IPVA SP pode ser pago no Pix; confira como NÃO cair em golpes

Até o final de 2023, também será possível pagar por Pix a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e o primeiro registro de veículo

Apenas quem optar por pagar o IPVA 2022 RJ em uma parcela será beneficiado com o desconto
Atenção! A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR code para pagamento de débitos de seu veículo (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 03/11/2023 às 17h03

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), oferece aos proprietários de veículos mais uma possibilidade de pagamento do IPVA. O imposto agora pode ser quitado via Pix, facilitando inclusive a regularização do IPVA em atraso.

VEJA TAMBÉM:

Com a nova modalidade, o cidadão passa a poder recolher o IPVA por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os desbancarizados e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.

Como pagar o IPVA por Pix?

Para utilizar a modalidade Pix para pagar o IPVA, é necessário acessar a página do portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code que servirá para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira.

Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará.

Como evitar golpes ao pagar o IPVA SP via Pix

Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Fique atento e evite fraudes, a Secretaria da Fazenda e Planejamento não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR code para pagamento de débitos de seu veículo. Cabe exclusivamente ao cidadão promover a emissão do QR code no site indicado para quitação dos débitos de seu veículo.

A modalidade Pix está sendo implementada inicialmente para o pagamento do IPVA de veículos já registrados no Estado de São Paulo. Até o final do ano de 2023, também será possível pagar a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no Estado, pagando os respectivos débitos.

Os métodos tradicionais para o pagamento do imposto continuam válidos normalmente. Além do Pix, para efetuar o pagamento do IPVA basta informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) na rede bancária credenciada e realizar o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento.

O pagamento do IPVA SP pode ser feito também pela internet, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. Outras opções são realizar a quitação do imposto em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Em São Paulo, carros com 20 anos ou mais de fabricação são isentos do pagamento do IPVA. Boris comenta o assunto. Confira:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário