Motorista que bateu no poste tem que pagar pelo conserto?

Superior Tribunal de Justiça entende que se o condutor é o responsável pelo acidente, deve arcar com os prejuízos causados

carro batido
Superior Tribunal de Justiça entende que se o condutor é o responsável pelo acidente, deve arcar com os prejuízos causados (Foto Youtube | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 07/05/2020 às 15h06
Atualizado em 07/05/2020 às 17h42

Leitor do AutoPapo quer saber se o motorista que bateu em um poste tem que pagar pelo conserto. De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cabe ao proprietário do veículo que colidiu com poste de iluminação pública corretamente instalado demonstrar o fato excludente de sua responsabilidade ou pagar pelos danos causados à concessionária.

LEIA MAIS

A conclusão foi publicada pela Quarta Turma do STJ, quando concedeu provimento a um recurso especial da Companhia Energética de Brasília (CEB) contra um morador do Distrito Federal.

“O poste de iluminação, corretamente instalado na via pública, constitui obstáculo imóvel, impossível, por si só, de causar acidente, de sorte que no caso de colisão contra o mesmo, causando-lhe danos, cabe àquele que o atingiu demonstrar o fato excludente de sua responsabilidade”, argumentou o relator, ministro Aldir Passarinho Junior.

Criado pela Constituição Federal de 1988, o STJ é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil.

Apesar da decisão, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), na maioria dos acidentes os condutores danificam os cabos de energia e fogem do local sem arcar com os prejuízos. Apenas 30% dos responsáveis ressarcem os danos.

A Companhia justifica o baixo índice pela dificuldade de identificar o motorista que bateu no poste.

acidente transeuntes olham hyundai i30 preto batido no poste em rua do guaruja foto corpo de bombeiros
Em 2018, 3.000 postes foram atingidos por carros em Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas gerais (Cemig) estima uma perda anual de R$ 10 milhões com reparos a postes danificados por acidentes. Em 2018, mais de 3.ooo ocorrências foram registradas no estado.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a substituição de um poste danificado é um serviço delicado e nada barato, uma vez que exige não só o trabalho das equipes da concessionária de energia elétrica, mas também o de agentes públicos, como policiais militares e de trânsito, bombeiros e ambulâncias – caso o acidente deixe vítimas ou provoque interdições de vias.

O valor da multa para quem bateu no poste pode ser ainda maior se, no equipamento, existirem transformadores, caixas de TV a cabo ou equipamentos de grande porte.

Bati em um placa ou guard-rail: pago também?

A mesma lógica se aplica a outros elementos em vias públicas, como placas, muretas ou guard-rails: se eles forem danificados em acidentes de trânsito, a prefeitura ou concessionária responsável pela via pode sim cobrar o valor do reparo ou substituição do motorista envolvido no acidente

Foto Corpo de Bombeiros de São Paulo | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
goldbergfirm@gmail.com 19 de julho de 2021

Estamos disponíveis para lhe oferecer o empréstimo de que necessite a 3%

Avatar
valter v 12 de setembro de 2020

aqui é brasil.eles não analisam a causa do acidente,como mal súbito,defeito mecanico. concordo que se comprovado o estado de embriaguez do piloto ou fazendo o famoso racha,o pau tem pegar.

Avatar
Antônia Medeiros Dos Santos 12 de setembro de 2020

Bom dia! Discordo pois já pagamos muitos impostos,e os bandidos que roubam um carro do trabalhador honesto e bate no poste,quem vai pagar o poste odonto do carro ou o bandido? Claro que é o coitado do dono do carro! E o estado que não deu segurança para o trabalhador vai pagar o carro dele? Claro que não! Brazil com com z que dá vergonha!

Avatar
valter v 12 de setembro de 2020

aqui é brasil.eles não analisam a causa do acidente,como mal súbito,defeito mecanico. concordo que se comprovado o estado de embriaguez do piloto ou fazendo o famoso racha,o pau tem pegar.

Avatar
Fernando B. 25 de agosto de 2020

Discordo frontalmente da decisão do STF. O poste de cimento sequer deveria existir, no máximo aqueles de ferro para iluminação pública. Os fios de energia deveria ser colocado por debaixo da terra. Em SP as empresas de energia já estão fazendo isso pouco a pouco. Os postes de cimento podem matar o motorista em um acidente, assim como os fios acima dele podem eletrocutar pessoas nas ruas. NINGUÉM BATE O CARRO NO POSTE DE PROPÓSITO!

Avatar
Fernando B. 25 de agosto de 2020

Discordo frontalmente da decisão do STF. O poste de cimento sequer deveria existir, no máximo aqueles de ferro para iluminação pública. Os fios de energia deveria ser colocado por debaixo da terra. Em SP as empresas de energia já estão fazendo isso pouco a pouco. Os postes de cimento podem matar o motorista em um acidente, assim como os fios acima dele podem eletrocutar pessoas nas ruas. NINGUÉM BATE O CARRO NO POSTE DE PROPÓSITO!!!

Avatar
William 24 de março de 2021

Quem tá BÊBADO bate por querer sim e deve PAGAR SIM. Acidente sem querer é uma coisa, acidente por estar com o rabo cheio de cachaça deve pagar até o último centavo do conserto.

Avatar
Nataly 15 de março de 2024

Mais eles nem quer saber tem que pagar e pronto vc bebado ou não tem que pagar . Aí que tá o problema

Avatar
Leandra 31 de julho de 2020

E quando é o bandido que derruba o poste e a polícia prende quem paga?

Avatar
Deixe um comentário