Hyundai e Kia colocarão painel solar em carros

Tecnologia será implementada a partir de 2020 e também vai aparecer sobre tetos e capôs de veículos com motores a combustão

shutterstock 199805963
Por AutoPapo
Publicado em 01/11/2018 às 09h00
Atualizado em 01/11/2018 às 10h21

O Grupo Hyundai divulgou, hoje (31), que a Hyundai e a Kia passarão a instalar painel solar em carros, segundo reportou o site americano Autoblog. O objetivo das marcas é de aumentar a eficiência e autonomia, e diminuir as emissões dos veículos. Novidade será implementada a partir de 2020.

painel solar nos carros

O painel solar nos carros será instalado sobre os tetos ou capôs. A tecnologia não será limitada aos modelos híbridos e elétricos, mas também nos com motores a combustão. A companhia está desenvolvendo três tipos diferentes de painéis solares e sistemas de carregamento.

A primeira geração será de painéis de silicone, instalados sobre o teto de carros híbridos. O sistema será capaz de carregar entre 30% e 60% da bateria, por dia, mas dependerá de condições climáticas. Esse equipamento já poderá começar a aparecer nos veículos em 2020.

Em um segundo momento, será utilizado um painel solar nos carros que é semitransparente, sendo, também, um teto solar. Esse equipamento será capaz de carregar carros elétricos ou a bateria de um veículo com motor a gasolina.

O terceiro tipo de painel solar nos carros está sendo testada atualmente, e aparecerá sobre os tetos e nos capôs. Entretanto, o Grupo Hyundai não divulga mais informações sobre ele.

“No futuro, vários de tipos de tecnologias de geração de energia, incluindo os sistemas de carregamento solar, serão conectados a veículos”, disse o vice-presidente de engenharia e design da empresa. “Isso permitirá que eles deixem de ser um dispositivo passivo que consome energia e se transformem em uma solução que gera energia ativamente.”, continuou ele.

Não é a primeira vez que se fala do uso do painel solar nos carros. Já existem sistemas do tipo disponíveis, embora eles ainda sejam de uso limitado e custo elevado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSÉ LEMOS 1 de novembro de 2018

Lembro-me do MAZDA 929, na década de 90, tinha o teto solar com painel solar que armazenava energia em uma bateria, a qual alimentava, se não me engano, quatro exaustores de pequeno porte, que ajudavam a retirar o ar quente do interior do veículo quando estacionado. Não era um ar condicionado, porém quando o carro ficava estacionado sob o sol durante muito tempo, o sistema funcionava muito bem, e realmente quando se retornava ao veículo a temperatura era bem mais baixa que num outro sem o equipamento.

Avatar
Deixe um comentário