Jaguar I-Pace é o vencedor do prêmio Car of the Year 2019

Modelo elétrico inglês obtém a mesma pontuação do Alpine A110 e fatura o troféu por meio de critério de desempate

Jaguar I-Pace
Por AutoPapo
Publicado em 04/03/2019 às 21h00
Atualizado em 04/03/2019 às 23h52

Fim do mistério: Jaguar I-Pace foi eleito “Car of the Year 2019” (Carro Europeu do Ano, em tradução livre). Trata-se de um dos prêmios mais importantes da indústria mundial, concedido por um júri de 60 jornalistas de 23 países do Velho Continente. Os jurados avaliam quesitos como design, conforto, segurança, economia, manuseio, desempenho, funcionalidade, requisitos ambientais, satisfação do motorista e preço. Inovação técnica e relação custo-benefício são fatores decisivos na votação.

Neste ano, a eleição foi marcada por um feito inusitado: o Jaguar I-Pace empatou com outro competidor, o Alpine A110. Os dois modelos somaram exatos 250 pontos nos votos dos jurados. Como as regras não permitem que dois veículos recebam o prêmio, os organizadores recorreram ao critério de desempate. Desse modo, o modelo inglês se tornou o Car of the Year 2019 porque superou o rival francês em número de notas máximas: 18 contra 16. O resultado foi anunciado na véspera do Salão do Automóvel de Genebra.

Jaguar I-Pace foi eleito o Car of the Year 2019 por um júri de 60 jornalistas de 23 países europeus

Além do Jaguar I-Pace e do Alpine A110, outros cinco finalistas ao concorreram ao Car of the Year 2019. Todos eles foram lançados ao longo do último ano no mercado europeu. Estar no mercado daquele continente há, no máximo, 12 meses, é um critério básico para participar da eleição.

Curiosamente, o Kia Ceed, que ficou em terceiro lugar, teve uma votação parelha com os dois primeiros: obteve 247 pontos. A nova geração do Ford Focus, terminou em quarto lugar, com também expressivos 235 pontos. Citroen C5 Aircross e Peugeot 508 vieram na sequência, com 210 pontos e 192 pontos, respectivamente. O novo Mercedes-Benz Classe A foi o sétimo, com 116 pontos.

Prêmio Car of the Year é concedido à Jaguar pela primeira vez na história

A eleição Car of the Year é realizada anualmente desde 1964. Curiosamente, a Jaguar nunca havia faturado o primeiro lugar: esse feito só aconteceu agora, em 2019, com o I-Pace. Coincidência ou não, o modelo é o primeiro elétrico da história da marca inglesa.

Os organizadores Car of the Year 2019 declararam o Alpine A110 um “vice-campeão moral”. Eles destacaram, porém, que o protagonista I-Pace é um carro totalmente elétrico, que não emite gases poluentes. Isso parece ter sido o diferencial do modelo na visão dos jurados.

O Jaguar I-Pace é equipado com  baterias de íons-lítio de 90 kWh, capazes de lhe dar autonomia de até 480 quilômetros.  O tempo total de recarga é de 12 horas. Entretanto, uma carga rápida de 40 minutos já permite percorrer cerca de 100 quilômetros.

Além, de ecológico, o conjunto de baterias e motor elétrico dá ao I-Pace um desempenho esportivo. Segundo o fabricante, o modelo é capaz de acelerar de 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Não chegar a ser um número surpreendente, considerando-se que ele desenvolve 394 cv de potência e 71 kgfm de torque.

Confira a galeria de fotos do vencedor do Car of the Year 2019:

Fotos Jaguar | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário