Cinco itens de carros de luxo que veremos nos populares em breve

Carros de luxo sempre ditam o que virá aos nossos carros mais simples, tentamos adivinhar quais chegarão em breve

peugeot 208 1 0 style 2023 cinza frente parado
Airbags, ABS e faróis de LED já foram luxo, hoje está em carros de entrada (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/10/2023 às 09h02
Atualizado em 01/10/2023 às 14h59

Já se foi o tempo onde os veículos de entrada traziam apenas os bancos, vidros e um motor, onde até o ar quente era opcional. Hoje os carros populares são bastante recheados de itens que no passado eram relegados a carros de luxo.

Os airbags e o sistema antitravamento dos freios (ABS) são obrigatórios em todos os carros no Brasil. Esses equipamentos foram usados pela primeira vez no Mercedes-Benz Classe S, o píncaro do luxo alemão.

VEJA TAMBÉM:

Hoje, os modelos premium estão cada vez mais recheados de tecnologias novas. Realizamos um exercício de imaginação para prever quais desses equipamentos virão para os carros de entrada nos próximos anos.

1. Faróis e lanternas full-LED

fiat fastback limited edition powered by abarth 2024 branco banchisa detalhe farol full led ligado
Os faróis de LED iluminam mais consumindo menos (Foto: Fiat | Divulgação)

Os faróis estão em constante evolução. No início eram meras lamparinas, hoje já existem carros que usam laser. Nos anos 2000 a novidade nos compactos eram os de superfície complexa.

Os carros de entrada pularam a tecnologia do xenônio, que era cara e complexa. Eles irão direto para os faróis de LED, que são mais potentes e baratos de fazer. Além de consumir menos energia, o que ajuda nos testes de emissões por poupar o alternador.

Os LEDs já estão aparecendo em compactos, como o Volkswagen Polo, Fiat Strada e Peugeot 208. Em populares ele ainda está relegado a luz diurna, como ocorre no Renault Kwid, mas não deve demorar a ser usado em todo o conjunto ótico.

2. Alerta de ponto cego

chevrolet montana rs 2024 retrovisor com sensor alerta de ponto cego
Esse alerta usa um sensor similar ao de estacionamento (Foto: Chevrolet | Divulgação)

De todos esses novos sistemas e sensores de segurança, o alerta de ponto cego é um dos mais simples de ser aplicado. Uma forma é utilizando sensores ultrassónicos, como os de estacionamento, que detectam a presença de carros ou motos perto da traseira do veículo.

Em carros de luxo esse sistema usa sensores mais sofisticados. Porém a versão mais simples pode já aparecer em carros de entrada sem grandes aumentos no preço final.

Se não quiser esperar, já existem alertas de pontos cegos paralelos no mercado de acessórios.

3. Conjuntos híbridos

Plataformas carros híbridos Stellantis
Stellantis e VW já confirmaram híbridos nacionais (Foto: Stellantis | Divulgação)

Por enquanto, apenas a Toyota e a Caoa Chery produzem carros híbridos no Brasil. Mas não tarda às líderes de nosso mercado entrar na onda da eletrificação.

A Stellantis e a Volkswagen já anunciaram que terão modelos híbridos flex feitos localmente. A tecnologia que deverá chegar antes em nossas linhas de montagem é a dos híbridos leves com sistema de 48 volts.

Segundo fontes do AutoPapo, o sucessor do Fiat Argo terá essa tecnologia. A Stellantis já mostrou o sistema aplicado à plataforma do SUV compacto Pulse.

Na Europa, a montadora italiana já oferta esse tipo de sistema no Panda aliado ao motor 1.0 Firefly e ao câmbio manual. Isso demonstra que mesmo os nossos carros populares poderiam ser eletrificados.

Os híbridos leve estão virando padrão em carros de luxo. Esse conjunto é mais simples que os híbridos tradicionais e já trazem ajuda na economia em uso urbano.

4. Câmeras com visão de 360°

nissan versa exclusive 2024 camera 360
SUVs e sedãs compactos já trazem o equipamento, o próximo passo são os populares (Foto: Nissan | Divulgação)

A câmera de ré já é realidade nas versões intermediárias e de topo dos carros compactos. A Nissan e a Renault já ofertam sistemas com visão de 360° em seus SUVs compactos.

Com as janelas cada vez menores e os consumidores apreciando a ajuda das câmeras, não tarda aos carros populares contarem com o recurso.

5. Pacote ADAS

honda city touring 2023 detalhe painel de instrumentos frenagem autonoma de emergencia
Frenagem autônoma de emergência, assistente para manter na faixa e outros assistentes ativos estão se popularizando (Foto: Honda | Divulgação)

Os sistemas ativos de segurança já fazem parte das notas de crash tests e estão presentes até em carros de entrada na Europa. Se nosso mercado continuar seguindo as tendências ditadas no velho continente, o pacote ADAS chegará aos nossos populares.

Para quem não conhece, a sigla ADAS é dada ao conjunto de equipamentos como cruise control adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente para permanência em faixa. Outros equipamentos podem fazer parte do pacote, mas esses são os principais.

Em carros de luxo o pacote ADAS costuma combinar câmeras e radar. Hoje existem sistemas que usam apenas as câmeras, por um custo menor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário