Lancia Delta HF sobrevive nos games 30 anos após aposentadoria

Hatch que nasceu para ser um carro de massa, mas se tornou um dos italianos mais vitoriosos da história do esporte a motor

lancia delta hf integrale vermelho em derrapagem controlada
O Lancia Delta foi um verdadeiro lobo em pele de cordeiro (Foto: Lancia | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 17/03/2024 às 11h03

Quando falamos de carros italianos, não há como não citar italianos da Ferrari, Lamborghini e Alfa Romeo. Claro que nessa conta também entra a Maserati como lendas como o o cupê Ghibli, assim como os alucinantes Lancia Stratos e 037.

VEJA TAMBÉM:

Mas o carro italiano mais cascudo foi um hatch de quatro portas, que nasceu com meros 85 cv. Esse carro é o Lancia Delta, uma espécie de Golf piemontês, que nasceu para ser um automóvel de volume, mas se tornou um verdadeiro doutrinador no Mundial de Rali (WRC), com quatro dos cinco títulos da Lancia.

A primeira (e verdadeira) geração do Delta foi lançada em 1979, com linhas assinadas pelo gênio Giorgetto Giugiaro e ficou em linha até 1994. Ao longo de sua trajetória o Delta teve sete motores, três caixas de marcha e opção de tração dianteira e integral. E a combinação do motor 831, com um turbocompressor e um sistema de tração nas quatro rodas transformou o hatch em um supercarro.

lancia delta hf integrale evoluzione group a carro de rally
O Delta HF conquistou quatro títulos do WRC e se tornou uma lenda (Foto: Lancia | Divulgação)

O ponto alto deste Lancia foi o Delta HF Integrale Evoluzione, lançado em 1991. Seu motor entregava 212 cv e 31 kgfm de torque, combinado com transmissão manual e tração integral. Bitolas alargadas, barra de amarração, suspensão independente de alta performance. Um pacote que fazia do Delta um carro capaz de intimidar esportivos de silhuetas mais esguias.

O carro ficou em linha por 15 anos, quando foi substituído pela inexpressiva segunda geração. A terceira tentativa foi ainda mais frustrante, uma arremedo do Fiat Bravo. Mas o Delta ainda sobrevive nos games.

Lancia Delta nos games

Um dos games de corridas mais legais já produzidos deu protagonismo ao Delta em 1994. Sega Rally Championship chegou para fliperamas e colocou o Delta para duelar com outra lenda do WRC, o Toyota Celica GT-Four.

sega rally championship arcade sega saturn2
Em Sega Rally, Delta e Celica duelam em estágios insanos, que fizeram desse título um dos melhores games de corridas de todos os tempos

Sega Rally se tornou um clássico e até hoje é um game venerado devido a sua excelente jogabilidade e pela raridade. O título teve edições para Sega Saturno e Windows 95.

O Delta também foi adicionado em jogos como Need For Speed: Most Wanted, de 2012, assim como em Gran Turismo 5, GT6, GT Sport e Gran Turismo 7.

O Delta S4, versão desenvolvida para para o Grupo B, também está nos games. Esse bólido com motor deslocado para trás do banco do piloto despejava nada menos que 490 cv nas rodas e uma carroceria de apenas 890 kg.

Dominar essa fera é possível em games como Dirt 4 e Dirt Rally 2.0, da Codemasters, assim como Gravel, da Milestone. Mas uma coisa é certa, este carro é uma insanidade até mesmo no videogame.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário