[Segredo] Chevrolet irá adotar injeção direta em seus motores turbo

Flagramos carros de teste da montadora que fazem os ajustes finos do propulsor atualizado, que ficará mais potente e econômico

chevrolet tracker premier prototipo testando novo motot turbo proconve pl8 traseira
O Tracker terá o motor novo junto de uma reestilização (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/05/2024 às 08h02

Durante a cobertura de um lançamento em Campos do Jordão (SP), o AutoPapo flagrou um comboio da Chevrolet com Onix Plus, Tracker e Montana. A montadora está testando os novos motores turbo atualizados para atender ao Proconve PL8, que entrará em vigor em 2025.

A principal mudança que será feita pela Chevrolet em seus motores 1.0 e 1.2 turbo é a adoção da injeção direta. A montadora foi contra a corrente e lançou esses motores com a injeção multiponto tradicional, no duto de admissão, para priorizar a durabilidade e simplificar a manutenção.

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Essa configuração já existe na China, onde o 1.0 turbo rende 125 cv e 18,3 kgfm. O 1.2 turbo com injeção direta produz 137 cv e 22,4 kgfm. Esses dado são com gasolina, no Brasil poderá ser mais devido ao uso do etanol.

Motor turbo atualizado virá com melhorias na cabine

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O 1.0 turbo do Onix será um dos mais potentes do mercado (Foto: Eduardo Rodriges | AutoPapo)

Segundo o portal Autos Segredos, o Chevrolet Tracker ganhará um face-lift junto do motor turbo com injeção direta. O SUV pode também ser o primeiro híbrido-leve nacional da marca.

Essa mudança marcará também a chegada do painel digital ao SUV. O equipamento estreou na Spin 2025 e já foi adotado pela S10 e pela Trailblazer.

O Chevrolet Onix também terá um face-lift junto do novo motor turbo com injeção direta. O painel digital também é cotado para o compacto, assim como a nova central multimídia que estreou nos lançamentos recentes da marca.

Quem sofrerá menos mudanças será a Montana. A Chevrolet lançou sua caminhonete compacta de cabine dupla em 2023, o motor virá apenas para atender às normas de emissões. O cluster digital deverá vir junto pois o formato do painel da picape foi pensado para receber o item.

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Painel digital e nova central que estrearam na Spin versão adotados por Onix, Tracker e Montana (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A injeção direta irá ajudar o motor turbo a reduzir emissões e consumo enquanto aumenta a potência. Mas, por outros lado, não irá ajudar na fama do motor de três cilindros da Chevrolet com o público.

Ele já é alvo de críticas devido a correia dentada banhada a óleo, que exige um lubrificante específico em todas as trocas. A injeção direta é outro elemento criticado por especialistas de internet que reclamam de tudo que é novidade.

Essas mudanças pontuais podem ser o que a Chevrolet precisava para segurar o sucesso recente da Volkswagen. O Polo tirou do Onix a liderança em hatches compactos e o T-Cross vem aumentando sua liderança sobre o Tracker.

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6 Comentários
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Orivaldo 5 de junho de 2024

So compra 3 cilindros que e louco de pedra..

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Gustavo 29 de maio de 2024

E o custo de manutenção vai aumentar com certeza, mas o que vale é modernizar.

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José Luís Aguiar 28 de maio de 2024

Redução de custos pra montadora,e prejuízo ao consumidor

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Nevilly Almeida 26 de maio de 2024

A prova do que é ruim ainda pode piorar!

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Ebert Rocha 23 de maio de 2024

Terá freio a disco nas 4 rodas?

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Moacyr Cardoso 23 de maio de 2024

Essa Correia mesmo com relatos de uso de óleo específico está arrebentando antes dos 240.000km e a GM está alegando mau uso para negar a garantia!

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