Líquido do radiador: apenas água não resolve o problema

Muita gente usa apenas água, mesmo desmineralizada, para completar o reservatório do radiador, mas saiba só isso não basta

liquidoarrefecimento radiador portal
Nivel do líquido do radiador é coisa séria e não pode ser negligênciado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/08/2023 às 15h03

Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!

Não é com água que se completa. É com um “líquido especial” que você compra pronto – ou então você põe metade água, metade do etilenoglicol. Mas você já encontra pronto líquido de arrefecimento de várias marcas: tem casa de peça, concessionária ou posto, por exemplo. É com ele que você completa.

VEJA TAMBÉM:

“Ah, mas eu só ponho um pouquinho de água”. Pois é, mas de pouquinho em pouquinho, o aditivo vai diluindo e, em pouco tempo, não está valendo mais nada. Então para se completar o nível do líquido de arrefecimento, somente com o líquido especial vendido pronto. Ou metade água, metade etilenoglicol.

Função do líquido do radiador

O líquido do radiador é responsável pela troca de calor do motor. A detonação do combustível, assim como o movimento das peças móveis (que provocam atrito entre elas) geram bastante calor. O sistema de refrigeração impede que os metais entrem em ponto de fusão.

Para se ter um funcionamento perfeito, não basta apenas água. É necessário um líquido específico para cumprir a função de arrefecimento correto do motor e manter a temperatura sempre no nível ideal para o pleno funcionamento do automóvel.

A verificação do nível no reservatório de expansão deve ser frequente. Já a troca deve seguir a orientação do fabricante do líquido refrigerante, assim como a determinação da manual do proprietário do automóvel. O que não vale é colocar apenas água.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cezar 29 de agosto de 2023

Eu so uso agua comum. a 30 anos e nunca tive problemas com nada. se eu morasse na siberia, ou no deserto do saara, eu me preucuparia. e tantas besteiras com carro. e com a saude propria quase ninguem obeserva.

Avatar
Gustavo 25 de agosto de 2023

Economia burra pensar que só água resolve. É que nem trocar o óleo e não trocar o filtro do oleo,

Avatar
Waslon 24 de agosto de 2023

Além de tudo, o líquido do arrefecimento é muito barato. Não faz sentido gastar uma fortuna com gasolina e ficar se amarrando com o líquido de arrefecimento.

Avatar
ELIO RICARDO ALVES DA SILVA 24 de agosto de 2023

Eu costumo comprar liquido ja pronto para por no fiat idea motor 1.8 GM o modelo esta no gas ai tem que cigar atento

Avatar
André Rossato 24 de agosto de 2023

O aditivo do radiador eleva a temperatura de ebulição da água e abaixa a temperatura de congelamento da água. Ele é importantíssimo tanto em lugares quentes como no deserto do Saara quanto para lugares frios como no Alasca

Avatar
Ernesto Pichler 24 de agosto de 2023

De fato, você sempre deve utizar o elitenoglicol quando for para o sul da Argentina, no inverno, quando a água do radiador pode congelar se não tiver o aditivo.

Avatar
Marcos Manuel de Aalmeida 24 de agosto de 2023

Acabei de ver e ouvir o seu comentário e instruções sobre o líquido de arrefecimento dos carros. Sobre o tema tenho dois comentário:
1. Antigamente, nas décadas de 60 e até 80 ou 90, só usávamos agua de torneira para completar a agua do radiador. Alegavam os entendidos que a água “torneiral” continha cloro que não era bom pois estimulava o ferrugem. Aí pareceu a tal água desmineralizada.
2. Tento ter muito cuidado com a tal água do radiador, pois sou das “antigas”: uma vez por semana verifico o nível da água do radiador. Acontece que nos últimos 6 ou 8 anos, só tenho Honda Civic. Você já tentou ver o nível da água do radiador desse modelo de carro? NINGUÉM CONSEGUE!!!

Avatar
Marco Martins 24 de agosto de 2023

Boa tarde Boris!

Se for necessário, precisa ser o mesmo líquido de arrefecimento que é colocado na revisão habitual? Em uma oficina disseram que até nova revisão de 10.000 km colocasse apenas água destilada pois não sabia a marca ou qual tipo de líquido havia sido colocado. Isso procede?

Obrigado e parabéns pelas dicas.

Marco Martins
Fortaleza/CE

Avatar
Deixe um comentário