[Vídeo] Lugar de calibrar pneu não é no posto, e sim em casa!

"Então, não se calibra pneu depois que já se rodou muito na cidade, um pouco na estrada, porque ele está quente"

pneu calibrar carro shutterstock
No momento de calibrar os pneus, eles devem estar frios (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
29 de agosto de 2021 15:39

Você, provavelmente, tem noção da importância de andar com os pneus calibrados na pressão correta. Porque, quando eles estão abaixo da pressão, que a gente chama meio murchos, tem vários problemas. Assista ao vídeo!

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Primeiro: o consumo de  combustível. O que tem uma coisa a ver com a  outra? Se o pneu está baixo, está murcho, o atrito dele com o asfalto aumenta; quando aumenta o atrito, você tem que fazer mais força para andar, e essa  força é o motor que faz e bebe mais combustível.

Segundo lugar: o pneu mais baixo que a calibragem ideal vai aumentar o desgaste dele mesmo. O pneu, em  vez de durar 50 mil km, vai durar 45 mil km. Você vai estar perdendo dinheiro, jogando  borracha no lixo. E pneu abaixo da calibragem vai também influenciar na estabilidade do carro e no espaço de frenagem. Tudo isso porque o pneu estava um pouco abaixo da calibragem correta.

Como calibrar o pneu corretamente?

Mas você provavelmente não faz ideia de como calibra-los corretamente. “Ué, e qual que é o problema? Não é só seguir a pressão recomendada?”  Não! Você tem que seguir a pressão recomendada, mas muita gente sai para viajar, roda 10 km  até parar no primeiro posto da estrada e aí vai calibrar os pneus.

Ora bolas, o que você não tem ideia é de que, rodando com o carro, principalmente na estrada em altas velocidades, a 90 km/h, 100 km/h, 110 km/h, o pneu esquenta e, quando esquenta, aumenta o volume de ar e a pressão. Então, você vai estar calibrando o pneu de uma maneira errada, porque ele já estava com  a pressão alterada.

Então, não se calibra pneu depois que já se rodou muito na cidade, um  pouco na estrada, porque ele está quente. Então você calibra o pneu no posto, mas no  posto seu pneu já estava quente. A menos que você tenha acabado de sair de casa, rodou um pouquinho, devagar e parou no posto pra calibrar: aí tudo bem. Mas o certo, o correto mesmo, é calibrar em casa com o carro parado,  pneu frio.

Você tem o calibrador em casa? Eu tenho esse aqui, mas esse  aqui é uma curtição, ninguém vai ter  um calibrador da década de 1950, não é?Porém, tem isso aqui ó: barato, prático e que dá com precisão a calibragem correta.

Então, você calibra o pneu, você vai em um posto pertinho da sua casa e bota o ar. Se você duvida do  calibrador do posto – eu muitas vezes duvido,  porque dificilmente eles acertam -, tenha isso aqui e lembre-se ou  de calibrar muito perto de casa. Ou então, se você tiver um compressor, calibre em casa antes mesmo de sair.

SOBRE
42 Comentários
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Henrique Luis facin d 6 de setembro de 2021

Assim todo vai ter que comprar um compressor porque vc não ensina a leitura do quente e do frio??

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Daniel 6 de setembro de 2021

O volume não se altera como descrito no texto. O que pode ter alteração é na pressão, para mais ou para menos com a influência da temperatura.

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Henrique Luis facin d 6 de setembro de 2021

Sim

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Dinho 6 de setembro de 2021

Nossa que informação útil
Tô indo agora comprar um compressor e um calibrador pra poder calibrar pneus do carro em casa (contém ironia)

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Jorge Ribeiro 6 de setembro de 2021

Oi o brasileiro não encheram mesmo as coisas :
Essa história de calibrar os pneus frios ou eles aquecidos é pura balela , minha gente isso é só pra tirar a responsabilidade dos postos de combustíveis.

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Marcio 4 de setembro de 2021

Comprar um compressor é uma dica váluda aqui para o nordeste onde, de forma geral, os postos não tem compressores ou não tem mangueiras ou não tem o medidor de pressão e na melhor das opções tem essas coisas mas nada está aferido podendo a calibragem indicada diferir em mais de 10 psis de um posto pra outro.

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Lauro Leite 4 de setembro de 2021

Eu faço a calibragem no posto que fica a menos de 1km da minha casa, acho que o pneu nem chega a esquentar.

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José Alves 4 de setembro de 2021

olá bom dia.mesmo q eu só tenha rodado 1 2 ou 3 kilomentors e suficiente pra mandar a dinâmica do pneu?

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Sidney Send 3 de setembro de 2021

Ora, se vou viajar naquele dia 1.000 km e durante toda a viagem os pneus estarão mais quentes, me parece ilógico calibrar com os pneus frios pois a temperatura dele vai aumentar no trajeto. Se calibrar os pneus frios, por exemplo, com 30 lbs, ao rodar, depois de algumas horas, a pressão estará bem acima, saindo fora do indicado para aquele tipo de pneu.
Respeitosamente discordo do artigo

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Yuri D. 3 de setembro de 2021

Na verdade, o fabricante do pneu e a montadora, já tem em mente que seu pneu vai esquentar e aumentar a pressão. Por isso a indicação de calibração de 30 psi com pneu frio, por exemplo, é valida, pois a pressão x temperatura de trabalho “a quente” já foi calculada.

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Sidney 3 de setembro de 2021

Ok.

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Vavá 5 de setembro de 2021

A calibração com os pneus frios já está de acordo com a alta temperatura q sofrerá durante a viagem.

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Fabio 2 de setembro de 2021

Para no posto e joga água nos pneus

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Jorge caldas 2 de setembro de 2021

Já ouvi falar sobre isso,de calibrar os pneus com eles frios.
Porém nem todos tem a disponibilidade de ter um compressor de boa qualidade em casa.eu particularmente tenho um portátil (ligado à bateria do próprio veículo ), e não é de boa qualidade,até porque o tempo de funcionamento indicado pelo fabricante não é o suficiente para calibrar de uma só vez.
Tenho que encher até chegar a calibragem ideal em mais de uma etapa.
Suas dicas são de excelentes qualidade,onde moro escuto sempre seus comentários em uma rádio,se puder indicar um compressor portatil:de boa qualidade,ficaria grato.

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Fernando Grigorian 2 de setembro de 2021

PI – CA – RE – TA – GEM

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Jadilson 2 de setembro de 2021

Eu concordo por isso eu tenho meu em vez deu pagar e perder tempo na fila eu já saio. De casa com os peneus calibra um motor de geladeira resolve tudo

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JhottaD. 1 de setembro de 2021

Pessoal, podem continuar calibrando no posto sem problemas! Os pneus, quando quentes, tendem a aumenta em torno de 3,0 psi a pressão interna em relação a eles frios. Então, se quentes basta colocar 3,0 psi a mais em relação à pressão recomendada pelo fabricante e tá feita a correlação com ele frio! Êêêê Boris…mais uma pra sua coleção desvairada…

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yuri 2 de setembro de 2021

Se eu fizer isso no meu carro, der algum problema, você assume a responsabilidade?

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Artur 2 de setembro de 2021

Se estiverem quentes, coloca-se 3 PSI a menos, não a mais.

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Seldon 6 de setembro de 2021

Artur, coloca-se A FRIO as 3 lbs a menos em relação à pressão medida a quente. Você teria de esperar o pneu esfriar para isto. Se a frio o reconendado for 30 psi (Lbs), a quente estará com 33 psi. Ao esfriar, estará de novo com a pressão correta de 30 psi. Há 50 anos eu ouvia dizer que a diferença de pressão entre frio é quente é de duas libras por polegada quadrada (2 psi), e não três.

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Rafael 1 de setembro de 2021

Tá certo, eu vou comprar um compressor de sei lá quantos mil reais e guardar um trambolho gigante dentro de casa só para ccalibraro o pneu do meu carro dentro de casa.

Tô começando a acreditar que não é birra do ADG da Hi torque 🤣🤣🤣

AutoPapo
AutoPapo 2 de setembro de 2021

Olá, Rafael.

Em uma pesquisa rápida em sites de compra é possível encontrar compressores portáteis por preços bem abaixo de “milhares de reais”.

Obrigado e abraço

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Erlandes 1 de setembro de 2021

Kkkkk quem não tem um calibrador em casa ? Essa é a pior reportagem que já vi . Eu viajo muito e nunca tive problema em calibrar no posto cada uma quê eu vejo

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Daniel Viana 1 de setembro de 2021

Leio os comentários a procura de alguma informação complementar que seja útil, mas aqui li muitos comentários de pessoas que parecem não ter prestado a menor atenção no vídeo…

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João Carlos 31 de agosto de 2021

Eu não acredito nessas coisas que não pode calibrar em posto porque o pneu está quente..eu vou viajar 800 kilometros com certeza que eu vou parar num posto para abastecer e calibrar..um grande abraço de um gaúcho aqui do Rio grande do sul tche

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Marco Teixeira 1 de setembro de 2021

Concordo com você.
Se for andar por muitos km, o correto é calibrar com os pneus aquecidos. Desta forma a pressão dos pneus estarão de acordo com recomendado durante a sua viagem

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Davi 31 de agosto de 2021

A intenção do autor do texto pode ter sido boa, mas provavelmente 99,9999% dos brasileiros não possuem um calibrador em casa, então essa dica é inútil.

Melhor a recomendação de rodar pouco, em baixa velocidade até um posto próximo.

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ROSSANO T SILVA 31 de agosto de 2021

Aquilo que ele mostrou não é um calibrador, é apenas um medidor de pressão.

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Pedro Oliveira 31 de agosto de 2021

Galera, o calibrador digital em questão é o Xiaomi Mijia-Bomba.

O mais legal é que ele possui bateria interna e carregamento via entrada USB.

Está saindo por 240,95 no AliExpress com frete grátis para o Brasil.

Façam a pesquisa por “Xiaomi Mijia-Bomba” no AliExpress ou no próprio Google que vocês terão mais especificações deste modelo.

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Erinaldo Farias 31 de agosto de 2021

No artigo o autor diz que tem um calibrador quê é ótimo, mas não mostra e nem informa nome.

Nós comentários o colega deixou a gente um pouco com esperança, mas foi quase igual ao autor, deixou só no desejo de saber qual produto, sem link, sem nada. A intenção foi ajudar, porém, nos deixou ansiosos…kkk

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Valdir Rodrigues 31 de agosto de 2021

Tô procurando o calibrador até agora!
Kkkk

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Valdir Martins 30 de agosto de 2021

Pra quem pode ter um calibrador em casa, é uma maravilha.

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Tércio Randel Soares 30 de agosto de 2021

E eu, que moro do lado de um posto? 😳

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Rodrigo justo 30 de agosto de 2021

Santo rodo ar kkk caminha nao precisa se tem rodoar kkk

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Fábio Luzio Marques Araujo 30 de agosto de 2021

Ué, é qual é o modelo do calibrador?

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Sérgio Kondo 30 de agosto de 2021

Se é tão confiável assim, também gostaria de saber qual modelo e onde encontrar.

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Adenir dos Santos Fabiano 30 de agosto de 2021

A paz esteja com todos nós.

Primeiro pneu a ser regulado é o estepe.
Ao sair de viagem ou seja pneus frios.
Segundo é calibrar no posto antes de fazer o abastecimento.
Terceiro Calibragens a ser seguido pelo manual do veículo.
Quarto é de extrema importância fazer alinhamento e balanceamento a cada 5.000 kms rodados para veículos que só se movimenta cidade e 10.000 veículos rodovias.
É de valor importantíssimo está informações aos proprietários.
Adenir dos Santos Fabiano
Popularmente conhecido como Nofrinho Motorista

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Nedinei Amaral voltz 30 de agosto de 2021

Negócio é deixar o carro no posto e só calibrar no outro dia . Kkkk que piada

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Sérgio 30 de agosto de 2021

Muito obrigado pela mensagem e de uma ótima informação.n

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XMan 29 de agosto de 2021

Sempre calibro em casa com as bombas que utilizam a conexão de 12V interna do carro! Porem o medidor dessas bombas são imprecisos, então tenho um medidor manual para conferir a aí sim tudo fica certo! Porem agora descobri uma bomba sem fio recarregavel via USB que é uma maravilha já com medidor digital que por incrível que pareça faz a medição correta. Comprei no AliExpress. Existem outras bombas do mesmo modelo de marcas renomadas que acredito serem iguais ou melhores que essa minha! Vale muito a pena pra praticidade de se levar onde quiser!!!

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Célio 29 de agosto de 2021

XMAN, poderia informar o nome do produto e, se possível, a loja do Aliexpress onde comprou?

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luis cesar 1 de setembro de 2021

XMAN?Essa foi sensacional,man!!!!

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