Reforma tributária: confira o que mudará no IPVA e o que é fake news

O texto da reforma ainda não foi finalizado e segue para votação no senado, nele já incluem informações sobre o IPVA

renault kwid e tech recarregando em shopping
Veículos elétricos e híbridos pagarão menos (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/07/2023 às 14h02
Atualizado em 11/07/2023 às 16h00

A reforma tributária que vem sendo tocada pelo Governo Federal está gerando polêmicas nas redes sociais e é alvo de fake news. Um dos tópicos que está na reforma é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que agora abrangerá novos tipos de veículos e terá reduções para carros com baixas emissões.

Até o momento do fechamento dessa matéria, o texto da Reforma Tributária foi aprovado apenas na Câmara dos Deputados. Agora ele segue para o Senado, onde poderá sofrer mudanças. Confira o que está no texto aprovado:

VEJA TAMBÉM:

IPVA verde

byd dolphin carro eletrico recarga 1
Quanto menor o impacto ambiental do carro, menor será a alíquota, carros a combustão com alguns anos nas costas continuarão do jeito que estão (Foto: BYD | Divulgação)

Esse assunto é o que foi alvo da maior quantidade de fake news. Publicações em redes sociais tratam o IPVA verde como algo retroativo que subiria o valor do tributo para carros antigos, prejudicando quem não pode comprar um carro novo menos poluente.

O texto da reforma tributária sugere alíquotas menores para carros movidos a combustíveis renováveis (etanol, biodiesel e biogás), híbridos e elétricos. Carros apenas à gasolina e diesel terão um IPVA “cheio”, como já ocorre atualmente em estados que dão descontos para híbridos e elétricos.

Medidas estatais como a isenção após uma certa idade do veículo não foram citadas. Em São Paulo, por exemplo, carros com mais de 20 anos não pagam o IPVA. Vai caber ao estado se continuarão fazendo isso.

IPVA de jatinhos, iates, helicópteros e outros

embraer praetor 600 jato executivo jatinho aviao
Aviação executiva e embarcações particulares terão que pagar o tributo (Foto: Embraer | Divulgação)

Uma das criticas recorrentes ao sistema tributário brasileiro é como ele beneficia pessoas ricas com isenções enquanto pessoas com renda menor têm que pagar mais tributos. Um exemplo disso é como os jatinhos particulares, jet-skis, lanchas e outros bens de valor alto eram isentos de tributos.

Segundo a reforma tributária, veículos aquáticos e aéreos passarão a ter que pagar o IPVA. Existem exceções para aeronaves agrícolas e certificadas para prestar serviços aéreos a terceiros; embarcações de pessoa jurídica com outorga de serviços de transporte aquaviário; embarcações de pessoa física ou jurídica que pratique pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência; plataformas que se locomovam na água sem reboques (como navio-sonda ou navio-plataforma) e tratores e máquinas agrícolas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário