Kia Stonic: é lançado o híbrido mais barato do Brasil

A Kia está iniciando uma nova fase no Brasil com mais modelos eletrificados. O carro-chefe é o SUV compacto Stonic, com conjunto híbrido-leve

kia stonic cinza com teto amarelo frente parado
O SUV compacto traz estilo mais esportivo e se destaca pelo teto colorido (Foto: Kia | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/11/2021 às 17h24
Atualizado em 11/08/2022 às 16h01

Os carros 100% elétricos estão se popularizando nos EUA e na Europa, mas a infraestrutura para esse tipo de veículo no Brasil ainda é limitada. Por outro lado, os híbridos ainda são abastecidos nos postos de gasolina e vêm ganhando espaço no nosso país. A Kia lançou agora o seu primeiro híbrido, o SUV compacto Stonic.

O Kia Stonic compartilha a plataforma GB com o hatch Rio e possui um porte similar ao do Hyundai Creta. Ele traz um estilo esportivo e se destaca pela opção de teto colorido, como o amarelo que vemos nas fotos.

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O Stonic é apenas o primeiro híbrido da Kia no país, que promete trazer outros. José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, diz que esse modelo é o início de uma nova fase da marca no país. Junto dele virá um aumento no portfólio de veículos eletrificados.

Preço do Kia Stonic

O Stonic vem em versão única, a SX, e possui preço de R$ 149.990. Os únicos opcionais são as pinturas metílicas e perolizadas, por R$ 2.5000, ou a pintura em dois tons, por R$ 4.300. São seis opções de cores em ton único e mais sete opções de pintura bicolor, uma oferta bastante generosa de opções para o consumidor que quer sair da mesmice.

Por esse valor o SUV híbrido traz ar condicionado digital com uma zona; faróis de neblina em LED; rodas de liga leve aro 17; chave presencial; sensor de pressão dos pneus; central multimídia com tela de 8 polegadas; Android Auto e Apple Car Play com fio; seis airbags; assistente de partida em rampa; controle de tração e estabilidade; e câmera de ré.

Trem de força híbrido e consumo

kia stonic cinza com teto amarelo traseira em movimento
Graças ao sistema híbrido, o consumo urbano é levemente menor que o rodoviário

Para mover esse SUV compacto está o motor 1.0 turbo com injeção direta que já equipa a linha nacional da Hyundai. Auxiliando o motor está um conjunto híbrido leve de 48 volts. O 1.o turbo sozinho produz 118 cv e 17,1 kgfm, a força combinada é de 120 cv e 20,4 kgfm. O cambio é de dupla embreagem com sete velocidades.

Esse sistema híbrido é mais simples, leve e barato que o usado pelo Toyota Corolla. Ele pode desligar o motor à combustão completamente no modo velejar, que é ativado em situações de baixo esforço como manter velocidade em vias planas. O sistema híbrido auxilia o motor 1.0 turbo quando é exigido mais força ou em descidas.

Com esse auxílio do sistema híbrido o Kia Stonic consome menos combustível na cidade que na estrada: são 13,3 km/l no ciclo urbano e 13,2 km/l no ciclo rodoviário segundo o teste padronizado do Inmetro. O tanque de combustível é de 45 litros.

Medidas do Kia Stonic

kia stonic cinza com teto amarelo detalhe do teto
A pintura bicolor traz uma divisão diferenciada no teto

O estilo esportivo do Stonic cobra seu preço nas medidas que interessam aos compradores interessados no espaço interno. O entre-eixos é de 2,58 m, 3 cm menor que o do Hyundai Creta. Uma diferença pequena que pode impactar no espaço para as pernas no banco traseiro.

Mas a maior perda é no porta-malas: são apenas 325 litros de capacidade. São quase 100 litros a menos que o Creta. Com o banco traseiro rebatido o volume total é de 1.103 litros. O peso do Stonic é de 1.256 kg, mostrando o trunfo da leveza desse tipo de sistema híbrido.

Fotos: Kia | Divulgação

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14 Comentários
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Ppfesta.plus 4 de dezembro de 2021

Por R$150.000,00 …faltou
– freio de estacionamento por acionamento eletrônico

– espelho fotocromico

– lanternas traseiras em led

Entre outras coisas

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João Paulo 30 de novembro de 2021

Um híbrido que faz 13km/l com motor 1.0 por 150k? Não obrigado….
Meu Fusion Hybrid 2.0 de 190cv 24,5kgfm na potência combinada, além de muito mais completo que esse projeto de carro, muito mais potente e faz 16.5km/l em média. Se eu pego estrada indo de boa entre 90 e 100 faz fácil 19-20km/l…
Hoje, até os 200k, o único híbrido que tô vendo como vantagem em trocar o fusion é o Corolla… Depois só o Volvo XC40 PHEV que aí sim tem equipamentos equiparaveis ao fusion mas passa dos 250k…

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Ppfesta.plus 4 de dezembro de 2021

Outros tempos…

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Humberto 13 de abril de 2022

Pensei a mesma coisa, meu virtus 1.0 TSI faz 15,5 na estrada com ar condicionado ligado, já o corollacross faz 15km/l ambos na gasolina.

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Alex 28 de novembro de 2021

Pensei que carros que tivessem a característica de híbrido fossem mais económicos, fazendo perto de 20Km/L. Tem vários a combustão que são bem mais económicos que esse, e são menos caros, ofertando muito mais conforto e equipamentos de série.
Sei não!…

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Ricardo 28 de novembro de 2021

Híbrido leve…com autônomia de carro 1.0… isso só pode ser uma piada, uma falta de respeito ao brasileiro. Meu Toyota prius faz 23km/litro, isso sim é híbrido de verdade…o resto é pra enganar trouxa.

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benedito 28 de novembro de 2021

estão achando que no Brasil so tem milionário, versões mais fraca e muito muito caras.
híbrido tem que fazer no mínimo o dobro de um carro so combustão, então 20 a 25km no mínimo.
o lobby do petróleo não vai deixa esses carros entra fácil no Brasil com precos competitivo e motor de consumo melhor, principalmente impostos e taxas e impostos de mão de obra.

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Mauro 25 de novembro de 2021

Consumo altíssimo!! Nem parece híbrido!! O meu Ka 1.0 3cil. Faz 15km/l na cidade, para começar a valer a pena tem que fazer acima de 20km/lt

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Junior 25 de novembro de 2021

Kkk econômico isso, da onde

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Gabriel 24 de novembro de 2021

13km na cidade é tão baixo. Meu yaris 1.5 faz 14 na cidade andando em. Baixa rotação. Por ser híbrido deveria fazer pelo menos uns 15 a 16km na cidade. Péssimos números

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Maluco B 24 de novembro de 2021

Números do Inmetro. Se vc considerar que seu Yaris no Inmetro faz 9,9 km/l com gasolina na cidade, o Stonic é muito mais econômico. Provavelmente com sua maneira de conduzir vc conseguira uma média muito melhor.

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Ppfesta.plus 4 de dezembro de 2021

Maluco por carro ne…esse sim entende…
Não da pra comparar o consumo de um ka flex…com outro carro de tecnologia diferente…
Mesmo que compare laranja com mexerica havera diferença…
A mexerica tem gomos…casca sai facilmente…já a outra…!!!

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Rogério 24 de novembro de 2021

Fui ver o Stonic, como sempre a ganância em primeiro lugar..nem retrovisor fotocromico tem, além de ser plástico duro em toda cabine, banco parcialmente couro..além do que, conforme dito pelo vendedor, o preço anunciado é mera sugestão…preço ofertado real é 160mil

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Christiano Chaddad 24 de novembro de 2021

Para variar tudo que vem para o Brasil vem “piorado”…

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