Lexus LBX: conheça o Toyota Yaris Cross para o europeu rico

SUV compacto utiliza mesmo conjunto híbrido do Yaris Cross vendido no Velho Mundo, mas requinte de carro de luxo

lexus lbx 2024 vermelho frente e lateral
O Baby Lexus chega para disputar terreno no segmento B SUV europeu (Fotos: Lexus | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 06/12/2023 às 20h03

Quando a Lexus entrou no mercado, em 1989, sua proposta era entregar transformar um mundano Toyota em Mercedes-Benz. A aposta deu certo e a marca se tornou a divisão de luxo da japonesa.

VEJA TAMBÉM:

Hoje, 34 anos depois, a Lexus já fez supercarros, sedãs, cupês, SUVs imensos e agora entra no mercado de utilitários compactos. Ela acaba de apresentar o LBX.

O modelo nada mais é que um Yaris Cross com roupa de grife. Os dois compartilham a versão GA-B da plataforma global TGNA. As medidas são praticamente as mesmas.

lexus lbx 2024 vermelho lateral
Lexus LBX tem medidas quase idênticas ao do primo Toyota Yaris Cross

O LBX tem 4,19 m de comprimento, contra 4,18 m do jipinho da Toyota. A distância entre eixos também é quase idêntica: 2,58 m para o Lexus e 2,56 m para o Yaris Cross.

O conjunto motor também é igual. O LBX utiliza motorização híbrida, que combina unidade 1.5 três cilindros e módulo elétrico. A potência é de 130 cv e o torque de 18,5 kgfm.

Segundo a Lexus, o consumo de gasolina gira em torno de 22,7 km/l. O jipinho japonês tem opções com tração dianteira ou integral.

Visual do Yaris Cross de grife

Mas as semelhanças param por aí. O LBX tem estilo próprio que recorre à característica grade trapezoidal da marca. Os faróis são afilados e a traseira é elevada devido à linha de cintura ascendente e posição das lanternas.

lexus lbx 2024 lateral traseira
SUV japonês é oferecido com opção de tração integral

Mas é por dentro que a história muda e entendemos porque há um abismo entre um Toyota e um Lexus. O acabamento é primoroso, com uso de couro nos painéis das portas, painel, console central e claro, nos bancos e volante.

O SUV oferece quadro de instrumentos digital, multimídia, climatização digital, assistentes de condução e tudo mais que se espera de um modelo da marca. O sistema de áudio high-end é fornecido pela Mark Levinson.

lexus lbx 2024 interior
Acabamento impecável é o que diferencia um Lexus de um Toyota

A Lexus ainda oferece para o modelo seu serviço de personalização Lexus Bespoke Build, que permite que o cliente escolha itens exclusivos de acabamento.

Fabricado na planta de Iwate, no Japão, o destino do Lexus LBX é o mesmo do Yaris Cross: a Europa. O modelo chega no início de 2024 no Velho Mundo, onde SUVs compactos (B SUV) figuram na faixa quente do mercado. No Reino Unido, o preço inicial é de 30 mil libras (R$ 186 mil, em uma conversão direta).

Será que faria sucesso por aqui?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário