidente da Alesp, com 80 votos favoráveis e nenhum contrário.

LEIA MAIS

De acordo com o projeto, caberá ao Secretário da Fazenda e Planejamento autorizar a suspensão ou prorrogação dos prazos do imposto. Não se trata de dispensa do pagamento do IPVA de veículos novos, e sim de adequação ao momento de pandemia.

Para a deputada Leticia Aguiar (PSL), o projeto é adequado. “Entendo ser um assunto muito importante para a população, haja vista esse período de calamidade pública”. Porém, alguns parlamentares sugeriram que o assunto continue a ser debatido na Casa.

Os deputados Sargento Neri (Avante) e Adalberto Freitas (PSL) haviam protocolado uma emenda de plenário onde pedem a prorrogação da taxa de vistoria semestral dos veículos de transporte escolar. “Esses profissionais estão sem trabalhar durante a pandemia”, ressaltou Neri.

O líder do governo na Alesp, deputado Carlão Pignatari, solicitou aos autores a retirada da emenda e afirmou que solicitará essa prorrogação administrativamente ao presidente do Detran. “Eles não trabalharam no primeiro semestre. É um pleito justo”, declarou Pignatari.

carinho de brinquedo sobre moedas indicando pagamento de impostos de veículos como ipva
Pagamento do imposto segue necessário. A medida apenas altera o prazo

Foto | Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Patricia Pereira de Carvalho 17 de fevereiro de 2021

E quem já pagou, faz oque ? Por que não recebi desconto algum no.meu IPVA21

Avatar
Deixe um comentário