Fim de feira: 5 carros de ‘refugo’ que foram vendidos no Brasil

Parecem novidade, mas estes modelos saíram de linha em seus mercados de origem e desembarcaram por aqui logo depois

golf gte 36
A versão esportiva e híbrida do Golf chegou ao Brasil depois da produção do modelo ter sido encerrada (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/10/2022 às 09h04
Atualizado em 20/10/2022 às 13h40

O mercado automotivo do Brasil é muito aleatório quando o assunto é trazer lançamentos. Já tivemos carros que chegaram rápido aqui, outros demoram alguns anos para chegar. Mas já aconteceu de recebermos carros que já saíram de linha lá fora ou que estavam em fim de carreira, desovando o refugo por aqui.

Carros no final da vida costumam ter preços mais competitivos e alguns problemas resolvidos. Porém esses carros chegaram como novidade, então a vantagem do preço nem sempre é garantida. Alguns desses modelos são até interessantes, mas saber que não terá continuidade e a incerteza das peças de reposição deixam um receio no ar.

VEJA TAMBÉM:

Confira cinco casos de quando o Brasil recebeu refugo das monatadoras:

1. Volkswagen Golf GTE

lateral volkswagen golf gte
O Golf GTE trazia uma proposta legal de unir o desempenho de um GTI com a economia de um híbrido (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Volkswagen apresentou o Golf GTE aos brasileiros no Salão do Automóvel de 2016 com uma promessa de importar o esportivo híbrido. A empresa cumpriu essa promessa, mas foi apenas em 2020 — um ano após a nova geração do hatch médio ter sido apresentada na Europa.

A versão GTE é híbrida do tipo plug-in. Ela usa o motor 1.4 TSI de 150 cv aliado a um propulsor elétrico de 102 cv, que combinados resultam em 204 cv. Com isso, ele tinha o desempenho de um GTI, mas entregando um consumo bem menor.

Apesar do conceito interessante de aliar desempenho com baixo consumo, o Golf GTE foi um fracasso. O cliente que vai atrás de um GTI é mais antenado e não quis pagar mais de R$ 200 mil em um refugo. O que ajudou a Volkswagen foi ter uma grande locadora comprando o estoque do carro.

2. Chevrolet Omega Diamond

chevrolet omega diamond 1994 propaganda de epoca
A edição especial nada mais era que o Omega GLS com o motor do CD que estava saindo de linha (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O Chevrolet Omega é amado por muitos até hoje. O sedã executivo era o píncaro da sofisticação na época, o Brasil só voltou a fazer carro de padrão alto assim quando marcas de luxo, como BMW e Mercedes-Benz, se instalaram por aqui.

O problema é que o Omega chegou aqui já no meio da vida útil do modelo na Europa. Seu motor 3.0 de seis cilindros em linha já era longevo por lá, com projeto oriundo dos anos 60. A Opel lançou a segunda geração do Omega em 1994 e trocou esse motor por um V6 mais moderno, que não cabia no modelo antigo feito no Brasil.

A Chevrolet chamou a Lotus para modernizar o antigo 4.1 do Opala para ser usado no Omega nacional a partir de 1995, mas ainda existia um estoque do 3.0 importado sobrando na fábrica. Para dar vazão a esses motores, foi criada a edição especial Diamond.

Tirando os emblemas exclusivos e o motor de seis cilindros, o Omega Diamond era nada menos que um GLS com o motor que era exclusivo da versão CD. Hoje essa edição é apreciada pelos colecionadores, mas na época era apenas uma forma de dar fim no estoque de motores.

 3. Fiat Tipo nacional

fiat tipo 1 6 mpi 1996
No caso do Tipo, o refugo foi o ferramental do carro, que havia acabado de ser aposentado na Itália (Foto: Fiat | Divulgção)

A Fiat trouxe o médio Tipo da Itália com preços competitivos graças a boa cotação do Real na época. Mas o hatch chegou tarde ao nosso mercado: estreou em 1993 e saiu de linha na Europa em 1995. Com a linha de montagem de Cassino, na Itália, desativada, o fabricante trouxe o ferramental do Tipo para o Brasil.

Dessa vez o refugo foi nada menos que uma linha de montagem inteira, que deu dois anos de sobrevida ao hatchback no Brasil. A gama do Tipo foi simplificada, as versões SLX 2.0 e Sedicivalvole foram aposentadas e restou apenas o 1.6 MPI.

4. BMW i3

p90273475 highres the new bmw i3 08 20 easy resize.com
Não é mais produzido, mas você ainda encontra zero nas concessionárias (Foto: BMW | Divulgação)

A BMW entrou na corrida dos elétricos com bastante ousadia. O i3 fugia do padrão com sua carroceria alta, pneus finos e interior com materiais reciclados. Além disso, toda a carroceria é feita em fibra de carbono. Agora em 2022 o modelo deixou de ser produzido, já envelhecido e com a marca focando em sedãs e SUV elétricos.

A filial brasileira está vendendo o último lote do elétrico com algumas condições especiais, mas o i3 já está sem ser produzido desde agosto.

5. Land Rover Freelander

land rover freelander 5 door 4
Importadora tentou ser esperta e trazer o Freelander na véspera de uma nova geração, o tiro saiu pela culatra (Foto: Land Rover | Divulgação)

A Land Rover tentou ser espertinha na hora de trazer um refugo para o Brasil e se deu mal. A primeira geração do SUV compacto Freelander chegou ao país bem tarde, já no final de carreira. Para contextualizar, esse modelo foi introduzido na Inglaterra em 1997 e só aportou no Brasil em 2005.

O Freelander de primeira geração deixou de ser produzido no final de 2006, dando lugar a uma segunda geração mais sofisticada. Os clientes que pagaram caro pelo SUV importado não gostaram de saber que estavam comprando a xepa a preço de filé mignon e entraram na justiça.

A Land Rover do Brasil acabou sendo obrigada a oferecer a segunda geração para esses clientes insatisfeitos, sem acréscimo no preço.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Álvaro 23 de outubro de 2022

As montadoras adoram o Brasil, o que eles não conseguem vender por lá, empurram pra nós sem desconto.

Avatar
André Camargo 27 de novembro de 2022

Vendem restos aqui com um valor exorbitante hein ?!

Avatar
luis pires 21 de outubro de 2022

Tive um fiesta 1.3 clx (o cara de chorão) que foi a sobra de motores 1.3 que vinham no espanhol quadradinho. quando mudaram a produção para o nacional viciado em motor 1.0 queimaram o estoque de motores na versão intermediária. Gostei muito dele pois era mais esperto que o 1.0 (acho que até um fusca seria mais esperto que um carro 1.0 de 1997).

Avatar
Hique Maier 26 de outubro de 2022

Eu tive esse 1.3. Mas doía o pé de tanto apertar o acelerador no final do curso – e passar raiva. Kkk

Avatar
Hique Maier 26 de outubro de 2022

… mas era no Ka. Kkkk

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 21 de outubro de 2022

Lembremos que na Alemanha o Opel Omega (aqui Chevrolet Omega) de seis cilindros, 3.0, teve a versão com 24 válvulas (quatro por cilindro), versão esta cujo motor gerava 220 CV (DIN), i.e., 55 CV a mais que o 3.0 12 válvulas do Omega nacional, aliás, um excelente carro nacional sofisticado, só comparável aos Alfa-Romeo feitos aqui.

Avatar
Elioricardoalvessilva 20 de outubro de 2022

Lembro do ômega 3.0 de fato esse motor era da Alemanha soube que teve problemas hoje e difícil ver um

Avatar
Rodrigo 19 de outubro de 2022

Você esqueceu de todos os importados da GM, campeã em fazer isso…

Calibra, Tigra, Tracker, Astra, Astra SW, Captiva, Grand Blazer, Sonic…

Avatar
Deixe um comentário