Lexus aposentou retrovisores e instalou câmeras no lugar

É a primeira vez que um carro com a tecnologia chegará ao mercado - o Lexus ES será vendido no Japão a partir de outubro

20180912 01 03 1
Por AutoPapo
Publicado em 12/09/2018 às 19h45

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, aposentou retrovisores em seu novo ES 2019. No lugar deles, a japonesa instalou câmeras. É a primeira vez que um carro de produção faz a mudança, como reportou o Autoblog.

A novidade aparece apenas no mercado do Japão. As câmeras filmam os entornos do carro e transmitem as imagens para uma tela de cinco polegadas instalada no interior. As telas ficam na altura dos retrovisores, na base da coluna A.

É a primeira vez que um carro com a tecnologia chegará ao mercado - o Lexus ES que aposentou retrovisores será vendido no Japão a partir de outubro.

Tal configuração pode fazer as câmeras parecerem um tanto desnecessárias, já que a tela se encontra quase na mesma posição em que um espelho ficaria. De qualquer forma, a tecnologia é pioneira a nível global.

A razão por trás da escolha seria uma melhoria na resposta aerodinâmica do veículo. As câmeras podem ser menores do que um espelho, apesar de terem um formato semelhante ao de retrovisores comum. A simples redução de tamanho seria suficiente para diminuir a resistência contra o ar e reduzir o consumo de combustível.

Além disso, a Lexus afirma que aposentou retrovisores para, também, se livrar dos problemas com neve e chuva. As precipitações limitam, com frequência, a visibilidade através dos espelhos. Com as câmeras conectadas a uma tela no interior, isso não ocorreria.

Adicionalmente, os pequenos dispositivos reduziriam o ruído de atrito contra o ar. A montadora também desenvolveu um recurso onde a imagem nas telas é aumentada quando o motorista ativa a seta. Quando a ré é engatada, as câmeras também melhoram as imagens de acordo.

Uma das razões pela qual a nova tecnologia só vai aparecer no Japão é a legislação. Por enquanto, apenas algumas localidades permitem a circulação de carros sem retrovisores. A Europa está entre eles. O Lexus ES será lançado no Japão em outubro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nelson Carrico Filho 24 de fevereiro de 2024

Até que enfim alguém teve uma idéia que preste; há anos, pelo menos no BRASIL, o descaso com a retrovisão sempre foi um abuso. Podem se conter nos dedos de uma única mão os veículos que tenham área de retrovisão adequada. A esmagadora maioria das montadoras estão fazendo carros com área de visibilidade traseira cada vez menor. E essa aberração é bem mais antiga que se possa imaginar: o primeiro carro que eu me lembro foi o primeiro GOLF lá nos idos anos 70. Este item deveria serr de série em todos os carros do mundo. Mas por aqui talvez só no próximo século.

Avatar
Anônimos 1 de outubro de 2018

Parece um dick

Avatar
Heribaldo dos Santos Júnior 15 de setembro de 2018

Muito bom esse carro , o Brasil deveria de apostar mais em carros híbridos

Avatar
Deixe um comentário