7 modinhas irritantes das montadoras que invadiram os carros

Veja “tendências” que as marcas aplicam em seus carros que muitas vezes são pouco funcionais ou pouco acrescentam aos modelos

Mustang painel
Cluster digital virou moda na indústria e muitas vezes imita os relógios analógicos (Foto: Ford | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 17/06/2023 às 11h03

A indústria automotiva tradicionalmente adora fazer inovações que vão bem além da engenharia. Até para se destacar em relação à concorrência, é preciso ter algum item diferente ou novidade. Só que muitas vezes as montadoras acabam por lançar modinhas irritantes e pouco úteis para o motorista.

VEJA TAMBÉM:

O que é pior, obviamente. No livre mercado, tais “inovações” são copiadas e seguidas quase que em rebanho pela concorrência. Tem de tudo. Desde painéis digitais ruins, a acabamentos internos esquisitos ou mesmo itens dispensáveis que persistem nos carros até hoje. Confira 7 modinhas irritantes das montadoras.

Modinha do painel digital

Quando a General Motors equipou versões especiais ou esportivas de seus modelos (Monza EF500, Vectra GSI etc), o painel de instrumentos digital logo fez soar um “uau” no mercado. O item era considerado bastante exclusivo para a época e associado a carros mais caros.

painel citroen c3 com luzes de alerta acesas
Quadro digital surgiu nos anos 1980, mas voltou nos últimos anos inclusive nos populares (Foto: Arquivo AutoPapo)

Ficamos um bom tempo sem as marcas generalistas investirem em painéis digitais, enquanto modelos mais modernos e configuráveis começaram a despontar em fabricantes de luxo, como Land Rover. No início dos anos 2010 a GM voltou a usar um quadro parcialmente digital no Sonic, em um equipamento que lembrava o cluster de motos.

A partir daí, começaram a aparecer as telinhas TFT dentro dos painéis em conjunto com os instrumentos analógicos. Até que o Grupo Volkswagen começou a popularizar o sensacional Active Info Display, o seu cluster configurável e eletrônico, e a Peugeot o inovador conceito de i-Cockpit.

Acabou que muitas marcas seguiram a modinha, só que várias em uma espécie de rascunho mal feito e pouco funcional. Hoje, o que parece é que algumas montadoras têm o cluster eletrônico só para dizerem que têm. É o caso dos painéis de modelos como o Citroën C3 ou o Renault Kwid, e mesmo do Hyundai HB20.

Comandos básicos na central multimídia

Centrais multimídias automotivas grandes e intuitivas não são uma modinha irritante das marcas, pelo contrário. O que irrita mesmo é quando as montadoras tascam comandos simples dentro e exclusivamente do sistema de infoentretenimento.

ford explorer ev 2024 painel multimidia
Para reduzir custo de produção e otimizar montagem, a central multimídia incorporou funções que dependiam de botões físicos (Foto: Ford | Divulgação)

Quem já não ficou perdido ao ter de regular a temperatura e a velocidade do ar-condicionado na central? Ou de verificar informações do computador de bordo? Tem carro em que até aumentar o volume do som é complicado.

Faróis e lanternas com lentes escurecidas

chevrolet tracker rs vermelho chili farol full led com mascara negra
Farol escurecido é marca registrada dos modelos esportivados, como o Chevrolet Tracker RS (Foto: GM | Divulgação)

Outro item que era exclusivo de carros esportivos, aventureiros ou esportivados e que virou uma modinha irritante entre as marcas. Hoje, boa parte dos carros já vem com lentes escurecidas nos faróis e lanternas, muitas vezes sem qualquer relação com a versão do carro em si – e que nem confere um visual harmonioso.

Acabamento de black piano

Quer coisa mais irritante do que essa modinha de acabamento em preto brilhante que as marcas de automóveis resolveram propagar? Não que a peça seja feia ou de mau gosto, mas o problema está geralmente na qualidade – longe de ser o black piano usado por uma Audi ou uma Mercedes.

Jeep Commander Longitude
Acabamento Black Piano virou modinha na indústria por remeter a sofisticação, mas acumula poeira e marca de dedos (Foto: Jeep | Divulgação)

O que acontece é que a peça brilhante vira um depósito de poeira e digitais visíveis. E que se você não tomar cuidado, ainda pode manchar ao limpar. Em muitos modelos de carros, mais uma vez parece que o black piano está lá só para a marca dizer que tem. E o que seria um sopro de requinte na cabine, pode virar um remendo que destoa do acabamento.

Trocas de marchas sequenciais pouco permissivas

Se você oferece mudanças sequenciais no câmbio automático, elas que funcionem ao gosto do motorista. Mas o que se vê na maioria dos carros ATs é justamente o contrário. Você seleciona terceira e a central eletrônica já emenda para a quarta sem te pedir permissão.

transmissao carros automaticos mais baratos
Em nome da eficiência, programação das transmissões não deixam motorista ter pleno comando das marchas (Foto: Arquivo AutoPapo)

Se você quer reduzir mais para uma ultrapassagem ou curva, e a rotação estiver alta, não tem jeito: o câmbio vai automaticamente para a marcha que o conjunto entender como a mais apropriada para aquela situação.

Sumiço da alça PQP

As alças de segurança pouco a pouco somem dos carros. A justificativa é de que, com a eficiência dos cintos de segurança e o aumento no nível de segurança passiva dos automóveis, o item teria se tornado dispensável.

local onde ficaria a alca de teto pqp em um carro
Mas que p#%&*@!!!! (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Na verdade, uma boa desculpa para as montadoras economizarem. E a gente que fique sem onde se segurar no desespero quando pega carona com aquele cunhado barbeiro…

Pescoço de ganso no porta-malas

fiat cronos drive 1 3 cvt 2023 vermelho porta malas
Alças do tipo pescoço de ganso são mais baratas de fabricar, mas roubam espaço do bagageiro (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Essa modinha irritante nenhuma montadora parece estar disposta a tirar de cena. Os famigerados pescoços de ganso, as alças das dobradiças das tampas do porta-malas, parecem existir desde que a roda foi inventada. Dificultam a colocação de bagagens mais altas ou acabam machucando malas e outros objetos que estejam no espaço.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tavares 19 de abril de 2024

Sempre achei painel digital a maior inutilidade. Vc perde totalmente o raciocínio mecânico e a resposta da aceleração. Além de causar confusão vendo aquele numero subindo e descendo tresloucadamente. E isso ocorre em qq aparelho eletronico, como os celulares. Em nome de vender modernidades inventam milhares de supostas funcionalidades que na verdade são nerdices sem praticidade alguma ,a não ser fazer perder tempo e dinheiro. Quanto mais funcionalidades inuteis, maior a chance de dar defeito em alguma.

Avatar
Luiz André 24 de junho de 2023

Evolução no preço e na quantidade de manutenção, ninguém faz nada pensando em melhorar, tudo é dinheiro e mais nada.

Avatar
Santiago 19 de junho de 2023

Na verdade estes penduricalhos acrescentam sim ao veiculo:
– Acrescentam uma barbaridade ao preço final.
– Acrescentam os ganhos para as poucas oficinas que conseguem fazer reparos nesses carros.

Avatar
Mbo 19 de junho de 2023

O Ford Ka sedan não tem esse mecanismo de porta mala, motivo de ter optado por ele do que o HB20 que Mais fraco/manco e suspensão dura também

Avatar
Georges 19 de junho de 2023

Eu acrescento esses multimédia que parecem um Tablet mal ajambrado no painel. Complica a segurança num acidente. A Volvo, por exemplo, nunca teve.

Avatar
AA 18 de junho de 2023

O canal é legal, mas tem umas notícias que são muito inúteis, quase implicante com as montadoras, como essa!

Avatar
Leandro 18 de junho de 2023

Jornalista com inveja das marcas de carro. Reportagem de quem não tem nada melhor para falar.

Avatar
Gilson . 22 de junho de 2023

De fato quem fez a reportagem não conhece a construção e a finalidade das peças automotivas. Acaba por falar das seus incômodos sem razão

Avatar
Anjos 23 de junho de 2023

Exato Leandro.

Matéria ridícula

Avatar
José Altair 18 de junho de 2023

Sem contar com os volantes com a base de baixo reta que não é nada prático.

Avatar
Marco 18 de junho de 2023

Faltou sistema start/stop… não economiza nada de combustível e só aumenta manutenção com bateria/motor de partida/etc

Avatar
Polvo 20 de junho de 2023

Bem lembrado. Esse sistema start/stop é muito irritante.

Avatar
Felipe Cunha 18 de junho de 2023

E as centrais eletrônicas que controlam tudo, se der pane as funcionalidades específicas controladas por ela param de funcionar, aí funçies como acendimento de farol, ar condicionado e outras, deixam de funcionar também e não resta alternativa a nao ser parar o veículo até reparar ou substituir a central completa, o que pode custar alguns milhares de reais a menos em sua conta corrente.

Avatar
Lauro 17 de junho de 2023

Não acho que são modinhas, pelo contrário, chamo de evolução, afinal, qual o sentido de não acompanhar o avanço da tecnologia?! A matéria deveria discorrer sobre a carga onerosa que o governo cobra sobre o item, encarecendo absurdamente o preço dos automóveis!

Avatar
Leonardo Viana 17 de junho de 2023

Fernando, sobre o painel digital só uma correção. O Monza Classic EF não tinha! O primeiro (e entendo único!) Monza com este item foi o Classic SE já tubarão em 1993.

Avatar
Edson 20 de junho de 2023

Versão High tech inclusive.

Avatar
Tobias 17 de junho de 2023

Modinhas bagaceiras. E quanto mais eletrônica, mais custo de manutenção e chance de ficar empenhado.

Avatar
Deixe um comentário