Kia lança nova geração do monovolume Carnival no Brasil

Modelo chega em versão única, com mais equipamentos, espaço para oito ocupantes, motor V6 3.5 e preço de R$ 479.990

kia carnival frontal lareral
Design ganhou elementos dos SUVs, como o capô mais horizontal (Foto: Kia | Divulgação )
Por AutoPapo
Publicado em 24/08/2021 às 17h37
Atualizado em 11/08/2022 às 16h02

A Kia Carnival acaba de lançar no mercado brasileiro a quarta geração da minivan Carnival. Totalmente renovado, o modelo agora adota a nova plataforma de médio porte da marca. O monovolume já está à venda no mercado brasileiro, em versão única, pelo preço sugerido de R$ 479.990.

VEJA TAMBÉM:

O design da nova Kia Carnival mostra inspiração em SUVs (que surpresa), mas o interior mantém as soluções típicas de monovolumes, entre as quais as três filas de bancos, com acomodação para oito pessoas, e diversos nichos de armazenamento para objetos.

Comparada com a geração anterior, a minivan apresenta um balanço dianteiro mais curto, com a base da coluna “A” movida para trás, para criar um capô mais longo. O design externo da Carnival ainda traz elementos como “teto em ilha”, com as colunas A e B escurecidas, e grade ao estilo “nariz de tigre”, já tradicional nos veículos Kia. As rodas têm 19 polegadas e design exclusivo.

Maior por dentro e por fora

Já o aumento da distância entre-eixos em 30 mm (a medida total é de 3.090 mm) contribui para oferecer maior espaço interno. A Kia Carnival também ficou 10 mm mais larga (1.995 mm) e 40 mm mais comporta (5.155 mm). De acordo com o fabricante, isso permitiu ampliar a área para os passageiros da terceira fila.

O espaço para bagagem também é amplo. A Kia informa que Carnival oferece um máximo de 2.905 litros (VDA, configuração de três filas) de volume. Atrás dos assentos da terceira fila, são 627 litros (até as bordas superiores das costas dos bancos). A abertura do porta-malas tem acionamento elétrico.

Sistema multimídia da Kia Carnival

No interior, a nova Kia Carnival traz duas telas de 12,3 polegadas no painel: uma para os instrumentos e outra para sistema de entretenimento, sensível ao toque.  O sistema oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, integrados com reconhecimento de voz e permite que os usuários conectem dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo.

Os controles do sistema de climatização também deram lugar a um painel tátil. Por sua vez, a alavanca de marchas deu lugar a um seletor circular, liberando espaço no console central.

kia carnival interior painel

Motor V6 e suspensão independente

Na parte mecânica, a Kia Carnival manteve o motor V6 a gasolina, mas a cilindrada cresceu para 3,5 litros. A potência é de 272 cv, e o torque, de 33,8 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades. O sistema de suspensão manteve a arquitetura independente do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira, mas o fabricante revisaram toda a geometria do sistema.

A Kia afirma que, com as mudanças, a Carnival ganhou tanto em estabilidade quanto em suavidade ao rodar. Por sua vez, a direção com assistência elétrica ficou mais direta.

Equipamentos da Kia Carnival

A nova Carnival também exibe mais itens de segurança. Além dos sete airbags, o veículo oferece equipamentos de direção semiautônoma. Um deles é o assistente para prevenção de colisão frontal, com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos.

Há ainda assistente ativo para prevenção de colisão por ponto cego, incluindo saídas paralelas; monitor de ponto cego; assistente de farol alto; controlador de velocidade automático adaptativo com Pare e Siga em congestionamentos; assistente  de centralização na faixa de rodagem; assistente de permanência na faixa de rodagem e câmeras de visão 360°.

Outro recurso é o assistente de saída em segurança, que impede que as portas traseiras se abram se o sistema detectar um carro se aproximando por trás em qualquer um dos lados. Essas portas são deslizantes  e têm acionamento elétrico. E o assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado ajuda a evitar colisões com veículos que cruzam pelos lados esquerdo e direito durante a marcha à ré.

Com os mesmos 5 anos de garantia ou 100 mil km de toda a linha de passeio da marca, a nova Kia Carnival oferece sete opções de cores externas: branco neve perolizado, cinza pantera metálico, preto aurora perolizado, azul profundo metálico, azul astral, prata cerâmica metálico e vermelho chama metálico. Internamente, são três as combinações de cores possíveis: preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ksgdkc 25 de agosto de 2021

E u queria ter uma RAM so que agora quero ter a kia???

Avatar
Ivahi ferreira lima 25 de agosto de 2021

Ola eu sou pai de 5 filhos esse carro e ideal para minha família…

Avatar
Éder coldo parmezan 25 de agosto de 2021

Tem carros muito melhores por este absurdo de preço

Avatar
Cleber 24 de agosto de 2021

Sonho de consumo, mas só sonho mesmo.

Avatar
basuca@gmail.com 24 de agosto de 2021

Meu sonho, um Kia por meio milhão…. Sem lógica.

Avatar
Amoreiras 24 de agosto de 2021

Muito lindo ???

Avatar
Davi 24 de agosto de 2021

Multolega mas e muito caro mas tanbe e uma van??? mas não posso copra????

Avatar
David 25 de agosto de 2021

Gente e muito caro mas não posso deixar a ter sonhos ??????? talvez eu compro?????? mas eu só ganho com ????mas só não ganho com ☘☘☘☘??????????????✌✌✌✌✌✌✌

Avatar
Deixe um comentário