Nissan Z Nismo é apresentado com V6 de 420 cv

Versão mais potente do esportivo japonês em mais de 50 anos, chega para encarar alemães como Porsche 718 Cayman e BMW M2

nissan z nismo 2024 cinza frente e lateral movmento na pista
Novo Nissan Z Nismo ganhou melhorias aerodinâmicas e 15 cv a mais sob o capô (Fotos: Nissan | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 02/08/2023 às 14h03
Atualizado em 14/09/2023 às 13h54

A Nissan acaba de revelar a versão Nismo do cupê Z. O esportivo chega em sua versão mais potente em seus 54 anos de história. O cupê tem evoluído ao longo de meio século e tem grande importância na história da marca. Foi com o Z que a Nissan se projetou no mercado norte-americano, nos anos 1970.

VEJA TAMBÉM:

Ao longo dos anos, o esportivo ganhou potência a cada geração. Agora chegou ao seu ápice (por hora). Seu V6 birturbo 3.0 teve a potência elevada de 405 cv para 420 cv. Já o torque saltou de 48 para 53 kgfm de torque. Segundo a Nissan, toda a força do motor está disponível nas rodas traseiras a partir de 2.000 rpm.

  • Ou seja, se o Z “comum” já era um carro truculento, o Z Nismo chega para ser ainda mais arisco. Ao contrário das demais versões, que podem ser equipadas com transmissão manual de seis marchas, o Nismo utiliza apenas a caixa automática de nove marchas, com trocas no volante.
  • Para otimizar a precisão nas arrancadas, o sistema Z Performance atua como controle de largada. É bem parecido com o que a Audi utiliza há mais de 10 nos nos modelos S e RS, em que ele ajusta a rotação para o ponto ideal de torque a fim de entregar o máximo de tração sem o risco de as rodas patinarem.
  • O Nissan Z Nismo tem acabamento diferenciado e elementos aerodinâmicos que diferenciam e também contribuem para o melhor comportamento do carro. Ele recebeu nova grade e asa dianteira, assim como as asas laterais redesenhadas e para-choque traseiro com novos defletores.
  • O discreto spoiler finaliza o pacote aerodinâmico do cupê japonês. Já as rodas Rays de 19 polegadas, calçadas em pneus Dunlop SP Sport Maxx GT600, que também equipa do poderoso GR-R. Com isso, o Z Nismo chega com atributos para encarar rivais europeus como BMW M2 e Porsche 718 Cayman.

Interior do Nissan Z Nismo

Por dentro, o Nissan Z Nismo tem acabamento refinado que combina couro e camurça para melhor aderência das mãos ao volante e do corpo nos bancos. O quadro de instrumentos é digital, mas os mostradores auxiliares, como pressão do turbo, sobre o console são analógicos.

nissan z nismo 2024 interior quadro de instrumentos digital
Por dentro, o Z Nismo é sofisticado, mas o que importa é que o freio de mão é manual

O carro ainda conta com itens que não são decisões de compra para quem busca um esportivo como esse. Ele oferece partida sem chave, climatização digital, multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, assim como vidros e retrovisores elétricos.

Por outro lado, como todo bom carro de tração traseira, o freio de estacionamento é manual. Afinal, é um carro que pede um zerinho ao final do track day.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário