Nível do óleo do motor acima do limite máximo: tem problema?

"Dizem nos postos, às vezes,  o seguinte: "abaixo é que não pode ficar porque vai faltar óleo; acima não tem problema. Mas tem problema, sim!"

capa para boc nivel oleo
Por Boris Feldman
Publicado em 24/12/2019 às 13h00

Das poucas coisas que o motorista se lembra em termos de manutenção é o nível de óleo. Porque se faltar o óleo no motor ele vai ter um ‘prejuízão’ no bolso ou do saldo bancário.

Então, o nível de óleo, muita gente já sabe: é só puxar a vareta, limpar o óleo na ponta, que não seja com estopa ou com nada que deixe fiapo. Eu, por exemplo, limpo com uma toalhinha de papel pra não deixar fiapo na vareta, porque senão não a ‘fiapada’ vai toda lá para o fundo do motor. Então, volta-se a vareta para o lugar dela, vai até o fundo. E, depois é só puxar pra ver o nível. O nível não pode ficar nem abaixo e nem acima do limite marcado na vareta.

Dizem nos postos, às vezes,  o seguinte: “abaixo é que não pode ficar porque vai faltar óleo; acima não tem problema. Mas tem problema, sim! Realmente seu o nível estiver abaixo do limite mínimo, pode estar faltando óleo, faltando lubrificação e o um motor até funde.

Agora qual é o problema do nível ficar acima do máximo? Não se esqueça de que o óleo fica no cárter e o virabrequim passa muito pertinho dele quando ele está girando. Se o nível ficar muito acima, o virabrequim, ou o girabrequim como chamam alguns, bate no óleo, faz uma espuminha, além de obviamente perturbar o movimento do virabrequim.

A bomba de óleo pode mandar essa espuminha  para lubrificar as partes móveis. Agora você imagina se essa espuminha lubrifica alguma coisa. Claro que não, esse que é o grande problema do óleo acima do nível. Em vez de óleo para lubrificar o motor vai uma espuminha.

Não sei o que é pior: se faltar óleo, porque o nível está muito baixo, ou se sobrar óleo com o nível lá em cima e chegar a espuminha para lubrificar o motor.

nível do óleo
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 17 de janeiro de 2024

Certamente o excesso é pior… Nível baixo de óleo acende luz no painel (desde os fuscas, que acendiam uma luzinha vermelha sem símbolo nenhum), já o excesso destrói silenciosamente, até estourar uma junta, fundir um cabeçote ou trincar o bloco (fim)…
Grande erro é deixar medir o óleo no posto de gasolina, quando o nível ainda não chegou na vareta, pensar que está baixo e tacar “meio litro”…

Avatar
Guilherme 28 de agosto de 2023

Tenho um Onix. Troco o óleo a cada 5.000Km. A vareta dele tem 4 marcações. Semana passada fui dar uma conferida e me assustei. Foi de manhã com o carro frio e estava com uma marcação e meia. Falei, nossa, baixou muito. Estava com 4200 km desde a última troca. Falei: falta 800 para a próxima. Vou completar com 1 litro só, aí logo já encosto e troco tudo. Mas juro, coloquei somente 1 litro. No outro dia, uma poça de óleo na garagem perto do escapamento. Fui puxar a vareta. Estava bem acima do nível máximo. Fiquei sem entender nada. O que eu faço? Antes, quando estava frio, estava acusando nível abaixo da metade. Eu coloquei só 1 litro, não deveria chegar nem no máximo. Mas passou. E parece que tá eliminando o excesso pelo escapamento. Pelo menos, foi só isso. Não apresentou falhas, engasgos, não perdeu potência. Mas o que fazer quando a vareta acusa menos óleo do que tem na verdade? Onde eu troco óleo, eles tiram o antigo por sucção pelo cano da vareta. Será que ele tá entupido e, por isso, ela tá medindo errado?

Avatar
fatima santos 19 de janeiro de 2022

o meu trator fiat445 universal foi -se abaixo e a partir dai já mudei filtros do combustível ,bomba do gasóleo manoal ,bataria nova, mandei reparara bomba injetora ,os injetores e fis limpeza dos tubos e o trator está na mesma(pega e vai abaixo)o que será?

Avatar
Mingo 1 de junho de 2021

Deitei olio a mais o motor acelerou sozinho e depois cudpio olio pelo escape e desligou não andei com ele quando estava acelarado estava parado desliguei deixei arrefecer retirei cerca de 2litrox e meio liguei o motor e ficou a fazer um barulho muito estranho podem me ajudar o motor trabalha bem mas faz esse som de era que o motor foisse á bida

Avatar
Mingo 24 de maio de 2021

Deitei olio amais e a carrinha começou a acelerar sozinha fez muito como e deixou de pegar retirei o olio amais mas o motor está batendo alguém sabe me dizer que se passa

Avatar
Carolina Santos Pereira 13 de maio de 2023

Meu gol G2 teve excesso de oleo no motor e o carro parou não liga , pode me ajudar no que pode ter acontecido

Avatar
Deixe um comentário