Marca de carros da Pininfarina divulga teaser do PF0

Se depender do legado do estúdio, deveremos ver muitos investimentos no design de hipercarros elétricos e de alto luxo

pininfarina 2
Por AutoPapo
Publicado em 10/07/2018 às 16h01
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A nova marca de carros da Pininfarina revelou um teaser de seu primeiro projeto, batizado de PF0. O estúdio de design revelou que daria origem a uma fabricante em abril deste ano. A empresa italiana se transformou em lenda após produzir as carrocerias da Ferrari e outras grandes marcas por décadas.

A proposta da Automobili Pininfarina é desenvolver e produzir veículos totalmente elétricos e de alto luxo. Agora, a novata, que tem sede em Munique, está apresentando seus planos para o mundo, e deu alguns detalhes sobre o que vem por aí.

O CEO, Michael Perschke, destacou que a marca foi “criada para servir aos clientes mais discernentes do mundo”. “Nosso portfólio de produtos será lançado com um hipercarro inovador e zero-emissões que representa a progressão que visamos fazer no pináculo do mercado de carros esportivos e de luxo”, completou ele.

Segundo um comunicado da Automobili Pininfarina, sua relação com o estúdio Pininfarina durante a produção de veículos será próxima.

O primeiro projeto tem o codinome PF0 e será um hipercarro elétrico com pouquíssimas unidades. Os números que a marca promete para a novidade são impressionantes: 0 a 100 km/h em 2 segundos, 0 a 300 km/h em 12 segundos, velocidade máxima de 400 km/h e autonomia para 500 quilômetros.

O lançamento do PF0 está previsto para 2020, com valores entre US$ 2 e US$ 2,5 milhões (R$ 7.634.200 a R$ 9.542.750, em conversão direta). Em seguida, será produzida uma gama de outros veículos elétricos e com poucas unidades, incluindo SUVs.

A dupla luxo e performance deverá estar sempre presente na gama da marca, de acordo com o comunicado.  E se depender do legado do estúdio, também deveremos ver muito investimento no design destes veículos.

A marca também está atraindo grandes nomes do setor automobilístico para seus corredores, vindos de marcas como Audi, Bentley, Bugatti, Ferrari, Jaguar Land Rover, Maserati, McLaren e Volvo. Mas, por trás da Automobili Pininfarina, está a indiana Mahindra, com 100% do investimento.

marca de carros da pininfarina automobili pininparina da esq para dir Michael Perschke, Anand Mahindra, Paolo Pininfarina, Pawan Goenka
Evento de lançamento da Automobili Pininfarina Michael Perschke, Anand Mahindra, Paolo Pininfarina, Pawan Goenka (Divulgação)

O estúdio que deu origem à marca de carros da Pininfarina

A partir da década 1970 e até 2011, o estúdio foi responsável pelo design de praticamente todas as Ferraris. Mas a parceria chegou ao fim com a fundação do Centro Stile Ferrari, e a marca foi passando a desenvolver seus próprios desenhos.

A última Ferrari com desenho da Pininfarina foi a F12Berlinetta, lançada em 2012. O fim da colaboração pode ter alguma correspondência com a decisão do estúdio de investir em uma marca própria, embora ele tenha continuado a trabalhar com gigantes como Maseratti e Rolls-Royce.

Sergio Pininfarina era filho do fundador do estúdio e o acompanhou durante a longa parceria com a Ferrari (Reprodução) marca de carros da pininfarina
Sergio Pininfarina era filho do fundador do estúdio e o acompanhou durante a longa parceria com a Ferrari (Reprodução)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário