Relembre 10 carros com nomes esquisitos, para dizer o mínimo

Relembre modelos que soam esquisito na língua portuguesa, mas que também fazem pouco sentido em outros idiomas

kia picanto 2007
Picanto era um compacto a frente do seu tempo, mas a alcunha gerou piadinhas de quinta série (Foto: Kia | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 29/12/2023 às 09h03

O batismo de um automóvel é uma parte bastante complexa no projeto do automóvel. Mas depois de anos de pesquisa de mercado e quedas de braço entre a equipe de marketing, alguns nomes de carros soam esquisitos.

VEJA TAMBÉM:

No Brasil, então, nossa porção 5ª série já se divertiu bastante com a alcunha de veículos, que, na língua portuguesa, esbarram na conotação sexual. Recentemente, mais um modelo, ou melhor, uma fabricante, vai provar da nossa maturidade, a Jaecoo, marca da Chery que se pronuncia “djeicu”.

Mesmo em outros idiomas, alguns nomes de carros parecem muito esquisitos. Seja em espanhol, inglês e até francês. Veja 10 carros com nomes esquisitos.

1. Kia Picanto

carros com nomes esquisitos
Segunda geração do Picanto tinha visual arrojado e o esperto motor 1.0 que hoje equipa o HB20 (Foto: Kia | Divulgação)

O nome esquisito desse carro compacto da Kia Motors não abalou as vendas no Brasil. O Picanto chegou a ser um dos modelos mais vendidos da marca, quando a sul-coreana estava bem nos emplacamentos, ali entre o fim dos anos 2000 e início dos 2010.

Curiosamente, em mercados da América Latina, Europa e Ásia, o Picanto se chama Morning, que significa “Manhã” na tradução livre do inglês. Custava nada adotar esse nome aqui né?

2. Citroën C4 Grand Picasso

citroen c4 grand picasso 2013
Então, vamos conversar sobre carros com nomes esquisitos? (Foto: Citroën | Divulgação)

O sobrenome do famoso artista espanhol já não escapa das piadinhas de quinta série naturalmente. Nos carros, até resistiu com dignidade na minivan Xsara Picasso. Mas quando a Citroen resolveu fazer a sucessora…

A marca francesa lançou, em 2009, a C4 Picasso. Até aí, tudo bem. Porém, o monovolume tinha uma configuração de carro de 7 lugares que recebeu um nome a mais que, para nós, soava esquisito e engraçado: C4 Grand Picasso.

Escaldada, a Citroen trocou a ordem do nome da minivan média: Grand C4 Picasso. Mesmo assim, ninguém perdeu tempo para fazer piadinhas com o monovolume.

3. Kia Opirus

kia opirus
No caso do Opirus não era apenas o nome que era esquisto, mas a tentativa de ser um clone do Mercedes Classe E não colou (Foto: Kia | Divulgação)

Outro nome esquisito de carro da Kia que podia ser resolvido com o termo usado em outros países. Na Ásia, por exemplo, o Opirus chama-se Amanti – apesar que aqui também ia pegar mal você ter um automóvel chamado assim… Imagine o Opirus do Amanti? Nossa falta de maturidade não saberia lidar com isso.

Enfim, o sedã grande derivado do Hyundai Grandeur queria brigar com os modelos de luxo da BMW e Mercedes-Benz. Inclusive, a frente com os faróis duplos ovalados era uma clara inspiração no Classe E dos anos 2000. Foi vendido no Brasil entre 2005 e 2010 com motor V6 e farta lista de equipamentos, mas a verdade é que não emplacou em nenhuma parte do mundo.

4. Mazda Laputa

mazda la puta carros com nomes esquisitos
Entre os carros com nomes esquisitos, poucos são tão pitorescos como o Mazda Laputa (Foto: Mazda | Divulgação)

A origem da alcunha deste Kei Car é até bacana. Laputa é uma ilha do livro “As viagens de Gulliver”, de Jonathan Swif. Mas com esse nome esquisito, o carro seria execrado no mercado brasileiro e em países de língua hispânica. Ainda bem que não se aventurou além das fronteiras do Japão enquanto foi produzido, entre 1999 e 2006.

5. Daihatsu Naked

daihatsu naked nomes esquisitos
O Naked bem que poderia ser o nome de versão de muito popular que já foi vendido por aqui (Foto: Creative Commons | Wikipedia)

Outro kei car japonês com nome esquisito. Neste caso, no inglês mesmo. Afinal, “naked” significa “pelado”. Pouco nobre para qualquer tipo de veículo. Esse Daihatsu foi fabricado no Japão entre 2000 e 2004.

6. AMC Matador

amc matador carros com nomes esquisitos
O nome vem bem a calhar, pois o Matador era feio de matar (Foto: Creative Commons | Wikipedia)

Mais um carro com nome esquisito em regiões de línguas portuguesa ou espanhola. Afinal, ter um carro com nome de assassino é complicado. O modelo em questão foi vendido entre 1970 e 1978 pela extinta American Motors Corporation (AMC), que depois foi adquirida pela Chrysler no fim dos anos 1980.

7. Ford Pinto

ford pinto 2 door sedan
Se fosse apenas o nome fálico estava até bom, o problema é que o hatch era um Coquetel Molotov sobre rodas (Foto: Ford | Divulgação)

Como muitos nomes de carros da Ford, Pinto é uma raça de equinos de pelagem malhada. E serviu de inspiração para esse carro da marca estadunidense, que foi a base do nosso Maverick nos anos 1970. Chegou a ser cogitado para cá, mas soaria muito estranho você comprar um automóvel com uma das alcunhas do órgão sexual masculino.

O que pegou mal mesmo para o Pinto foi a postura da Ford em relação a um problema crônico grave no carro nos anos 1970. A NHTSA, agência reguladora de segurança viária dos EUA, ficou de olho em casos de explosão do modelo após colisões traseiras.

Em 1977, chegou à imprensa um memorando da própria Ford no qual a empresa admitia que o tanque de gasolina o Pinto tinha sido mal posicionado – segure a piada. No documento, a fabricante recorreu às cifras para não fazer o recall – era mais barato pagar indenizações. Em 1978, a NHTSA obrigou a Ford a recolher mais de um milhão de unidades do Pinto e realizar o chamado.

8. Mitsubishi Pajero

mitsubishi pajero full legend edition
No Brasil, Pajero é um nome que não tem nada demais, mas entre os hispânicos… (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

Aqui, o Pajero é sinônimo de uma linha de SUVs robusta e referência no fora de estrada. Mas, em nações hispânicas, é mais um caso clássico de carro com nome esquisito. Isso porque significa masturbador, em espanhol. Nesses mercados, recebeu o nome de Montero.

O jipe da marca japonesa não é o único a ter referência à masturbação. O sedã Buick Lacrosse tem um nome que, em idioma francês, pode ser usado como forma pejorativa de falar que alguém está masturbando uma pessoa.

9. AMC Gremlin

autowp.ru amc gremlin 4
Assim como a criatura mitológica e os monstrinhos do cinema, esse AMC não era nada confiável (Foto: AMC | Divulgação)

Um gremlin é um ser mitológico saxão-germânico. É conhecido por ser uma criatura de aparência estranha, má e nada confiável – qualquer semelhança com a produção de Steven Spielberg não é coincidência. Então, por que cargas d’água batizar um carro com um nome esquisito desses?

Foi o que fez a AMC, a mesma do Matador, nos anos 1970. Como o hatchback tinha desenho bastante controverso e fama de dar problemas mecânicos com frequência, até que combinou.

10. Chana e os carros com nomes esquisitos

chana star 3 960 640
É quinta série que vocês querem? Então só imagine a legenda de uma colisão desse furgão com o monovolume da Citroën (Foto: Chana | Divulgação)

Não tem como falar de nomes esquisitos de carros e não citar, no caso, uma marca. A Chana foi uma das primeiras chinesas a desembarcar no Brasil, em 2006, com uma linha de comerciais leves que incluía picapes e furgões. Não demorou nem um segundo para o pessoal da 5ª série fazer piada com o nome, que remete aos muitos apelidos do órgão sexual feminino.

Mas a criatividade para o mal não tem limites. Logo, surgiram as sugestões para fazer um comparativo entre o Picasso e a Chana… Na virada para a década de 2010, a fabricante mudou o seu nome para Changan.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário