Metanol na bomba de combustível é uma afronta contra saúde pública

Empresários inescrupulosos adicionam metanol tóxico no álcool para aumentar lucros sem importar com danos graves à saúde de frentistas e consumidores

homem abastece carro prata no brasil foto agencia brasil tomaz silva
Contato etanol pode provocar danos graves à saúde, como cegueira (Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/03/2024 às 15h03

Ainda bem que a maioria dos donos de postos de combustíveis é correta e honesta. Age com toda correção, mas também quando são safados, são safados pra valer. Não fazem só picaretagem leve, não. Não só oferecem um aditivo que não precisa. Não vende só gasolina ligeiramente adulterada, ou etanol com mais água do que o permitido, não. Aí é crime pra valer.

E eu não sei por que muitos deles, já flagrados cometendo crime contra a vida e contra a saúde do motorista, não foram parar no xilindró? Por que não estão vendo o sol nascer quadrado? Mas por que eu estou irritado? Estou mesmo! Só porque o etanol pode conter, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), 0,5% de metanol no litro de etanol. O metanol é um álcool extremamente tóxico, venenoso.

VEJA TAMBÉM:

Se alguém beber o metanol, ele morre. Se respirar, coitados dos frentistas que lidam com isso nos postos, pode ter o perigo de cegueira. Diarréia e vômito são o mínimo. Isso tudo o metanol provoca. Mas e por que colocam o metanol no álcool?

Ele vem importado dos Estados Unidos com autorização da ANP para uso na indústria química. E para os produtores de biodiesel, eles também usam 12% do metanol na produção do biodiesel. A ANP foi investigar e descobriu que tem produtor de biodiesel usando 500% de metanol. Ele produz 100.000 litros e importa 500.000 de metanol. Para quê? Para criminosamente mandar esse metanol para distribuidoras e postos de combustíveis?

Mas e por que o metanol? Porque ele é mais barato do que o etanol. E a ANP já descobriu um posto (eu já contei essa história aqui), lá em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, que tinha sabe quantos por cento de metanol no reservatório de álcool? Pasmem, 91% da composição era metanol puro. Quando a ANP permite 0,5% o posto colocou 91%. Tem ou não tem que mandar os donos desses postos pra cadeia?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário