Roubo de peça: esses 5 componentes são alvos frequentes
O roubo de peça é tão comum quanto o roubo de carros, isso costuma ser motivado por desmanches ilegais e revenda de peças usadas
O roubo de peça é tão comum quanto o roubo de carros, isso costuma ser motivado por desmanches ilegais e revenda de peças usadas
Ter o carro roubado é uma grande preocupação dos motoristas. Mas os ladrões nem sempre miram em levar todo o carro, as vezes o roubo de uma peça já é o suficiente para ele ter algum lucro as custas de um cidadão incauto.
Algumas peças são alvos devido a facilidade de serem furtadas, enquanto outras são roubadas por serem valiosas. Listamos aqui alguns componentes que costumam ser furtadas.
VEJA TAMBÉM:
Plantadores de maconha descobriram que os faróis de xenônio Porsche proporcionam uma quantidade ideal de calor e iluminação para suas plantinhas. Para completar o “pacote”, esses faróis são fáceis de roubar. Até mesmo no Brasil tiveram casos registrados.
Hoje a marca não usa mais essa tecnologia, ela adota LEDs. Mas a facilidade de roubar a peça continua. Dessa vez fazem isso para revender no mercado paralelo. E acredite: nem todo dono de Porsche compra as peças em concessionária e já teve caso de proprietário comprando online o componente que foi roubado de seu carro.
Os catalisadores usam metais nobres em seu interior que provocam reações químicas com os gases emitidos por um motor, o que reduz as emissões de poluentes. Platina, paládio, ródio e molibdênio são alguns deles.
Por isso, a peça acabou virando alvo da larápios nos EUA e a moda se espalhou pelo mundo. Os criminosos deitam sob o carro, removem a peça e fogem. O dono só descobre na hora que vai dar a partida e seu pacato carro familiar emite um rugido de dragster, devido ao corte no escapamento.
Um belo conjunto de rodas de liga leve ajudam no visual de qualquer carro, até mesmo de um popular. Por ser uma peça bastante popular no mercado de segunda mão e fácil de retirar, as rodas são um alvo comum. Quando o dono chega, o seu carro está sem as rodas e sobre blocos de concreto.
O roubo pode acontecer também com carros que tenham rodas arranhadas ou rodas de aço se tiverem calçados com pneus bons. Uma forma de evitar isso é usar um parafuso com segredo, que impede retirar as rodas usando apenas uma chave de roda. Mas tente não perder o segredo, pois sem ele nem mesmo o dono consegue tirar a roda.
Já se foi o tempo que o retrovisor era apenas uma carcaça plástica com um espelho dentro. Hoje eles são mais complexos: a maioria dos carros novos trazem regulagem elétrica, alguns têm luz de seta, câmeras e sensores do detector de ponto cego e, nos importados, pode ter até aquecimento.
Essa peça que fica tão exposta pode ser bastante cara. Os bandidos roubam o retrovisor para revender, conseguindo boas vendas pois em cidades movimentadas é comum ter esse componente danificado no uso diário.
Houve no Brasil um surto de roubo de grade nos carros da Audi. Isso chamou a atenção da representação oficial da marca no país, que tomo uma ação inusitada para desmotivar o roubo: o cliente ganhava uma grade nova de graça. Com isso, a demanda pela peça no mercado paralelo diminuiu, o que desmotivou os amigos do alheio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |
Enquanto o brasileiro preferir pagar barato por peças de procedência duvidosa ao invés de comprar numa loja séria, isso continuará a acontecer.
Uma possível solução seria tentar não enfeitar demais o veículo. O que vejo, frequentemente, são indivíduos que dormem debaixo da escada desfilando em auto(móveis)-palácios.