Motoristas do Uber e outros apps podem ser MEI: saiba como

Confira o passo a passo para fazer a inscrição e quais são os documentos necessários para se tornar um microempreendedor individual e contribuir para o INSS

motorista profissional shutterstock
Por Laurie Andrade
Com Agência Brasil
Publicado em 09/08/2019 às 12h32
Atualizado em 07/10/2019 às 20h57

Os motoristas do Uber e demais aplicativos, como Cabify e 99, poderão se registrar como microempreendedores individuais (MEI) e, assim, contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, os profissionais passam a ser classificados como trabalhadores formais.

A Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministério da Economia, foi publicada nessa quinta-feira (08) no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor. A publicação altera a Resolução do comitê publicada em maio de 2018, que incluiu a ocupação Motorista de Aplicativo Independente.

Como trabalhadores formais, o tempo de serviço é considerado para fins de aposentadoria, bem como acesso a benefícios. Há que se respeitar, porém, os tempos mínimos de contribuição para conseguir cada benefício. A aposentadoria por invalidez, por exemplo, requer o mínimo de 12 meses de contribuição como motoristas do Uber e outros aplicativos; para o salário-maternidade, são dez meses e, para auxílio-doença, 12 meses de contribuição.

Desde a última quinta-feira (08), motoristas do uber e demais aplicativos podem se cadastras como microeemprededores individuais (MEI).

Para se cadastrar como MEI, é preciso ter faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa e ter no máximo um empregado. Como MEI, os motoristas do Uber e outros aplicativos têm um CNPJ e podem abrir conta bancária, fazer empréstimos e emitir notas fiscais.

Documentos necessários se inscrever

  • Cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal – Plataforma;
  • RG;
  • Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Dados de contato;
  • Endereço residencial;
  • Dados do seu negócio: tipo de atividade econômica realizada, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

Confira o passo a passo para motoristas de Uber (ou profissionais)

  1. Clique no botão Formalize-se, na página do Portal do Empreendedor;
  2. Se você possui cadastro, informe o CPF e a senha cadastrados;
  3. Se não possui, clique na opção Fazer Cadastro. Após o término do cadastro, acesse novamente o Portal do Empreendedor e clique em Formalize-se;
  4. Autorize o uso de seus dados pessoais pelo Portal do Empreendedor – Área do Usuário da REDESIM;
  5. Caso solicitado, informe o número do recibo da sua declaração de imposto de renda ou do título de eleitor;
  6. Informe o número do seu telefone celular e na sequência o código SMS enviado para você;
  7. Confira os dados carregados pelo sistema e preencha as informações solicitadas;
  8. Preencha as declarações solicitadas e conclua a inscrição do MEI.

Para mais informações, motoristas do Uber e aplicativos podem acessar o site do Portal do Empreendedor.

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jessica Santos de Oliveira 28 de setembro de 2022

Boa noite gostaria de saber como faço pra ver as ofertas e preços dos veículos

Avatar
Silvana 29 de maio de 2021

Sobre ser mei, como seria a declaração de imposto de renda para motorista de aplicativo, tipo, devo fazer de pessoa física e a do mei?
Devo fazer apenas a do mei?
Explico, meus rendimentos foram menor que o valor exigido para ser declarado, mas recebi auxílio de governo e soube ser obrigado declara nesses caso.
Outra dúvida, em declarar como mei, devo colocar o valor zerado, tendo em vista que motorista de aplicativo não emite NF?
Tenho muitas dúvidas a respeito!

Avatar
JOÃO JORGE DOS SANTOS 12 de abril de 2021

Srs;
Gostaria de saber que tem CNH categoria “D” pra dirigir em aplicativos precisa ter o “EAR”……!?….
Se a categoria já e permitido dirigir autos….pra empresa.

Avatar
ELIANE PEREIRA DE SOUZA 29 de setembro de 2020

Uber tem desconto em compra de carro como mei p trabalho? Q desconto?

Avatar
Daniela Ribeiro 6 de julho de 2020

to tentando vira motorista da Uber toda hora manda eu enviar meu comprovante de inderindereço. eu envio depois manda de novo oq eu faço

Avatar
Carlos Renato frigato 11 de agosto de 2019

Que passo a passo mais mal feito hem

Avatar
José 10 de agosto de 2019

Porque se for dessa forma, então todo MEI também vai poder entrar na justiça para ter o direito de ter um sócio. E também trabalhar por trás de uma grande empresa já formada lhe dando potencial, por isso ter suas vantagens também.

Avatar
FELIPE MAMYAKI DE JESUS PEREIRA 10 de setembro de 2019

Motorista de aplicativo é considerado como um trabalho autônomo, no qual ele presta serviços para o aplicativo que está cadastrado, nao possui nenhum vínculo, seja empregatício ou societário. A possibilidade de abrir uma MEI proporciona aos motoristas uma segurança a mais, no qual o mesmo paga INSS, contribuindo assim para a previdência social e caso ocorra algum acidente, pode acionar e entrar “na caixa” ou até mesmo se aposentar em alguns anos. É um grande avanço para a profissão

Avatar
José 10 de agosto de 2019

Como motorista de Uber pode serMEI? Se eles já trabalham como sócios dessas empresas de aplicativos.Pagando o serviço pra elas.Então já tem uma empresa formada por trás disso. É um erro do governo.Por isso esse tipo de manipulação vai burlar a lei. Aonde diz que MEI não pode ter sócio e trabalhar por trás de uma grande empresa.

Avatar
Paulo 5 de setembro de 2020

Essa sua linha de raciocínio é falha visto que o aplicativo gera uma demanda de clientes que o profissional jamais conseguiria sozinho sem a ferramenta, e por isso ele paga pra empresa. Essa foi apenas uma forma do governo formalizar esses profissionais e arrecadar com essa atividade, pelo menos serve pra dar garantias assistenciais a essas pessoas. Não há diferença entre exploração dessas empresas e a exploração dos próprios sindicatos ou associação sobre os taxistas, esse é o fato.

Avatar
Deixe um comentário