Mercedes trabalha em uma nova geração Actros com versão 100% elétrica

Produção da "nova geração" do pesado Mercedes-Benz Actros deverá ter início em 2024 e não deve demorar a estrear no Brasil

mercedes benz actros teste
Novo Actros em testes pela Europa (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 23/03/2023 às 08h03

A Mercedes-Benz vem trabalhando em uma nova gama do seu pesado Actros, que na verdade será um facelift da atual série MP5. A nova série MP6 deverá contar com algumas novidades além do novo design. O modelo também deve ganhar uma cabine com um comprimento superior aos 2 metros e 30 centímetros permitidos por legislação, se valendo de uma mudança que permite que esse limite seja quebrado.

VEJA TAMBÉM:

Assim, a Mercedes deverá seguir o mesmo caminho da DAF, que lançou os novos XG e XG+ com cabine mais elevada. Curiosamente as fotos de uma unidade de testes mostram uma cabine alta, entretanto mais curta. Quase sem espaço para a cama. Ainda não se sabe onde essa cabine iria se posicionar no portfólio da montadora.

Outra novidade fica a cargo do eActros 300, pesado 100% elétrico da montadora, que deve ter autonomia superior a 300 km. Ele chega para ampliar a gama veículos elétricos da Estrela das Três Pontas. Vale lembrar que a montadora já oferta caminhões elétricos, porém da categoria semipesado.

Outras novidades pontuais também são esperadas, como aprimoramento no sistema MirrorCam, que já está na sua versão 2.0. O Actros também terá um novo interior, apesar que não deve vir um desenho realmente novo, mas apenas pequenas melhorias.

Por fim, a Mercedes divulgou fotos e vídeos dos testes feitos em Rovaniemi, na Finlândia. O que não foi informado é a data de lançamento do caminhão. É especulado que a versão final seja apresentada ainda este ano, com as primeiras entregas para 2024.

Novidades no Brasil

Mesmo que se trate de um facelift, as novidades podem demorar a chegar ao mercado brasileiro, isso se deve ao fato da Mercedes ter planos diferentes para o Brasil. Um bom exemplo foi a chegada da série MP4, que chegou com uma versão quase que “exclusiva” já que a cabine do pesado foi desenvolvida no Brasil e hoje é ofertada lá fora como Actros F, uma versão pé de boi do pesado.

Além disso, a Mercedes sempre teve um certo de atraso em sua linha, em relação ao que é ofertado na Europa. Em 2015 a montadora lançou uma versão exclusiva do Actros no Brasil, que se tratava de um facelift da série MP3, que ficou conhecida como MP3.5.

mercedes benz actros 2546
Série limitada a 21 unidades celebrando a 21º edição da Fenatran e ainda fazia um tributo ao L1111

Por fim, ainda vale lembrar que as montadoras têm adotado discurso conservador. Sem grande otimismo, a expectativa é vendas mais modesta em 2023. Assim, é de se esperar que os planos para lançamentos devem ter um atraso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário