Os quebra-molas já deveriam ter sido eliminados há muito tempo

Colocadas em locais perigosos, sem respeitarem as especificações do Contran, as lombadas deveriam ser abolidas das nossas ruas e estradas

capa portal lombadas
Por Boris Feldman
Publicado em 10/05/2019 às 19h30

Quebra-molas ou “quebra-carros”? É cada lombada em local errado, fora das especificações corretas  e o pior: a conta fica para os motoristas.

[TRANSCRIÇÃO]

Um dos maiores absurdos nas nossas ruas e rodovias são essas lombadas. Aliás, outro dia o presidente Bolsonaro protestou contra as lombadas eletrônicas. Tudo bem, a maioria delas está aí pra fatura, é a famosa indústria da multa.

Mas além das lombadas eletrônicas, ele devia prestar atenção também nessas lombadas que a gente chama de quebra- molas que o pessoal coloca de qualquer jeito no asfalto, sem o menor respeito à regulamentação que existe do Contran para elas.

Elas têm uma altura máxima, têm uma largura mínima pra não ser um “quebra-carro” em vez de ser um quebra- mola.  E mais, elas são colocadas em locais proibidos, onde passa ônibus, por exemplo.

Além disso, não se coloca uma sinalização há tantos metros antes, e logo ao lado do quebra-molas. E também, eles não são pintados em amarelo ou preto e amarelo como exige a regulamentação. Na verdade, lombada não deveria ter de jeito nenhum. Por quê?

Faça a conta: cada motorista que freia e acelere, passa marcha quando chega nessa lombada está aumentando o consumo, aumentando emissões.

Ou seja, lombada do tipo quebra-mola já deveria ter sido eliminada há muito tempo.

lombada
Foto | Boris Feldman
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
LUIS 23 de julho de 2020

ONDE DENUNCIAR?

Avatar
Cesar 29 de fevereiro de 2020

Em Palhoça, Santa Catarina, se transformou na capital das lombadas e passarelas elevadas. É um absurdo a quantidade que existe e que estão sendo instaladas o tempo todo.São lombadas em curvas, em aclive, declive, próximo de cruzamentos, antes de rotatórias, em ruas sem saída, em locais totalmente sem sentido, etc. A grande maioria sem sinalização e totalmente fora dos padrões do CONTRAN. Lombadas, quebra-molas, passarelas elevadas devem ser exceção, mas aqui, é regra. Muito triste, pois todos devemos respeitar a a lei e porque o própria administração pública não acata o que a lei determina? Um absurdo de desperdício de dinheiro público, improbidade administrativa, pois

Avatar
João Luiz Soares 13 de maio de 2019

E o que dizer da minha cidade, Votorantim-SP. Que além de ter lombadas fora do padrão, tem até lombada em semáforo.

Avatar
Mateus 27 de dezembro de 2021

Oi, também sou da cidade, a qual rua você estaria se referindo?

Avatar
Cicero Wagner cordeiro da paixão 11 de maio de 2019

Concordo plenamente com essa reportagem sou motorista carreteiro e seu bem o que é isso. Gostaria muito que essa situação dos quebra-molas fosse revisto pelo CONTRAN

Avatar
Deixe um comentário