Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema

Listamos algumas das luzes que podem se acender no painel e o que significam para que você saiba como deve proceder

luzes do painel
Luzes do painel do carro (Shutterstock)
Por Bárbara Angelo
Publicado em 16/06/2019 às 15h00
Atualizado em 11/05/2023 às 15h45

Acenderam as luzes do painel do carro e você não sabe o que elas significam? Essa dúvida pode ser mais comum do que você pensa, já que existem centenas de alertas diferentes que podem aparecer no veículo. Contudo, é importante ter uma noção básica sobre o significado desses símbolos e também de suas cores, pois alguns indicam problemas graves que devem ser resolvidos rápido. Caso contrário, a conta da oficina pode se multiplicar.

Assim, confira, abaixo, alguns desses significados e também o que significam as cores dos símbolos. Esta matéria estará sempre sendo atualizada com novas luzes do painel do carro.

VEJA TAMBÉM:

As cores das luzes do painel podem indicar o grau de perigo

Para entender o que seu carro está tentando comunicar a você, o primeiro passo é reparar nas cores das luzes de advertência que se acenderam. As luzes amarelas podem indicar um defeito que não é tão grave, e o motorista até pode rodar alguns quilômetros com ela acesa. No entanto, é recomendado que ele siga o mais rápido possível para a oficina.

A luz vermelha, por sua vez, pode indicar uma falha grave, e, por isso, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos maiores, e até irreversíveis. Nesse cenário, é aconselhável chamar um guincho para levar o veículo para a oficina.

Enquanto isso, luzes de cores verdes ou azuis apenas indicam que algum equipamento do carro está ligado, como lanternas ou faróis altos.

Algumas dessas sinalizações, no entanto, podem aparecer por mau funcionamento elétrico do carro, dando um alerta falso. Veja aqui como diferenciar esse tipo de problema.

Outro detalhe importante sobre as luzes do painel do carro é que todas elas devem se acender quando a chave é virada na ignição, ligando o sistema elétrico do veículo antes de dar a partida no motor. Isso serve para que o motorista veja se elas estão funcionando, ou se estão queimadas. Saiba mais detalhes sobre o sistema de checagem das luzes do painel.

Luzes amarelas no painel do carro

Luz de abastecimento

luz de abastecimento

Essa sinalização pode estar representada de maneiras distintas, dependendo do carro. Ela pode aparecer em um tom alaranjado, através de um círculo, ou como o símbolo de uma bomba de combustível.

Nas duas configurações ela indica a mesma coisa: o tanque de combustível já está na reserva e está na hora de passar no posto. Ela também pode apontar, em alguns carros, que é preciso abastecer o tanquinho de partida a frio.

Luz do freio ABS no painel

luz do freio abs

Ao contrário do senso comum, a luz de alerta dos freios ABS no painel não indica que o carro perdeu o freio, já que o sistema comum continua funcionando de forma normal.

Mas é preciso ficar atento, já que o sistema ABS, que garante mais eficácia e segurança nas reduções de velocidade, pode não estar funcionando mais.

Caso isso aconteça, as chances de derrapagens e perda do controle do veículo serão consideravelmente maiores. Isso aumenta a chance de derrapagens, perda de controle do veículo e, consequentemente, de acidentes. Saiba mais sobre a luz do ABS, ou entenda como o freio ABS funciona.

Luz EPC é uma das luzes do painel perigosas nos carros da Volkswagen.

luz do epc

A luz EPC está presente em alguns modelos da Volkswagen, especialmente no Gol das gerações três e quatro, e no Fox. Quando ela se acende, indica um problema na central eletrônica. O motorista deve levar o carro para uma oficina imediatamente, onde será feito um diagnóstico para descobrir a origem do defeito.

Luz EPS (Direção elétrica)

luz da direcao eletrica eps volante volantinho

Uma luz de advertência com a sigla EPS, ou com um volante, pode se acender no painel depois de dar a partida, mas depois se apaga, o que é normal. Mas se isso não acontecer, o veículo pode estar com um problema na direção elétrica.

A razão pode ser desregulamento do volante ou danos mais sérios à caixa de direção. O veículo deve ser levado a uma oficina devido ao risco de a dirigibilidade ser afetada. Leia mais sobre a direção elétrica.

Luz do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

luz do esc controle eletronico de estabilidade

Para entender o significado da luz do ESC, é preciso saber qual é o sistema do carro em questão. Ela está relacionada ao Controle Eletrônico de Estabilidade, presente em alguns modelos. Em certos casos, ela acende quando o sistema é ativado para controlar o veículo.

A luz serve para indicar que ele está ligado, justamente porque em alguns veículos é possível desativar o sistema. Caso a sinalização fique permanente em seu painel, o sistema pode estar com defeito.

Nesse caso, também haverá um indicador escrito off, tornando possível a diferenciação. Saiba o que é o Controle Eletrônico de Estabilidade.

Luz da injeção eletrônica

luz da injecao eletronica

A luz da injeção se acende toda vez que é dada a ignição do carro. Se ela não aparecer nesse momento, é porque ela está queimada.

Mas ao dar a partida no carro a luz da injeção eletrônica não deve ficar acesa no painel. Caso isso aconteça, o motor pode estar com algum defeito.

Uma série de componentes podem ser a razão para a luz da injeção se acender, como velas, bicos injetores, ou catalisador. Se acendeu depois de abastecer, é sinal de combustível adulterado. Não é necessário parar o veículo, mas ele deve ser levado a uma oficina o mais rápido possível.

Luz de pressão dos pneus (TPMS)

luz tpms monitoramento pressao dos pneus

Alguns carros possuem um sistema eletrônico de monitoramento da pressão dos pneus. Nesses casos, quando a calibragem de um ou mais pneus se desregula, a luz do TPMS se acende no painel. O motorista deve, então, checar se um dos pneus não está furado e recalibra-los.

Se a causa não for esta, pode ser um defeito nos sensores do sistema.

Luzes vermelhas no painel do carro

Luz da bateria

luz da bateria

Esse alerta, ao contrário do que se pode pensar, não indica, necessariamente, um defeito na bateria do carro. Ela sinaliza para o mau funcionamento do sistema elétrico, que inclui bateria, alternador, correia, fios e outros.

Se a luz da bateria acendeu no painel, portanto, é sinal de que o carro pode não ligar da próxima vez. Por isso, vá até a oficina para descobrir o que está acontecendo.

Luz do câmbio automático

luzes do painel do carro cambio automatico

A luz do câmbio automático indica defeito no sistema, ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Ao notá-la, evite andar com o veículo, pois isso pode agravar a situação.

Luz do cinto de segurança

luz do cinto de seguranca

Quando a luz do painel indicando o cinto de segurança se acende, quer dizer que um dos ocupantes do veículo não colocou o cinto. Ela só vai se apagar quando o passageiro, ou motorista, afivelar o cinto.

Em alguns carros, sensores nos bancos também podem detectar a presença de passageiros sem o cinto. Nesse caso, o alerta é acompanhado de um aviso sonoro.

Caso o cinto esteja sendo utilizado e a luz permaneça acessa, o problema pode ser no sensor.

luz do freio Listamos algumas das luzes do painel e o que significam para que você possa detectar problemas mais graves e saber como proceder.

Luz do freio

Ela é identificada por luzes vermelhas com um círculo e um ponto de exclamação, um “P”, ou, ainda, a palavra “brake”. A luz do freio indica que o freio de mão está acionado. Se ela estiver acesa com o freio desativado, indica mau funcionamento do sistema ou desgaste de componentes.

Nesse caso, ela pode se acender amarela, sinal de que está na hora de uma manutenção. Se aparecer vermelha com o freio desativado, evite utilizar o veículo antes de corrigir a falha. Procure uma oficina, pois há risco de os freios deixarem de funcionar adequadamente. Saiba tudo sobre os freios do carro.

luzes do painel do carro luz do imobilizador chave cadeado code

Luz do imobilizador

A luz do imobilizador acende no painel quando liga-se o carro, e deve se apagar depois de dada a partida. Caso contrário, indica que a chave codificada e/ou o receptor não estão funcionando corretamente. Pode haver dificuldade para ligar o veículo.

luz do oleo

Luz do óleo é uma das luzes do painel mais perigosas

Essa é a sinalização que o motorista mais deve ficar atento no painel do carro. Essa luz pode indicar baixo nível de óleo, ou falhas na lubrificação do motor.

