Multa terá que ser comprovada com foto

Proposta é polêmica: exigir que os agentes de trânsito só possam multar quando conseguirem provas de que o motorista cometeu uma infração

Por Paula Carolina 19/03/18 às 16h23

Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta polêmica e, no mínimo, inusitada: a ideia é exigir que os agentes de trânsito só possam multar quando conseguirem provas de que o motorista, de fato, cometeu uma infração.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e derruba a famosa “fé pública” do agente de trânsito, invertendo completamente a lógica atual em que é o proprietário do veículo/condutor quem tem provar que não errou.

VEJA TAMBÉM:

Pela proposta, descrita no Projeto de Lei 8377/2017, serão os órgãos e agentes de trânsito que terão que comprovar, mediante equipamento audiovisual ou eletrônico, que a infração existiu. Atualmente há essa obrigatoriedade nos casos de excesso de velocidade em que é exigida a foto para a comprovação da infração.

Mas para a grande maioria das infrações não há necessidade de comprovação alguma por parte da autoridade que multa. São comuns, por exemplo, os registros eletrônicos por avanço de sinal, mas são igualmente válidas as autuações ‘apenas’ anotadas por agentes que presenciaram o fato. O que vale para quase todas as autuações.

O PL 8377 propõe acabar com qualquer tipo de registro de infração de trânsito que não seja comprovado “mediante aparelho eletrônico, equipamento audiovisual ou quaisquer outros meio tecnologicamente disponíveis”.

multa terá que ser comprovada por foto
Foto Shutterstock

Justificativa

Na justificativa estão ressaltados os princípios do contraditório e ampla defesa, previstos na Constituição Federal, assim como a consideração de que a legislação atual prejudica o cidadão “socialmente inferior ao poder do Estado”.

A justificativa do PL 8377 toca, ainda, em outro ponto frágil do sistema atual: o fato de que há muita multa e pouca educação. “Não são realizadas campanhas educativas com a mesma frequência com que realizam blitz para multar motoristas”.

Bem… Não se pode negar nenhum desses argumentos e muito menos esquecer que foram exatamente os princípios do contraditório e ampla defesa que nortearam várias mudanças no CTB no decorrer das suas duas décadas de existência. Mas inverter completamente a lógica num país em que os abusos no trânsito resultam num cenário de guerra, parece temerário.

É preciso reconhecer que comprovar que não se cometeu uma infração de trânsito em alguns casos é muito difícil, quando não é impossível. Como provar, por exemplo, que você não avançou um sinal (nos caso em que não há foto) ou que não estava sem o cinto de segurança?

Por outro lado, no entanto, como um equipar o Estado e possibilitar que todos os agentes de trânsito – e é preciso pensar no país como um todo, dos mais ricos aos mais pobres municípios – estejam munidos, por exemplo, de potentes celulares que não deixem passar uma infração sequer?

Seria, sim, um  mundo ideal, desde que sem aumento de impunidade. É assunto para ser discutido e debatido com a população. Devagar com o andor, pois estamos no Brasil…

O radar também multa por andar devagar? Veja no vídeo

SOBRE
53 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rayal Ribeiro Viana Filho 15 de agosto de 2020

    Ano passado ao proceder o emplacamento do meu carro , fui informado que havia uma multa de Fortaleza (Ce) de junho/19.Eu prontamente informei ao funcionário que me atendia que aquela multa era improcedente porque meu carro não tinha ido para Fortaleza há muitos anos…Aí recorri..Este mês ao fazer o emplacamento a multa estava lá e já com valor de cr$ 132,93. É muito ruim você ser responsabilizado por algo que não cometeu! Tenho convicção que se a placa não foi clonada foi erro de digitação. O que devo fazer ?

  • Avatar
    Arlindo de Deus 17 de julho de 2020

    Olá por favor alguém me ajuda;recebi uma notificação de multa dá locadora unida más não mostra à placa nem o veículo o quê eu faço?

  • Avatar
    RICARDO 3 de julho de 2020

    Tem que tirar o poder de multa das prefeituras, isso sim seria o ideal 99% das multas aplicadas por esses canalhas é má fé.

    • Avatar
      Andréia Gonzaga dos Santos 9 de julho de 2020

      Eu nunca passei um sinal vermelho e fui multado por em Salto-Sp por um agente de trânsito, existe lei pra isto?

  • Avatar
    Carlos Alberto 11 de junho de 2020

    tomei uma multa por excesso de velocidade com foto. acontece que chegou outra multa por ultrapassagem com faixa contínua, as duas com o mesmo horário marcado, só que na foto da multa por excesso de velocidade eu não estou ultrapassando. indeferiram meu recurso. pode?

  • Avatar
    Carlos Alberto 11 de junho de 2020

    quem julga os recursos de multas? algum funcionário? como atestar que tais julgamentos são imparciais?

  • Avatar
    Jose roberto nunes de andrade 4 de junho de 2020

    Fui multado pelo um agente guarda municipal , falando que não tem sinal de seta ao mudar de faixa , sendo que custumo sempre fazer prosetimento de sinal minha seta nao estava.queimada , ajo que ele nao viu e me multou sem motivo , neste dia ele parou ao meu lado dizendo que deveria dar sinal andes sendo que deu , e nem mudei de faixa pois observei que eles estava vindo atraz. Que devo fazer

  • Avatar
    Jose ronerto nunes de andrade 4 de junho de 2020

    Outro dia fui multado sem motivo dei seta para esquerda para mudar de faixa , o agente de transito envia em alta velocidade , parou do meu lado e diz que eu não tinha tado senta , e me multou .
    Com funciona.isso

  • Avatar
    Edna Cristina Alves de Andrade 14 de maio de 2020

    Preciso dos comentários para ver se me ajudam tenho certeza que cometi uma infração de passar no sinal vermelho e o guarda me multou sempre paro no sinal vermelho estando dirigindo carro popular imagina que eu ia passar com uma combi de frete

  • Avatar
    Caius 7 de abril de 2020

    Boa tarde
    Tenho Permissão para dirigir em uma viagem que fiz tinha um caminhão parado em uma subida metade no acostamento metade na pista de rolamento era faixa continua como o caminhão não podia sair dali eu peguei meu carro sinalizei e passei o caminhão vendo que eu não estava oferendo risco a ninguém inclusive tinha uma blitz da Polícia pouco a frente o policial me abordou pediu meus documentos o do veículo entreguei ele conferiu e me liberou agora chegou para mim uma atuação que eu estava ultrapassando em local proibido e não sei o que fazer pois não foi ultrapassagem. Apenas desviei de um veículo parado na pista

  • Avatar
    Lucimar 1 de março de 2020

    Com certeza as leis devem ser respeitadas,mais a grande verdade é que estados e prefeituras usam o argumento de proteger as pessoas de um trânsito ruim ,com total desrespeito multando com o simples propósito de arredar dinheiro ,aliás dar poder total a quem a …. pessoas que roubam o país a todo momento.

  • Avatar
    Marcus Vinicius Morais De Macedo 8 de fevereiro de 2020

    Recebi multa por transitar em faixa exclusiva de ônibus, porém tem os equipamentos eletrônicos que fizeram a autuação das multas, mais nenhuma foto do local exato, nos dias em que recebi as multas estava trabalhando por app no carro em que fui autuado. 2 das multas foram na mesma rua e o mesmo equipamento, eu não sei como posso recorrer a uma multa da qual não tem local específico, passei de moto outro dia na rua tentando localizar os locais das multas e não achei os endereços especificados.

    • Avatar
      Pedro Pereira Laurindo Filho 10 de março de 2020

      Marcus, no seu caso recorra justificando erro no preenchimento do AIT que por si só é passível de anulação!!!

  • Avatar
    Matheus 4 de fevereiro de 2020

    É um absurdo, sou de São Paulo, e passei pelo município de Mauá, recebi uma multa dizendo que avancei o farol vermelho, me sinto lesado por essa indústria da multa, jamais passei em um farol vermelho, ando sempre devagar e de acordo com a velocidade do local, recebi a multa apenas com a foto do meu carro, que não aponta a velocidade em que eu estava, não mostra nenhum farol, ou seja, não tem prova alguma de que cometi a tal infração, quem acusa tem que provar, assim é a lei, por que não aplicar também para o trânsito, vou recorrer e vou procurar meus direitos.

  • Avatar
    Roberto Felipe 23 de janeiro de 2020

    Acho um tremendo absurdo o que TAXISTAS e agentes de trânsito fazem com os motoristas parceiros de aplicativos Ale no aeroporto Zumbi dos Palmares… Maceió-AL….PRECISA SER INVESTIGADOS A FUNDO….POID TEM UMA CERTA INDUSTRIA DA MULTA E PERSEGUIÇÃO AOS MOTORISTA S DE APLICATIVO…QUEM ESCOLHE COMO QUER IR E O PASSAGEIRO… PORÉM TEM MUITA COISAS ERRADAS NO AEROPORTO…QUE VEJAM ESSAS INJUSTIÇA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL….

  • Avatar
    Raimundo de Sousa Reis 21 de janeiro de 2020

    Recebi uma multa,e como compartilho o veículo com outras pessoas tenho dúvidas se era de fato eu que estava conduzindo, é possível identificar o condutor ja que a foto foi frontal? Se possível qual o procedimento?

  • Avatar
    Vânia Campos 18 de janeiro de 2020

    O agente de trânsito me parou numa rodovia em uma blitz normal pediu meus documentos logo em seguida devolveu… fomos embora e alguns dias depois chegou uma multa pelo correio…por falta de uso de cinto de segurança do passageiro ao lado, como pode isso, se não assinei documento nenhum e nem fiquei sabendo sobre o fato?

  • Avatar
    Maria de Alencar 27 de dezembro de 2019

    Apesar de nunca ter levado uma multa, eu conheço centenas de pessoas em Belém que já levaram diversas multas por diversos motivos. Porém, em aproximadamente 70% somente das pessoas que conheço, a multa foi incorreta. Por exemplo, há uma dessas pessoas que foi multada em certa Avenida de Belém em um dia que estava com seu veículo em Fortaleza-CE. Outro caso o rapaz estava hospitalizado. Outro caso o rapaz levou 4 multadas, em 4 meses consecutivos na mesma data e mesmo horário (hora, minuto e segundo) de cada um desses meses e no mesmo radar, outro caso ainda em que no intervalo de 1m48s o rapaz levou 5 multas consecutivas do mesmo radar por alegação de que estava em faixa de ônibus sendo que o mesmo estava num engarrafamento com a seta ligada para conversão à direita indo levar a sogra ao hospital para uma cirurgia.
    Aqui em Belém é uma indústria de multa, com vídeos expostos na mídia com a Superintendente do órgão fiscalizador do trânsito determinando quantas multas cada agente de trânsito deveria realizar para atingir a meta mensal (cada agente tem a incumbência de bater uma meta mensal de cotas). Diante disso, como não dizer que vivemos em um município corrupto, em um país corrupto? Como não desejar a aprovação de um Projeto de Lei que visa somente resguardar o cidadão dos abusos do Estado?

  • Avatar
    Jorge Manuel Borges Félix de Queirós 4 de novembro de 2019

    Boa tarde caros leitores.
    Sou europeu, nascido em Portugal mas experiente no trânsito que tramita tanto em Espanha, França, Alemanha e incluindo Portugal.
    Aqui no Brasil, tenho por experiência própria, presenciado os comportamentos dos motoristas tanto a Norte desde Fortaleza, passando pelo interior Ceará e até MG , Estado de São Paulo e a Sul, poderemos demarcar Criciúma como limite. Na maioria, o motorista brasileiro faz ou melhor, comporta-se todo por igual : eu preciso de chegar lá rapidamente, seja como for, ultrapassando pela direita, pela esquerda, rodando no acostamento, passando vermelhos, buzinando ou seja, não quer saber de regras de trânsito.
    Não quer dizer que na Europa esse comportamento não exista, mas na maioria tenta se evitar pois as repercussões são bem mais danosas que aqui no Brasil.
    Factores que fazem o condutor sentir-se mais seguro é o facto de no capítulo da segurança veicular, a inspecção para emissão do selo se circulação é obrigatório, ter seguro também, ter a CNH sem restrições também, pois sem ela não terá o seguro que só por si mesmo, permite a circulação na via.
    Aqui tem imensos apêndices de fiscalização, tais como radares em quase todos os trechos com 500 MT, lombadas de 100 em 100 metros, polícias escondidos a aguardar para sorri piar uma placa e levantar um auto porque o carro simplesmente desacelerou numa subida e deu a sensação de estar parado, etccc.
    Não vejo nenhum comportamento lúdico e educativo nesta forma de actuação.
    Primeiro porque tem lombada em excesso sem qualquer fundamento. Alguém teve lucro com ela e não sabemos quem, mas sabemos quem a pagou : contribuinte.
    E por si só ela coloca em perigo a maioria dos condutores pois cria esforço adicionais nos órgãos mecânicos.
    Outra é o facto de nas grandes vias não se verificar uma verdadeira fiscalização só comportamento de todos os condutores sejam veículos de passeio ou de carga.
    Assisto na BR com três e quatro faixas, a uma disputa entre camioneiros, ocupando todas as faixas, a corridas!!!!!!.
    Onde já se viu tamanha irresponsabilidade???
    Veículos a circular na esquerda a70 km, no centro a 100 km e na direita a 120. Como é possível?
    Condutores a chegarem numa rotatória e quem circula dentro, a parar para deixar passar!!!!
    E quando assisto a agentes de autoridade circulando de noite, na via pública, sem qualquer luz, braço de fora e falando no celular, está tudo compreendido. Não existe o principal : educação e comportamento social.
    Mas aí seria bem fácil de resolver tudo isto. Em meia dúzia de alíneas, poderão constatar que a solução seria ótima para todos :
    1- tornar o seguro obrigatório assim como a inspeção veicular todos os anos.
    2- retirar lombadas em excesso e rectificar índices de velocidade nas vias.
    3- obrigar todos os veículos de carga a ter um tacografo digital com acesso directo aos órgãos fiscalizadores da PFR, onde por proximidade ao veículo ou por passagem em determinado local, seria feita uma leitura do comportamento do veículo na via.
    4- obrigatório uma aula de avaliação técnica e prática de todos os condutores de dois em dois anos para ligeiros e todos os anos para camioneiros.
    5- penas pesadas com prisão efectiva no caso de acidentes cim mortes por irresponsabilidade do condutor infractor.
    6- obrigatoriedade de uso de câmara HD com conectividade wireless para emissão de imagens de condutores que cometam infrações graves sem qualquer presença das autoridades. Basicamente a câmara faz filme contínuo por 15 minutos e se vc entender que existiu um comportamento errado na condução do veículo à sua frente, basta carregar num botão e as imagens vão de imediato para o posto policial mais próximo para serem avaliadas. Seriam as autoridades a determinar se foi situação para ser levantado o auto ou are mesmo apreensão rápida do veículo.
    Isto seria o suficiente para colocar disciplina no condutor.

  • Avatar
    Marcos Matos 9 de outubro de 2019

    Quem opina no trânsito defendendo as leis atuais, são aqueles que não passam o dia no trânsito, em São Paulo, vai até o aeroporto de congonhas e se você sair de lá sem tomar uma multa eu dou minha cara a tapa, e agora pra melhorar l, até a polícia está multando feito condenado, esqueceram que o papel deles é outro, defender o cidadão a sociedade de furtos, roubos e etc…..acho ótima a ideia de multa somente por foto até porque os agentes já multam pelos celulares, e por sinal, todos tem ótimas câmeras….

  • Avatar
    Roberto 19 de setembro de 2019

    Fui notificado por falta de cinto têm como recorrer o que devo fazer

    • Avatar
      Vânia Campos 18 de janeiro de 2020

      Eu também!
      Vc pode me ajudar?

  • Avatar
    Iesio 10 de setembro de 2019

    Exatamente…Recebi uma multa por estacionar em um local reservado a idoso, só que tenho certeza absoluta que no dia da multa eu estacionei em uma vaga sem nenhum tipo de sinalização.Aí fica complicado…A multa não constava imagem do meu veículo em uma vaga destinada a idoso.Tentei inclusive obter as imagens da câmera de segurança do referido estabelecimento, mas eles informam que as imagens ficam salvas durante um determinado período(20 dias de acordo com eles), mas da infração até a data que pleiteei as imagens das câmeras de segurança já passou os 20 dias…Tentei um recurso inocentemente ao orgão do municipio que expediu a multa, e foi indeferido o meu pedido(Lógico, é dinheiro que deixa de entrar pra eles)…Tenho até outras instancias para recorrer dessa multa indevida, mas a pergunta que faço é:Como vou provar que estou certo sem ter elementos de fato que comprovem que eu não errei?Eu penso o seguinte: quem cometeu um erro tem mais é que pagar mesmo(o que não foi o meu caso), mas infelizmente existe aquele que expede a multa que age com mal caratismo(creio ser uma pequena parcela) sabe por que?Porque existe o chamado “adicional de produtividade”…Se eles buscassem de fato todas as infrações cometidas em todo o território nacional, muita grana entrava para os cofres publicos…Mas gerar multa com base nos critérios pessoais(achei aquele condutor feio, com cara de otário, que tem dinheiro, que é vesgo e outros criterios esdrúxulos) aí não…Bate um sentimento negativo muito grande de injustiça e perda de credibilidade dos agentes de transito por causa do comportamento de uma minoria.

  • Avatar
    Anderson 28 de agosto de 2019

    Tem que provar mesmo,instale cameras ,fotografe ,enfim prove.Agora essa conversa de fé publica é balela uma vez que muitos agentes usam de má fé publica isso sim.

  • Avatar
    Jorge Julio 7 de agosto de 2019

    Justo… recebi uma multa na cidade de Sp estando em Mogi das Cruzes; provei com o extrato do Sem parar que não fui a Sp; ainda juntei extrato do ponto do trabalho e anexei comprovante do trabalho fornecido pelo Colégio em que dou aula em que estava presente e autuação fora mantida.
    Indústria de multa e inversão de valores. Hj com essa tecnologia é fácil resolver … em Mogi o controle do estacionamento rotativo é realizado pelos fiscais por smartphone. Com prova irrefutável…agora em Sp cidade pequena…

  • Avatar
    Rita Luiza da Silva 12 de junho de 2019

    Tem que ser aprovado sim porque é uma roubalheira só,uma falta de respeito,tem que provar que ouve a infração,eu mesma recebi 4 multa sendo que dia é hora da infração eu estava em casa,e meu veículo também,recorri das multas,mas como sempre foi indeferido,hj estou sem minha CNH,paguei 800 reais de multa,coisa que eu não cometi,

  • Avatar
    ana maria 10 de abril de 2019

    fui multada,bom ate agora nao sei se foi eu mesmo,pois tem a tarja no rosto do motorista e do passageiro, e alem disso a placa nao aparece!! como que eu posso estar recorrendo,pois hoje existe tanta falcatrua

    • Avatar
      Lina 26 de maio de 2019

      Vc foi multado por pardal fixo ou móvel?

  • Avatar
    jose de souza 6 de abril de 2019

    Recebi uma multa por estar mexendo no celular em OSASCO, dia 19/03/2019. Sendo que eu nunca fui para OSASCO, nao sei nem onde fica e pelo horario eu estava em casa em SAO BERNARDO DO CAMPO. A multa não tem FOTO. Outra coisa a rua onde foi a multa que mostra a numerçao das casas não existe. Como pode ser multado sem nunca ter ido lá.

  • Avatar
    JORGE MARTINS 14 de março de 2019

    Os Policiais Rodoviários Federais estão multando os carfros pelas câmeras ded monitoramento do trânsito, eles ficam sentadinhos nas bases observando o fluxo de trânsito e ao mesmo tempo observam se tem veículo com farol desligado, uso de celular (as câmeras tem zoom), braço pra fora do carro, etc… e o mais impressionante é que eles não entregam as Notificações dentro do prazo do CPB, quando entregam é muito depois do prazo, quando o Carteiro entrega, não pega assinatura e se você se defender e pede o AR eles dizem que foi publicado no Diario Oficial, se vc questiona de que no processo consta que foi entregue e não o foi, dizem que foi publicado no Diário oficial, ou seja, a palavra deles é que vale. Geralmente a PRF não cumpre os prazos do CTB vergonhosamente e manipulam informação, pois as funcionarias dizem que os Correios não devolvem o AR, quando isso ocorre, eles publicam meses depois, muito depois do prazo legal e dizem que foi publicado. Isso é vergonhoso para um Órgão com uma boa reputação contra o crime ultimamente, mas administrativamente é uma negação.

  • Avatar
    JORGE MARTINS 14 de março de 2019

    Depois que se legislou a Lei do Gerson, todo mundo quer dar jum jeitinho em tudo, por isso essa zona e tudo começa lá no Congresso com os legisladores legislando para sí em primeiro lugar, depois para fud… o cidadão com leis dúbias, depois emendam com Portaria (porcarias), e outras babozeiras, mas lembro que no início da Guyarda Municipal do Rio, criada de forma irregular, com veículos velhos doados por outros órgãos, tivemos muitos questionamentos sobre a legalidade dela aplicar multas, tivemos milhares anuladas pela justiça porque era ilegal, depois vem as informações de que os Guardas precisavam preencher um bloco por dia para arrecadar, hoje ainda vemos vídeos vazados sobre isso, agora, vemos a Guarda Municipal muito bem instalada, com diversos veículos caríssimos novinhos, enquanto os própriops Municipais estão abandonados, sem vigilância, quando deveriam estar sendo vigiados por esses mesmos Guardas que só trabalham aplicando multas para encherem os cofres. Acho que o PL está muito certo, pois não podemos aceitar apenas a palavra do servidor mal intencionado ou com determinação de encher um bloco de multas, independente se houve infração ou não. Acho que a prova de um crime/infração é essencial num processo, se não puder provar, não pode valer só pela palavra suspeita de um servidor pressionado. Hoje com muita tecnologia, temos condições de exigir prova do crime/infração. APOIO ESSE PL e parabéns ao seu autor. Todos tem direito de ampla defesa e quem acusa tem o ônus da prova, não é só alegar.

  • Avatar
    Ricardo Alexandre 7 de março de 2019

    Tem que ser comprovada sim, é uma vergonha você receber uma multa de um Estado em que nunca esteve e seu carro parado na garagem. É o meu caso, um absurdo ter que se defender de algo que não cometi. A autuação chegou sem foto alguma, pois se tivesse uma foto veriam logo que não era meu veículo.

  • Avatar
    Marcelo 28 de fevereiro de 2019

    Duvida…eu posso se multado atravez de uma pessoa que tirou foto do meu carro. Com celular. E possivel levou na delegacia?

    • Avatar
      Nathalia Cristina 17 de junho de 2020

      Tb quero saber

  • Avatar
    Fabio 28 de fevereiro de 2019

    Recebi um multa de outro município sendo que eu estava trabalhando e minha moto até onde eu sei não tem vida própria.

  • Avatar
    Deide 24 de janeiro de 2019

    Meu carro foi multado parado na garagem, agente de transito que estava sem óculos… melhor entender assim.

  • Avatar
    Jose 14 de janeiro de 2019

    Boa tarde me chamo Jose tomei uma multa por utrapassar e faixa contínua no valor de 1460 reais .
    Mas estava atrás de um caminhão que jogava pedra para trás não conseguia me afastar dele pq avia outro carro me apertando.
    Mas comecei a utrapassar na faixa que era permitida .mas não consegui antes de começar a contínua não rodei 20 metros mesmo assim fui mutado a qual vai a multa que diz que rodei 700.metros na contra mão..o que eu Fasso.

