Líquido do radiador: apenas água não resolve o problema

Muita gente usa apenas água, mesmo desmineralizada, para completar o reservatório do radiador, mas saiba só isso não basta

liquidoarrefecimento radiador portal
Nivel do líquido do radiador é coisa séria e não pode ser negligênciado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/08/2023 às 15h03

Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!

Não é com água que se completa. É com um “líquido especial” que você compra pronto – ou então você põe metade água, metade do etilenoglicol. Mas você já encontra pronto líquido de arrefecimento de várias marcas: tem casa de peça, concessionária ou posto, por exemplo. É com ele que você completa.

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“Ah, mas eu só ponho um pouquinho de água”. Pois é, mas de pouquinho em pouquinho, o aditivo vai diluindo e, em pouco tempo, não está valendo mais nada. Então para se completar o nível do líquido de arrefecimento, somente com o líquido especial vendido pronto. Ou metade água, metade etilenoglicol.

Função do líquido do radiador

O líquido do radiador é responsável pela troca de calor do motor. A detonação do combustível, assim como o movimento das peças móveis (que provocam atrito entre elas) geram bastante calor. O sistema de refrigeração impede que os metais entrem em ponto de fusão.

Para se ter um funcionamento perfeito, não basta apenas água. É necessário um líquido específico para cumprir a função de arrefecimento correto do motor e manter a temperatura sempre no nível ideal para o pleno funcionamento do automóvel.

A verificação do nível no reservatório de expansão deve ser frequente. Já a troca deve seguir a orientação do fabricante do líquido refrigerante, assim como a determinação da manual do proprietário do automóvel. O que não vale é colocar apenas água.

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10 Comentários
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Cezar 29 de agosto de 2023

Eu so uso agua comum. a 30 anos e nunca tive problemas com nada. se eu morasse na siberia, ou no deserto do saara, eu me preucuparia. e tantas besteiras com carro. e com a saude propria quase ninguem obeserva.

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Gustavo 25 de agosto de 2023

Economia burra pensar que só água resolve. É que nem trocar o óleo e não trocar o filtro do oleo,

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Waslon 24 de agosto de 2023

Além de tudo, o líquido do arrefecimento é muito barato. Não faz sentido gastar uma fortuna com gasolina e ficar se amarrando com o líquido de arrefecimento.

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ELIO RICARDO ALVES DA SILVA 24 de agosto de 2023

Eu costumo comprar liquido ja pronto para por no fiat idea motor 1.8 GM o modelo esta no gas ai tem que cigar atento

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André Rossato 24 de agosto de 2023

O aditivo do radiador eleva a temperatura de ebulição da água e abaixa a temperatura de congelamento da água. Ele é importantíssimo tanto em lugares quentes como no deserto do Saara quanto para lugares frios como no Alasca

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Valdei S. Ferreira 27 de janeiro de 2024

Minha dúvida é: Assim que comprei meu pálio tirei toda água suja que tinha no reservatório e coloquei aditivo pronto. A cada semana baixa um pouco e a cada 10 ou 15 dias, fica na metade por aí. Devo ficar sempre completando com esse mesmo aditivo ou não é normal esse negócio ficar baixando tão rápido assim?

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Arthur Francisco 15 de fevereiro de 2024

Não é normal. Deve haver um vazamento em algum ponto do sistema, está baixando muito rápido.

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Ernesto Pichler 24 de agosto de 2023

De fato, você sempre deve utizar o elitenoglicol quando for para o sul da Argentina, no inverno, quando a água do radiador pode congelar se não tiver o aditivo.

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Marcos Manuel de Aalmeida 24 de agosto de 2023

Acabei de ver e ouvir o seu comentário e instruções sobre o líquido de arrefecimento dos carros. Sobre o tema tenho dois comentário:
1. Antigamente, nas décadas de 60 e até 80 ou 90, só usávamos agua de torneira para completar a agua do radiador. Alegavam os entendidos que a água “torneiral” continha cloro que não era bom pois estimulava o ferrugem. Aí pareceu a tal água desmineralizada.
2. Tento ter muito cuidado com a tal água do radiador, pois sou das “antigas”: uma vez por semana verifico o nível da água do radiador. Acontece que nos últimos 6 ou 8 anos, só tenho Honda Civic. Você já tentou ver o nível da água do radiador desse modelo de carro? NINGUÉM CONSEGUE!!!

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Marco Martins 24 de agosto de 2023

Boa tarde Boris!

Se for necessário, precisa ser o mesmo líquido de arrefecimento que é colocado na revisão habitual? Em uma oficina disseram que até nova revisão de 10.000 km colocasse apenas água destilada pois não sabia a marca ou qual tipo de líquido havia sido colocado. Isso procede?

Obrigado e parabéns pelas dicas.

Marco Martins
Fortaleza/CE

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