Carros para CNPJ: esses modelos foram vendidos apenas para empresas

Hoje a venda de carros zero para CNPJ é praticamente a mesma do varejo; por isso, os fabricantes apostam em versões exclusivas para empresas

renault fluence preto frente parado
Apesar de ter versões bem equipadas, o Fluence conseguiu um certo sucesso com as vendas diretas (Foto: Renault | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/02/2023 às 09h02

Em 2022 o volume de vendas diretas de carros foi bem próximo ao do varejo. As montadoras sempre deram atenção às empresas, muitas vezes criando modelos e combinações de opcionais exclusivas para clientes CNPJ.

Existem versões que são oferecidas ao público geral, mas na prática as vendas dela são praticamente apenas para empresas. Como é o caso da Renault Oroch Pro. Nessa lista vamos focar em carros que só foram parar na mão de pessoas físicas após chegar ao mercado de usados.

VEJA TAMBÉM:

1. Renault Fluence 1.6

renault fluence preto frente parado
Versão 1.6 era focada em taxistas e utilizava o motor do Clio (Foto: Renault | Divulgação)

Nos anos 2000 o segmento de sedãs médios foi muito disputado. No topo estavam o Toyota Corolla seguido pelo Honda Civic. Atrás desses japonesas havia uma briga por atenção. O Renault Megane conseguiu resultados modestos e seu sucessor, o Fluence, acabou caindo no gosto das licitações e empresas.

Para aproveitar esse sucesso nas vendas diretas, a Renault criou uma versão de entrada com motor 1.6 destinada apenas a clientes CNPJ. Essa versão teve foco nos taxistas, trocando o desempenho do motor 2.0 com origem Nissan pela economia do 1.6 16v K4M da própria Renault.

2. Mitsubishi Pajero HD

Hoje a Mitsubishi é forte nas vendas diretas. Mineradoras e concessionárias de energia utilizam muito a picape L200. Quando a segunda geração do Pajero Sport foi feita por aqui, com o sobrenome Dakar, veio a possibilidade de incomodar o reinado do Chevrolet Blazer como rainha das viaturas policiais.

Uma versão mais simples do Pajero foi feita, usando a dianteira da L200 Triton e seus faróis de parábola única. O conjunto simplão era completado pelos para-choques sem pintura e rodas de aço estampado. O motor 3.2 turbodiesel dava um banho na Blazer 2.8 diesel e fazia os policiais relembrar os tempos que o SUV da Chevrolet oferecia o V6.

Existiu também o Pajero HD baseado na primeira geração do Pajero Sport. O acabamento também era simples, sem ter para-choques pintados. O foco em clientes CNPJ era o mesmo, mas não conseguiu o sucesso da geração seguinte na força policial. Pode ser culpa do motor diesel de 121 cv com tendência a superaquecer.

3. BYD eT3

byd et3 2021 branco frente parado
Esse furgão compacto começou a ser vendido para as empresas bem antes da BYD lançar a linha de elétricos luxuosos para o público geral (Foto: BYD | Divulgação)

A BYD está presente no Brasil desde 2015, quando abriu uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP). Só agora em 2022 que a gigante chinesa começou a vender carros para o público geral no país, mas ela já oferecia um modelo exclusivo para CNPJ: o furgão eT3.

Moradores de São Paulo (SP) e de outras cidades grandes podem ter percebido essa vanzinha diferente rodando em silêncio pelas ruas e fazendo entregas. O volume de carga é de 3.300 l, similar ao do Fiat Fiorino. A capacidade de carga é de 808 kg.

4. Mitsubishi L200 Triton GL e GLS

mitsubishi l200 triton gl branca parada em um campo
A L200 Triton GL é um dos últimos carros exclusivos para empresas que temos no Brasil (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

Hoje em dia o Pajero Sport é importado em versões luxuosas. Por isso, a Mitsubishi foca na venda para CNPJ com duas variações da L200 Triton com a cara antiga. A GL é a mais simples, vindo sem sistema de som e trazendo apenas itens de conforto básico como o ar-condicionado.

A Triton GLS adiciona mais alguns itens, mas continua com o visual simples e as rodas de aço estampado. No próprio site da marca esses modelos são sinalizados como “exclusivos para vendas diretas”.

5. Família Gol G4 com airbag

Em meados de 2005 a Volkswagen lançou o Gol G4, mais um facelift na carroceria da segunda geração. Nisso o compacto foi reposicionado como carro de entrada, para não roubar clientes do Fox e do Polo.

Uma mudança grande foi no interior: o painel ficou mais curto e simples, sem trazer provisão para o airbag do passageiro. Entretanto, existem empresas e licitações que exigem esse equipamento de segurança.

Para não perder as preciosas vendas para CNPJ, a VW fazia o Gol G4 com o painel do G3 quando os airbags eram exigidos. O mesmo vale para a perua Parati e a caminhonete Saveiro. Com um pouco de esforço é possível encontrar algumas unidades desses carros a venda nos sites de classificados.

Essa combinação dos carros compactos da VW exclusiva para os CNPJ era possível devido às especificações do Gol de exportação. Na Argentina e outros países o G4 era vendido com o painel do G3. O painel mais simples acabou sendo uma exclusividade para as pessoas físicas do Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eliton Cortez 16 de fevereiro de 2023

Está cada vez mais difícil navegar nestes sites, 90% é publicidade, 10% conteúdo. Fui…

Avatar
Deixe um comentário