    • Avatar
      Jon 20 de janeiro de 2019

      Aconteceu comigo. Comecei na permitida e terminei na continua . O carro na frente estava a 40 km/h e passei a 55 no máximo e lá estavam anotando covardemente as placas . Sai do meu destino com máxima prudência respeitando todas as placas de velocidade e acontece isso . Injustiça

  • Avatar
    Flávio Maximiano 3 de novembro de 2018

    Acabou de chegar notificação que eu estava com luz baixa desligada, já saio de casa pra rodovia com farol ligado, não tinha nenhuma viatura policial na estrada fazendo a fiscalização, e sempre confiro se esta funcionando, luz de freio, meia luz e os faróis, na minha opinião todas as notificações tinha que vir com foto, como a última que recebi por excesso velocidade, veio foto do carro aí fico quieto, agora os agentes tem uma cotas de multas pra aplica, ficam parados nos postos de gasolina na beira da estrada e anotam a placa de quem quiser, outro dia passamos por uma base da Policia Rodoviária Estadual do Paraná, o policial simplesmente anotou a placa do carro que estava na minha frente, como meu carona conhecia o policial gritou esse não, senão tinha anotado minha placa também!!!! Se tiver foto aí não tem conversa, são os agentes de trânsito é quem tem que provar que cometemos infração, vou ganhar mais 4 pontos na carteira!

  • Avatar
    Douglas de Melo 26 de outubro de 2018

    Recebi no dia de ontem 25/10 uma multa por avançar o sinal vermelho, detalhe o carro encontrava-se em lugar distinto do horário da notificação. Detalhe 2 nesse dia caia uma chuva torrencial na cidade, e eu sempre tomo todo o cuidado com o trânsito em questão. Tenho os comprovantes de horário do ponto do trabalho, infelizmente a camera de segurança não irá me ajudar, pois logo nesse dia havia um caminhão da copel em frente a camera de segurança tirando uma árvore que estava caida no caminho devido a chuva. Impressionante como há necessidade de uma lei dessas em nosso cenário atual, algum agente de transito simplesmente me multou por algo que não fiz, num lugar em que eu não estava e no horário errado, e o pior o ônus da prova é MEU. ABSURDO.

  • Avatar
    Pedro 11 de outubro de 2018

    Fui multado em um engarrafamento onde eu ia fazer um retorno, e o retorno é no acostamento, detalhe, eu estava em cima da faixa zebrada, isso é valido?

  • Avatar
    Jorge Mendes 5 de setembro de 2018

    Beira o absurdo o agente de trânsito aplicar a multa e não ter que provar que a pessoa cometeu a infração, ele pode sair aplicando multa do jeito que bem entender.

    • Avatar
      Adriana Grasseschi 4 de outubro de 2018

      Já recebi uma multa de Osasco em uma rua residencial mais de meia noite dizendo que que estava sem cinto!! Como se eu não saí do carro e saio da garagem em São Paulo já com o cinto, o vidro do carro é escuro e ninguém me parou para eu descer o vidro e não vi nenhum policial àquela hora!!!
      Hoje recebi uma sem foto também, dizendo que parei mais de 1metro longe da guia para uma pessoa desembarcar em GRU!! MENTIRA!!! Lembro bem que parei perto pois tinham malas à serem desembaraçadas!! SEM FOTO E MENTIROSA!!!! Estou cansada e percebendo é sempre chegando fim de ano que a roubalheira acontece!!! QUERO FOTO!!!!

  • Avatar
    Get Link 31 de agosto de 2018

    Eu mesmo fui multado por passar em sinal amarelo (ficou amarelo em pouquíssimo tempo ao passar por ele, mal pude perceber que ficou amarelo), mesmo assim o guarda me multou. Como posso provar isso (palavra d’ele contra a minha) e agora o que fazer. Por isso que sou a favor do sinal com câmeras, pois se for bem ajustado não vai ter erro. Passar no sinal se estiver amarelo até pode passar conforme diz a Lei, mas sendo um guarda de trânsito, fica a critério d’ele. Fábrica de dinheiro para a cidade. Cidade essa que se chama São Gonçalo – RJ. Vergonha pura.

  • Avatar
    Geriel Compri 26 de maio de 2018

    No Brasil tanto as autoridades como os cidadãos, não tem compostura e educação, os agentes públicos as vezes agem com abuso de autoridade, com arbitrariedade, prepotência sem necessidade, os cidadãos não respeitas as regras, normas,leis e sempre quer ter razões. fora as influências e corporativismo para quebrar os tramites das execuções.

  • Avatar
    Antero Coelho 19 de março de 2018

    Tipico de nosso espirito de VIRA LATA…o Brasil é o pais dos direitos, o cidadão confunde liberdade com libertinagem…É FUNÇÃO, DEVER DO ESTADO…fiscaliza e multar…
    Ridículo…Tenho um amigo, intimo, que vinha BÊBADO FEITO UM PORCO, quando viu ao longe uma blitz…parou o carro, desceu, deu a volta…pela frente…e trocou de lugar com a esposa.
    Resultado, foi multado pelo agente que viu a mutreta…e inconformado entrou com um recurso no CETRAN.
    Tem mais…sabendo que um parente meu, e conhecido dele, é o atual presidente do CETRAN quis que ele intervisse na votação do recurso, alegando que o agente não tinha esse poder…
    Rimos até hoje do ridículo dessa proposta dele…melhor rir pra não perder o amigo…
    Tipica coisa de brasileiro…
    Medida ridicula, multa é o que o brasileiro entende…educação(?) depois de 38 anos da primeira CNH(?)…educação de transito é pro meu filho de 13 anos…
    Habilitado sabe o que é errado e o que não é…Por isso recebeu a CNH

    • Avatar
      Leo Lucas 20 de julho de 2018

      Por outro lado, quem nunca ouviu falar de policial que deu multa falsa para algum desafeto?

      • Avatar
        oscarlino 16 de março de 2019

        Quando o automóvel é multado estacionado em local proibido .

        O certo não é deixar a multa no parabrisa ?

      • Avatar
        Nilza 5 de junho de 2019

        perfeito, aconteceu comigo esse mes passado, um desafeto, anotou a placa do meu carro e pediu pro amigo me multar em frente ao meu portão, se tivesse foto eu ia provar a falcatrua.

    • Avatar
      Dilamar José Gomes Nunes 11 de junho de 2019

      Vc está generalizando, é simples, acusou! Prove, tem muita coisa errada no trânsito, e tem que levar multa os infratores, mas com justiça.

    • Avatar
      Dilamar José Gomes Nunes 11 de junho de 2019

      Perfeito, tem que provar mesmo, já fui multado por coisas que não fiz, ao mesmo tempo fui esnobado, desrespeitado, tiraram sarro na hora da minha cara e não pude fazer nada!!!! A mesma coisa em relação aos celulares precisam mudar!! Multa é se vc estiver em uma chamada, não manuseando, então se for por esta lógica vc não pode manusear nada no Interior do carro, nada!! N botão dos vidros, ar, rádio, câmbio, terá que que parar o carro pra ajustar as ventosas do ar, ridículo isso, se vc pegar o celular em uma semafaro e ser multado, o carro está parado!! Então se pode mexer em nada!!! Não pode tirar as moças do volante, hipócritas.

    • Avatar
      Dilamar José Gomes Nunes 11 de junho de 2019

      Perfeito, tem que provar mesmo, já fui multado por coisas que não fiz, ao mesmo tempo fui esnobado, desrespeitado, tiraram sarro na hora da minha cara e não pude fazer nada!!!! A mesma coisa em relação aos celulares precisam mudar!! Multa é se vc estiver em uma chamada, não manuseando, então se for por esta lógica vc não pode manusear nada no Interior do carro, nada!! Nem dosnos botões dos vidros, ar, rádio, câmbio, terá que parar o carro pra ajustar as ventosas do ar, ridículo isso, se vc pegar o celular em um semafaro e ser multado, o carro está parado!! Então não se pode mexer em nada!!! Não pode tirar as mãos do volante, hipócritas.

  • Avatar
    Lucas 19 de março de 2018

    Até que é justo pois a grande maioria das multas são aplicadas na base da picaretagem.

Avatar
Deixe um comentário