Marcador de temperatura: por que sumiu do painel dos carros modernos?
A evolução dos sistemas de arrefecimento tornaram os superaquecimentos raros, o que liberou espaço no painel para marcadores mais importantes
A evolução dos sistemas de arrefecimento tornaram os superaquecimentos raros, o que liberou espaço no painel para marcadores mais importantes
Antigamente, o marcador de temperatura de arrefecimento era um instrumento essencial no painel dos carros. Atualmente ele vem sumindo dos carros, que troca o marcador de ponteiro por duas luzes-espia: uma fica acesa enquanto o motor está frio e outra quando ele superaquece.
Apesar de muitos acusarem os famosos cortes de custos como responsável pelo sumiço do marcador de tempeatura do painel dos carro, a justificativa é outra. A própria evolução do sistema de arrefecimento dos carros reduziu a importância desse instrumento.
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Os carros modernos trazem circuito fechado e pressurizado no sistema de arrefecimento, além de usar apenas um fluído específico. Com isso, os riscos do carro superaquecer em uso comum é bastante reduzido.
Cortes de custos não podem ser responsabilizado pela ausência do marcador de temperatura. Todo o aparato técnico para monitorar o sistema de arrefecimento está presente no carro, para operar as luzes. Além disso, é possível saber a temperatura exata plugando um scanner na porta OBD2.
Alguns fabricantes colocaram esse termômetro de volta em modelos que vieram sem, como o Volkswagen Fox e o Chevrolet Celta. O motivo foi apenas a pressão do consumidor: muitos sentem mais seguros vendo o ponteiro no painel ou acreditam que ter mais marcadores é sinal de carro mais refinado.
Caso seu veículo não tenha o marcador, pode ficar tranquilo. Tendo o sistema de arrefecimento em dia e respeitando os prazos de troca do líquido, a luz vermelha só irá acender na checagem que é feita ao dar partida no motor.
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O marcador de temperatura continua essencial, sim!
Tanto pra dar mais tranquilidade ao condutor em situações normais, quanto para eliminar dúvidas ou adiantar-se a eventuais problemas que possam ocorrer.
Mais um daqueles cortes de custos que não se justificam.
Eu discordo desse ponto de vista dos fabricantes. Rodei por 4 anos com um Ford Ka 2018 pela empresa. Certa vez parei o veículo aqui na rua de casa, onde tem muitos gatos. Um deles roeu a fiação justamente da ventoinha. Eu só percebi que tinha algo errado ao sair da estrada, onde o ponteiro subiu além do normal (a alta velocidade fazia o motor ficar refrigerado). Antes mesmo de acender a luz no painel parei o veículo e mandei rebocar, pois sabia que tinha algo errado e seria burrice minha continuar até ver onde vai dar (acender a luz). Não abro mão desse item nos veículos que adquiro.