Confira os 10 melhores jogos de corrida para fliperamas

Selecionamos os 10 melhores jogos de corridas feitos para máquinas de fliperamas e que ajudaram a consolidar games do gênero

sala com maquinas de fliperama shutterstock
Games de corridas para fliperamas tinham gráficos muito superiores que os consoles da época (Foto: Shutterstock)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 21/03/2024 às 20h03

Jogos de corrida são um grande barato e podemos listar dezenas de games como Top Gear, Gran Turismo, Forza e por aí vai. Mas fato é que os games de corrida conquistaram seu espaço primeiramente nas máquinas de fliperama e depois invadiram consoles domésticos e computadores. Muito mais potentes que os videogames caseiros, as máquinas encantavam pela qualidade dos jogos e também pelos gabinetes caprichados.

VEJA TAMBÉM:

Mas com a sofisticação dos consoles, como PlayStation, 3Do e Saturn, Assim, listamos os 10 melhores jogos de corridas para fliperamas. Vamos elencar em ordem cronológica para mostrar como eles evoluíram ao longo dos anos. Mas o amigo vai notar que a japonesa Sega se tornou a gigante dos jogos de corrida para arcade. Confira.

1. Pole Position (1982)

pole position 10 melhores jogos de corrida fliperma

Um dos primeiros clássicos dos fliperamas foi Pole Position. Lançado pela Namco em 1982, o game foi licenciado pela Atari para distribuição nos Estados Unidos. Difícil, o jogador deveria ficar atento para não tocar em nada, caso contrário o monoposto explodiria.

No Brasil, ele chegou na primeira metade dos anos 1980 e já trazia recursos como pedais de acelerador e freios, assim como volante e transmissão de duas velocidades. Algumas cabines de luxo contavam com banco para o jogador se acomodar.

Esteticamente, o game era extremamente moderno para sua época e foi um definidor em padrões gráficos. Podemos dizer que o game definiu a visão externa traseira que até hoje é padrão na maioria dos games de corrida. Jogos anteriores e contemporâneos apostavam em estilo top view, menos realistas.

2. Out Run (1986)

out run 10 melhores jogos de corrida fliperma

Se Pole Position padronizou o formato dos jogos de corridas que seriam produzidos nos anos 1980, Out Run foi o que consolidou os games de corrida do tipo Arcade. Além disso, se tornou um ícone da cultura pop, o que faz dele um dos 10 melhores jogos de corrida para fliperama.

O game coloca o jogador numa corrida contra o relógio, em que é preciso alcançar os pontos de controle para recarregar o cronômetro. Com visual sofisticado, o game trazia uma inusitada Ferrari Testarossa conversível, que nunca foi produzida em série (apenas uma única unidade para o chefão do Grupo Fiat, Gianni Agnelli).

Entre as peculiaridades de Out Run, era possível escolher a trilha sonora do jogo. O jogo se tornou um sucesso e recebeu edições para Master System, Mega Drive, Game Gear e computadores MSX, Commodore 64, PC e até mesmo Nintendo Switch.

3. Super Monaco GP (1989)

super monaco gp 10 melhores jogos de corrida fliperma

10 anos depois de ter lançado Monaco GP, a Sega viu que estava na hora de voltar à franquia, ainda mais que no final dos anos 1980 o público japonês idolatrava Ayrton Senna, que tinha acabado de conquistar o Mundial de Fórmula 1, em 1988.

O game que poderia conectar até oito máquinas, coloca o jogador para correr em Mônaco, apesar de o traçado ser bem diferente do real. Mas há chicanes em sequência e claro, o túnel em parabólica.

Com visão do cockpit e retrovisor, o jogador deveria terminar a classificação abaixo dos 45 segundos. Na corrida de três voltas, o objetivo era chegar em primeiro, pois a cada checkpoint era necessário avançar nas provas. Como congratulação pela vitória, o piloto poderia disputar uma corrida extra na chuva.

Super Monaco GP fez tanto sucesso, que a Sega lançou o título para Mega Drive, Master System, Game Gear e computadores como Amiga e Commodore. Um clássico que definitivamente figura entre os 10 melhores jogos de corridas feitos para fliperamas.

4. Rad Mobile (1990) e os 10 melhores jogos de corridas para fliperama

rad mobile 10 melhores jogos de corrida fliperma

A Sega já tinha se consolidado como principal produtora de jogos de corrida, graças à divisão Sega AM3, que se dedicava a projetos para fliperama. E Rad Mobile foi uma aposta ousada.

Para ir além de um trivial jogo de corridas cronômetro, a Sega adicionou elementos realistas no game. cruzamentos, bifurcações, carros na contramão, mudanças de clima e passagem de tempo exigiam que jogador ativasse limpadores de para-brisa e faróis.

Com estilo futurista e distópico, os carros cortavam os Estados Unidos. Visualmente era muito bonito e tinha até um “jabá” para Sonic the Hedgehog (que seria lançado em 1991 para Mega Drive), com um bonequinho pendurado no retrovisor.

5. Ciesco Heat (1990)

cisco heat 10 melhores jogos de corrida fliperma

Lançado pela Jaleco em 1990, Cisco Heat: All American Police Car Race fez sucesso nas casas de fliperama. Com uma proposta insólita, o título colocava os jogadores em uma corrida de viaturas policiais.

O jogador poderia escolher entre uma viatura dos anos 1980, como um Chevy Malibu, ou um moderno Nissan 300ZX. O gameplay seguia o padrão de Out Run, em que o jogador precisa alcançar os pontos de checagem para ganhar mais tempo em uma corrida que (mais uma vez) atravessa os EUA.

Apesar de carismático, Cisco Heat estava longe de oferecer a jogabilidade mais dinâmica. O barulho da sirene era um problema durante a corrida.

6. Virtua Racing (1992)

virtua racing 10 melhores jogos de corrida fliperma

Lançado em 1992, Virtua Racing marcou o início da era dos games vetorizados da Sega. A divisão Sega AM2, que trabalhava em paralelo com a AM3, desenvolveu o título

A principal diferença dos games com gráficos bitmap era a melhor fluidez dos elementos móveis. Ao invés de vários elementos em pixel art, os gráficos vetorizados são compostos por cálculos matemáticos.

Assim a dinâmica do jogo era diferente. Na época de seu lançamento, Virtua Racing trouxe um nível de realismo e condução totalmente diferente do que já tinha sido mostrado nos arcades e serviu de base para três medalhões surgirem posteriormente.

7. Daytona USA (1994)

daytona usa 10 melhores jogos de corrida fliperma

Se existe um jogo de fliperama que todo mundo adora é Daytona USA. Publicado em 1994, esse game da Sega era inspirado nas provas da Nascar e permite até quatro máquinas conectadas.

Rápido e com gráficos sofisticados, o game foi desenvolvido pela AM2, o jogador deveria conquistar posições e passar por checkpoints para ganhar mais tempo no cronômetro.

Os jogadores podem escolher três pistas, uma delas é inspirada no tri-oval de Daytona International Speedway. Ainda hoje é possível jogar Daytona USA em parques e casas de diversão de shoppings.

8. Sega Rally (1994)

sega rally 10 melhores jogos de corrida fliperma

Outro clássico que figura facilmente entre os 10 melhores jogos de fliperama foi Sega Rally. Desenvolvido pelo time AM5 da Sega, o jogo chegou em 1994, pegando carona no Campeonato Mundial de Rali (WRC).

O jogo permitia duas máquinas conectadas em que jogadores podiam duelar a bordo dos lendários Lancia Delta HF e Toyota Celica GT-Four. Na época, a japonesa e a italiana brigavam pela soberania do WRC.

O jogo teve edições para PC e Saturn e oferece três traçados. A lógica é a mesma dos demais títulos para arcades, em que o jogador deve avançar nos pontos de checagem dentro do prazo determinado.

Ainda hoje é possível encontrar máquinas de Sega Rally em shoppings e parques. Se deparar com uma dessas, gaste uns trocados pois vale a pena.

9. Cruis’n USA (1994)

cruisn usa

Com uma pegada semelhante a Out Run e Cisco Heat, Cruis’n USA foi lançado em 1994 e fez grande sucesso. Desenvolvido pela Midway (que produziu Mortal Kombat), o game trazia sprites retirados de capturas reais, como plateias e elementos de composição do cenário.

No game, o jogador poderia escolher carros como uma Ferrari Testarossa, um Corvette C3 (Split Window), assim como um hot rod e um carro de visual futurista. Cada carro tinha sua peculiaridade, como aceleração e velocidade máxima.

O gameplay seguia o mesmo modelo de outros do gênero, com vários cenários pelas estradas norte-americanas. A aceitação foi tão boa, que uma edição para Nintendo 64 foi desenvolvida pela Williams Entertainment e também rendeu uma sequência: Cruis’n World.

10. Sega Super GT (1996)

sega super gt ferrari f40 gameplay

Sega Super GT foi uma das últimas apostas da Sega no segmento de corridas para fliperamas. O título chegou em 1996, desenvolvido pelo time da AM2 para a plataforma Sega Model 3.

Assim como Super Monaco GP, Daytona USA e Sega Rally, Sega Super GT era baseado em uma competição real: o BPR. Assim, trazia bólidos de corrida como Ferrari F40, Porsche 911 GT2, Dodge Viper GTS e McLaren F1 GTR.

Infelizmente, o game não teve edições para consoles, como Saturn e Dreamcast. Hoje, sobrevive em emuladores e algumas raras máquinas que ainda funcionam em shoppings e parques.

Bônus: Crazy Taxi (1999) encabeça os melhores jogos de fliperama

crazy taxi

Não poderíamos deixar de fora um dos games mais legais de todos os tempos Crazy Taxi é um jogo que até hoje conta com uma legião de fãs e versões para consoles e celulares. Lançado em 1999 pela Sega e com desenvolvimento a cargo da Hitmaker, que era a antiga AM3, o game foi pensado para arcade e também consoles.

O jogador assume o papel de um motorista de táxi que precisa conduzir seus passageiros aos destinos no menor tempo possível. A cada novo passageiro, o jogador recebe mais tempo para completar o trajeto.

O jogador pode escolher quatro carros inspirados em clássicos norte-americanos como Mercury 49, Cadillac Eldorado e até mesmo um conversível compacto, que lembra o Ford Falcon. Ficou interessado? Crazy Taxi tem edições gratuitas para Android e iPhone.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jimmi torres 22 de março de 2024

Na verdade o arcade de Daytona USA pode receber até 12 máquinas conectadas em rede.
A informação de 4 máquinas é errada

Avatar
Deixe um comentário