[Vídeo] Três carros em um: modos de condução do carro

Você sabe o que são e como funcionam os modos Eco ou Sport? Nós explicamos para você neste vídeo da série Carro de A a Z!

cambio
Por Boris Feldman
Com Felipe Boutros
Publicado em 30/08/2018 às 16h30
Atualizado em 11/08/2022 às 15h54

Nos automóveis mais modernos, é possível, apertando um botão, ter um comportamento mais esportivo ou mais econômico sem qualquer mudanças mecânica. Como? São os chamados “modos de condução”. Entenda melhor!

Acredite se quiser, a tecnologia chegou num tal nível no automóvel, que a eletrônica, hoje, é capaz de provocar uma metamorfose em alguns carros mais modernos. Basta o motorista apertar um botão no console para ele deixar de ter um comportamento sóbrio, normal e virar quase um esportivo. Como assim?

Nesse carro aqui, por exemplo, ele tem o drive mode. Você tem praticamente três carros em um. Você, ao selecionar uma vez, vai para o modo Eco, que privilegia a economia de combustível e menos emissão de poluentes. Pressionando de novo, vai para o modo Sport, que privilegia o desempenho. E como isso funciona?

A central eletrônica, ela permite várias configurações de câmbio e funcionamento do motor. Então, dessa forma, ele consegue trabalhar de um modo mais econômico, ou de um modo mais esportivo, por exemplo.

Com os modos de condução é possível, apertando um botão, ter um comportamento mais esportivo ou mais econômico sem qualquer mudanças mecânica.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eduardo de Moura 27 de dezembro de 2021

Boris, parabéns pelo trabalho! Ouvi dizer que andar com o carro sempre no modo “eco” poderia danificar o motor com o passar do tempo. Essa informação tem algum fundamento? Tenho uma T-cross e ando sempre no modo econômico e fiquei preocupado…

Avatar
Deixe um comentário