Caso a propulsão funcione sem a lubrificação adequada, ela pode fundir e causar prejuízos consideráveis para o proprietário. Por isso, se perceber esse sinal no painel, pare o carro imediatamente.

Confira um comentário de Boris Feldman sobre a luz do óleo:

Luz de portas abertas

luz de portas abertas Listamos algumas das luzes do painel e o que significam para que você possa detectar problemas mais graves e saber como proceder.

Esse alerta mostra que uma ou mais portas do motorista, ou passageiro, estão abertas ou mal fechadas. Basta fechá-la da forma correta para que a luz se apague.

Caso o problema persista, é válido checar a abertura do porta-malas. Caso o bagageiro esteja fechado, o sensor, ou a trava das portas, podem estar apresentando problemas.

Luz de temperatura é uma das luzes do painel que só aparecem em alguns carros

luz de temperatura do motor arrefecimento

Essa luz costuma ser instalada em veículos que não têm o ponteiro de temperatura tradicional. Assim, ao invés de o motorista acompanhar as alterações, ele é apenas alertado de que a temperatura do motor chegou a um ponto crítico.

Quando a luz de temperatura se acende no painel, quer dizer que o líquido de refrigeração está prestes a ferver. Por isso, o motorista deve parar o carro e chamar um guincho para levá-lo até a oficina.

Outras luzes

Luz do desembaçador

luz do desembacador1

Indica que o desembaçador foi acionado. Pode aparecer no painel de instrumentos, atrás do volante, ou sobre o próprio botão do desembaçador.

Se o recurso não estiver ligado e a luz se acender, a falha pode estar nos circuitos elétricos do sistema. A ocorrência deve ser averiguada, embora não costume indicar defeito sério.

Luzes do painel relacionadas aos faróis

luz de posicao farol baixo farol alto luzes indicadoras de direcao

Mas essas sinalizações nem sempre indicam um problema ou mau funcionamento elétrico no carro. Como pode ser com os faróis, por exemplo.

Ao acionar as luzes dianteiras, o painel vai mostrar ao motorista a luz de posição, também chamada de farolete. Em um grau mais elevado, é possível perceber o farol baixo – exigido em rodovias e durante a noite.

A luz de farol alto, na cor azul, indica que a luz mais forte de todas está acionada. Por fim, as luzes indicadoras de direção mostram o acionamento das setas.

Luz do farol de neblina e de rodagem diurna

luzes do painel do carro farol de neblina drl rodagem diurna

Estes símbolos indicam o acionamento dos faróis de neblina ou de milha, e das luzes de rodagem diurna, presentes em alguns modelos. Se estiverem apagados, podem estar com as lâmpadas queimadas, ou pode haver defeito nos relés ou fusíveis.

Pisca-alerta pode ser uma das luzes do painel

luz do pisca alerta

O pisca-alerta é indicado por um triângulo vermelho. Geralmente, ele aparece no próprio botão de ativação do recurso, mas também pode estar no painel de instrumentos de alguns carros. O símbolo indica que a sinalização de emergência do veículo está ativada. Saiba mais sobre o pisca-alerta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
109 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nelson Ritzel 23 de fevereiro de 2024

Bom dia.
Tenho uma Santa Fe ano 2012 cambio automatico, quando eu paro e coloca em P para desligar o carro aparece no painel uma luz amarela de um carro com uma chave dentro e notei que nao consigo desligar, somente qdo ela se apaga consigo desligar o carro.
Tambem estou com problema que, de vez em qdo, a luza da bateria fica acessa depois do carro ligado. Ja fui numa auto eletrica e fizaram o teste e a bateria esta carregando normalmente.

Consigo alguma informação do que pode ser esses problemas.
Grato

Avatar
Tiago 29 de janeiro de 2024

Boa noite
Tenho um BMW o 318d de 2008 e no painel apareceu me a dias uma imagem quadrada com uma tampa em cima tipo um garrafão, gostaria de saber o que quer dizer.

Avatar
tiagomorito88@gmail.com 29 de janeiro de 2024

Boa noite
Tenho um BMW o 318d de 2008 e no painel apareceu me a dias uma imagem quadrada com uma tampa em cima tipo um garrafão, gostaria de saber o que quer dizer.

Avatar
Ronan 15 de julho de 2023

gostaria de saber qual o significado de uma luz do painel que parece um relogio com uma seta por fora apontando para dentro do circulo

Avatar
Ivan Coimbra 28 de julho de 2023

Isso é o cruise control do carro

Avatar
Jose Vunje Pinto 1 de julho de 2023

Ajudou me bastante, elogiar ao criadores, bem haja

Avatar
Ajudou bastante 16 de março de 2023

Grato pela informacao ajudou bastante

Avatar
Maria José Ferreira 4 de fevereiro de 2023

Muito obrigada muito bom as suas explicações.
Eu gostaria de saber no painel do meu carro apareceu um círculo com um traço no painel.

Avatar
Anderson 26 de abril de 2023

Freio de mão acionado

Avatar
darcY 20 de fevereiro de 2024

o meu continua assim e verifiquei o freio de mão e nada! Continua aparecendo. Não é o sinal do freio de mão! O sinal é diferente!

Avatar
Sérgio 26 de dezembro de 2022

Tenho um Clio 1.6 e às vezes pisca acendenfo e apaganfo logo no painel ao mesmo tempo as luzes do freio de mão e da bateria,. Verifiquei que o nivel do óleo de freio está bom, e a bateria é nova e está 100%. O que pode ser?

Avatar
Wilson 30 de novembro de 2023

Porquê A Luz Verde Da Posição No Painel, Acende Por Si. Uma Vez Que Não Se Ligou ?

Avatar
Brendo Moutinho 22 de dezembro de 2023

Isso é aterramento do motor, verifique as lanternas e o cabo da bateria. Se possível faça um cabo extra.

Avatar
JUAREZ LIMA 30 de novembro de 2022

PERFEITO O MANUAL DE SÍMBOLOS DE AVISOS DE PAINEL, ABRANGE TODAS AS MARCAS, É BEM OBJETIVO E CLARO. FOI DE UMA AJUDA INESTIMÁVEL UMA VEZ QUE EU ESTAVA BASTANTE PREOCUPADO COM O ALERTA QUE O PAINEL DO ACTIVE MOSTROU….. ERA APENAS CALIBRAGEM DOS PENEUS….. GRAÇAS A DEUS!!!

Avatar
Kleber y 19 de outubro de 2022

Porque a luz de indetificação do farol alto é azul?

Avatar
Cardoso 1 de fevereiro de 2023

pelo mesmo motivo do céu ser azul

Avatar
Carla 18 de outubro de 2022

A postagem me ajudou! Obrigada!

Avatar
Maria 21 de setembro de 2022

Luz vermelha símbolo parece um cavalinho do meu carro kics o que significa

Avatar
Luci 4 de setembro de 2022

Durante a viagem k carro desacelerou. Cit .
No painel estava escrito algo e apagou rápido. Não tinha símbolo. O que pode ser?

Avatar
Francisco 17 de agosto de 2022

Boa noite !
Tenho um Kia Rio 2013. Gostaria saber, o que se deve, o piscar do painel de quando em vez? Tem sido uma constância, incluindo as lâmpadas dos faróis. Quando estou em andamento, o automobilista de frente até pode pensar que estou a fazer jogos de luzes.

Avatar
Osvaldo António 13 de abril de 2022

Muito grato pela explicação.

Avatar
Weldgaz Instalações 21 de março de 2022

BOA NOITE
TENHO HONDA CIVIC 2009
TIVE UM PROBLEMA COM ELE
APARECEU UMA LUZ VERMELHA NO PAINEL ”DRL” O CARA NAO LIGA..ENTAO TIREI OS CABAS RESETEI E VOLTOU A FUNCIONAR..
DEPOIS DE UNS DIAS ESTA LUZ VERMELHA DRL VOLTOU NOVAMENTE…

OQUE PODERA ESTAR ACONTECENDO…
NO MANUAL NÃO APARECE EM NENHUM LUGAR ESSA ORIENTAÇÃO

Avatar
Guguzinbo 12 de maio de 2022

Aí irmão, isso seguinifica que seu carro está prestes a explodir

Avatar
Priscila ipolito 15 de março de 2022

Meu carro ta com uma chave de fenda no.painel acompanhado de -15d aparece toda vez ke.ligo o carro está diminuindo começou com -20d o que pode ser meu carro e já estrada 2016

Avatar
Nivas 2 de julho de 2022

Luz de manutenção. Indica quando o veículo deve ser levado para a revisão. No seu caso o “d” significa “dias”. Em outros carros pode ser indicado uma quilometragem. No manual tem instruções de como apagar e reprogramar. Scaner tb apaga.

Avatar
Horácio Selvando Mandiquisse Meza Phiri 18 de fevereiro de 2022

Bom dia, quando ligo o motor da minha viatura há um sinal que não desaparece e é preciso desconectar o fio ligado a bomba injectora para desaparecer. Antes nao acontecia. o que será?
~

Avatar
Nivas 2 de julho de 2022

Provavelmente defeito na bomba injetora. Leve para verificação urgente. O veículo pode não ligar mais.

Avatar
Filipe Cuidado 23 de janeiro de 2022

Há um ruido que se dá entender ser nas polis da correia do ventilador, mas que caba não ser, é mesmo dentro motor, abriu se atampa dos veios incêntricos não se notou nada de errado

Avatar
Mauricio martins 9 de novembro de 2021

Bom dia..tenho um Ford ka 2018 com 32 mil km acendeu a luz de temperatura do carro o que devo fazer pois as revisões esta tudo ok .

Avatar
Jean Paulo silva 4 de outubro de 2021

Queria saber qual símbolo que indentificar a luz do produto arla

Avatar
Ricardo alves 11 de setembro de 2021

Queria saber a sequência de fio no conequitor do painel Ford fiesta 2004

Avatar
Julio Cesar Souza Novaes 9 de setembro de 2021

A! Esse sinal amarelo no painel do jeep

Avatar
odilon fonseca do carmo 7 de setembro de 2021

qual botão que acende os farois quando entro em locais escuro? corola

Avatar
Mauro Nguenha 29 de julho de 2021

Derepente as luzes do painel da minha izuso bugorn acenderam a que se deve

Avatar
Eurico Lins 15 de julho de 2021

Boa noite, no painel da Tracker aparece um livro aberto com um i maiúsculo na folha da direita, no manual não consta o significado deste símbolo.

Avatar
ELIAS FLORIANO 14 de julho de 2021

Gostei muito de aprender

Avatar
Tiago Pereira Veloso 30 de maio de 2021

O travão de mão está acionado mas a luz no painel está apagada,porquê?

Avatar
antonio edson lopes camara 24 de maio de 2021

meu fox 1.6 2013 estar acendendo a luz da injeçao e apaga quando o carro estar com a temperatura auta em 90 graus fica falhando

Avatar
Ilza Maria da Silva Fausto 21 de maio de 2021

Quando acende uma mola invertida do Tiggo 2. O que pode ser?

Avatar
Wéllysson 24 de abril de 2021

Ainda está faltando conteúdo. Existe uma luz que acende . É um carro com uma seta direcionada a um tanque de combustível. Até hoje não sei o que significa e as vezes aparece.

Avatar
Halisson 18 de maio de 2021

Significa o lado que é o tanque de combustível do seu carro

Avatar
JOSE EUDES CARVALHO SILVA 29 de março de 2021

Ótima matéria. Vou salvar em favoritos.

Avatar
luizbac 28 de março de 2021

gostei.
muito bm.

Avatar
João do Carmo Ribeiro neto 28 de março de 2021

Na saída engatei a terceira sem querer ,carro deu pulo e não pegou mais
No painel a luz da ascendeu tem bia partida motor vira bem mas não pega.

Avatar
Marcos Antônio rlian 21 de março de 2021

Meu carro e um Logan 2011 ele anda e tem hora que acende uma luz amarela que parece uma molinha e o carro morre

Avatar
LUCAS S NEGRELLO 24 de setembro de 2021

Problema de velas

Avatar
Vanilda Porcino de Almeida 16 de março de 2021

não identifiquei o símbolo (A) no painel do meu carro

Avatar
Anabela Ferreira 10 de março de 2021

Bom dia!
Minha viatura de marca Suzuki Jimmy de 2017, caixa automática , apresenta um sinal no painel que não consigo identificar, um circulo aberto e dentro um sinal vermelho como !
Desde já agradeço a vossa atenção.

Avatar
Souza 14 de março de 2021

Pode ser freio de mão puxado,freio colado, ou algo de anormal nessa parte do sistema .Em resumo tem a ver com parte de frenagem.

Avatar
Domingos Mateus "Jesus" 17 de fevereiro de 2021

Ok, isso me ajudou bastante.

Avatar
Flavio Cusin 15 de janeiro de 2021

Excelente conteúdo. Acendeu a luz da calibragem dos pneus no meu carro e eu nem tinha noção. Ao ler a matéria, fui no posto e calibrei. Problema resolvido e luz apagada. Parabéns!

Avatar
edmar rodrigues 9 de fevereiro de 2021

o meu já é diferente a situação… a luz do sensor tpms não apaga. pois já fiz varias tentativas e nd de apagar

Avatar
Rodrigo Benedito 10 de fevereiro de 2022

Se o pneu não estiver descalibrado, pode ser erro no sensor

Avatar
Ermelindo Raul 30 de dezembro de 2020

Agora sem duvidas. Estou bem esclarecido. Nem conduzia bem nas alertas vermelhas aquando do funcionamento do carro.

Avatar
Walter 20 de dezembro de 2020

Informações muito importante adorei

Avatar
Fernando Henrique P. Pauli 14 de dezembro de 2020

Excelente explicação!

Avatar
María Zenaide Silva de Lima 17 de janeiro de 2021

Gostei das explicações

Avatar
Paulo Oliveira 19 de novembro de 2020

O painel do meu VW Up! 2015 em determinada ocasião acendeu uma luz na parte inferior cujo significado não encontrei no manual. Trata-se de um algarismo (1) ao lado de um círculo cortado por um traço em diagonal, tudo na cor vermelha,à esquerda dos algarismos que indicavam a quilometragem percorrida pelo veículo.

Avatar
Marcia 14 de julho de 2023

No meu UP acontece o mesmo, porém o número (sobre o símbolo do circulo cortado) é 2.
Não encontrei resposta para essa indicação.
Alguém para nos ajudar??

Avatar
Altevir Stall 4 de novembro de 2020

No meu comentário o certo é “TRIP” e não TRI, como mencionei.

Avatar
Altevir Stall 4 de novembro de 2020

Eu tenho um KA Sedam 1.5, acendeu as três letras “TRI”. Os símbolos são fáceis de identificar. Essas três letras nunca tinha visto. Alguém pode me ajudar?

Avatar
Isabel Isac Nhantumbo 3 de novembro de 2020

O meu carro acende AFS OFF E PCS , qual e o problema

Avatar
Chichache 27 de setembro de 2020

Tenho um carro marca Nádia modelo Toyota Ancede luz de airbag

Avatar
agnaldo Domingos do reis 24 de agosto de 2020

Agnaldo Domingos DOS reis eu tenho uma fiat/prêmio ano fabricado 1985 não conseguiu achar e deifeito e está todos apagar quau e o defeito do paneil

Avatar
André Carlos Gonçalves Ribeiro 24 de agosto de 2020

Tenho Honda Civic 2000 lx luz farol fica piscando que pode ser???

Avatar
Esmeralda Tavares 21 de agosto de 2020

Luz amarelo

Avatar
Estevao clavel 10 de agosto de 2020

Saudações ao grupo Autopapo. As vossas informações sao muito úteis. Gostaria de saber, so significado de “PDP” Eesta informação aparece no painel do meu carro. Isuzu elf truck 2006

Avatar
limeme 31 de julho de 2020

tenho um Toyota rava não da start .e no painel amostra sinal de Véio de transmissão e também o piloto de aquecimento já vai 2 dias . oqui Fasso?

Avatar
Vítor Manuel 21 de julho de 2020

Boas, eu tenho uma bmw 320d 177cv, eu pôs lhe outro motor só que o motor que eu pôs não está trabalhar não me pega o motor tem 6 meses de garantia não sei o que se passa que não pega, pode ajudar,

Avatar
Maria Pereira dos Santos 8 de julho de 2020

O que significa “SRS”?

AutoPapo
AutoPapo 8 de julho de 2020

Olá, Maria. SRS indica “sistema suplementar de segurança”, no caso, o airbag.

Obrigado e abraço

Avatar
Alfredo 5 de maio de 2022

Gostaria de saber o significado do sinal tipo alguém que está com bebe.

Avatar
Jamille 7 de julho de 2020

Post de utilidade pública… Rsrsrsrs.
Parabéns, colega.
Obrigada.

Avatar
Eugénia cravid Barros da Costa 27 de junho de 2020

Quando acende essa luz⚠️ o que significa?

Avatar
TAMBEM GOSTARIA DE SABER OQUE SIGNIFICA 18 de setembro de 2020

KICKS SL

Avatar
Carlos Barros 19 de dezembro de 2020

Quero saber o que significa a permanência acesa

Avatar
Carlos roberto 16 de junho de 2020

Meu carro é um point e esta acendendo a luz da gasolina no painel o que fazer ja troquei a bomba de óleo do motor mais não resolveu

Avatar
Jesiandro Proença 13 de junho de 2020

Muito importante estas orientações.
Tirou minha duvida.
Parabens.

Avatar
Daniel 31 de maio de 2020

Muito obrigado , ajudou muito, parabéns pelo seu trabalho

Avatar
Afonso Fonseca 26 de maio de 2020

Até agora não apareceu em nenhum site o símbolo de uma chave de fenda amarela e seu significado.

Avatar
Eduardo da Cunha CavAlcanti 25 de maio de 2020

boA noite, minha ecosport acendeu uma sigla AT no painel de instrumentos, o que.significa? obg

Avatar
Maria Aparecida Pessoa Aguiar 17 de julho de 2020

Boa tarde. Tenho um argo drive automatizado.E observei no painel uma figura, porém ela não está colorida e me bateu a dúvida se ela já estava ali ou acendeu. E vi que ela se refere a temperatura do motor. Ela está branca. Me tira a dúvida. Agradeço.

Avatar
Marcos Moraes Meneses 7 de maio de 2020

esqueceu de falar sobre se acender pela manha a luz das velas

Avatar
Santos 1 de maio de 2020

Luz en forma de traigo cor amarela no painel kicks lado esquerdo

Avatar
Marcelo 8 de abril de 2020

Boa noite! Gostaria de saber qual o significado de um triângulo laranjada invertido e dentro dele o símbolo do ar-condicionado, que apareceu na minha BMW 325i 2008.
Muito obrigado.

Avatar
josiene farias rodrigues de oliveira 4 de abril de 2020

quando rodo a chave antes dar partida fica aparecendo uma chave de fenda no painel de quilometragem ,depois some, gostaria de saber o que significa, meu Carro é um Ford KA 2018

Avatar
Rogério Neves Barbosa 22 de março de 2020

Muito boa explicação meu caro é o logan

Avatar
sanji 19 de março de 2020

Meu carro de Marca Kia Rio, acendeu o sinal de ? não sei o que significa. alguém ai para ajudar?

Avatar
Joseldo 9 de março de 2020

Grandes informaçoes

Avatar
Sergio 29 de fevereiro de 2020

Falta uma luz com um i dentro de um quadrado.

Avatar
Adilson 12 de fevereiro de 2020

Meu carro apareceu um desenho de carro com dois ponto na frente eu não sei o significado

Avatar
Patricio 29 de janeiro de 2020

Meu carro ta acendendo a luz da injeção eletrônica e fica acesa direta

Avatar
Cristofe 9 de março de 2020

Tem que passar o Scanner pra ver o motivo

Avatar
Rose 9 de dezembro de 2019

Queria saber sobre uma luz q aparece de uma chave de boca ??? Pra que serve??

Avatar
Maria 18 de novembro de 2019

Estou a ver os símbolos todos em cima…..ok!!!!!!!
Depois na explicação do qye pode ser ….ja nao encontro meu símbolo onde procuro saber ,,,,,,a avaria …tipo ums olhos
Simbolo laranja …..

Avatar
Rosa de sena cunha 21 de dezembro de 2019

Meu carro apareceu no 2 luzes uma encima outra embaixo ok pode ser Chevrolet

Avatar
Juliana Simiao 29 de outubro de 2019

Exelente explicação. A luz do óleo do meu carro pisca direto. Obgda pela explicação. Amei .

Avatar
Juliana Simiao 29 de outubro de 2019

Exelente explicação. A luz do óleo do meu carro pisca direto. Mas meu mecânico falou q se permanecer acesa ai tenho que parar na hora. Mas fico imaginando se isdo acontecer na rodovia e ñ tiver acostamento? Morro de medo. Obgda. Pelas duvidas. Agora msis medo ainda.

Avatar
Mariza 23 de outubro de 2019

Muito importante as informações e passei a seguir no face!
Bóris! Ontem aconteceu algo, talvez grave, no C3 2010/20111, exclusive solaris: ele parecia andar travado, fazendo barulho de esforço de motor… parei e refiz a colocação do câmbio no D… seguiu igual… aí depois apareceu a letra A no painel a direita da letra D… e no canto superior esquerdo, ficou piscando a figura da ventuinha e embaixo dela um outro sinalzinho, parecendo um S ou o sinal do infinito invertido… andei alguns quilômetros assim e não aqueceu o motor, porém a rpm estava abusiva, chegando a 5000 em 100km/h… ficou parado algumas horas e, ao andar novamente, nada mais apareceu e andou normal. O barulho do motor, repito, era como se eu estivesse andando em 2ª marcha, fosse ele manual e não automático… na verdade, a impressão era de que o automático não estava acionado… mas estava certinho… levei na oficina e colocaram o fluído rosa… nada mais! Devo me preocupar?

Avatar
Júlio Augusto Fernandes 5 de outubro de 2019

A palavra curse,apareceu no painel do carro. Pajero Dakar 2016,derrepente é não apagou mais.o que pode ser?

Avatar
Márcia 29 de setembro de 2019

Boa noite meu carro e gol 2019/20 1.0 quando fui ligar apareceu no painel erros freio oficina nao tenho nocao oq fazer?

Avatar
Roberto Sales 28 de setembro de 2019

Justo a luz que tem acesa no painel não foi mencionada…astra 99 1.8…luz amarela com se fosse uma caixa com asterisco dentro…

Avatar
Rodrigo 2 de setembro de 2019

Bom dia? O meu carro é um Uno Firre 2006, de vez em quando ele fica acendendo a luz da injeção eletrônica. Mas ele acende uns 2 há 5 minutos e apaga. Tenho que levar com urgência no mecânico. Ou posso continuar andando com ele mais uns dias?

Avatar
Edinaldo 1 de setembro de 2019

Muito bom parabéns me ajudou muito mesmo estou feliz.nota 10.é show é top.

Avatar
Claudio Bispo 14 de agosto de 2019

Referente aos sinais do painel,parabéns tirei dúvidas engraçadas a tempos valeu

Avatar
Kenia Rocha 13 de agosto de 2019

Boris, e nos casos dos carros novos que não possuem a luz do óleo no painel?
Por exemplo o FOX VW connect 2019/2020 que não possui esta luz?
É possivel fazer uma reportagem a respeito para explicar melhor sobre o assunto ?
Já que a concessionária não oferece uma explicação satisfatória.
Obrigada,

Avatar
ariany miranda 11 de agosto de 2019

parabéns pela iniciativa, muitas pessoas não sabem metade disso.

Avatar
Airton Ramos 20 de junho de 2019

BORIS , muito obrigado pela excelente matéria ! Completa e elucidativa.

Avatar
Claudio, 17 de junho de 2019

Legal a matéria bem explicada.

Avatar
Deixe um comentário