Novo coronavírus: andar de carro pode ser perigoso?

Damos oito dicas de como evitar o contágio se você realmente precisar sair de casa e se locomover com um carro

motorista usa mascara cirurgica para dirigir carro
Por AutoPapo
Publicado em 20/03/2020 às 12h00

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas cidades brasileiras estão tomando medidas para restringir a aglomeração de pessoas. Cidadãos são recomendados a não sair de casa, enquanto lojas e restaurantes são proibidos de receber o público. Nessa hora, surge a dúvida: se necessário, é seguro se locomover de carro? Nós damos algumas dicas abaixo.

LEIA MAIS:

1. Vá sozinho no carro

Em primeiro lugar, se você realmente tiver que sair de casa, prefira ir sozinho no carro. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contágio entre elas. Lembrando que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter demonstrado sintomas ainda.

2. Janelas abertas espantam o novo coronavírus

Prefira manter as janelas do carro abertas, ao invés de usar o ar-condicionado. Um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.

3. Não use o carro se não precisar

Não saia de carro apenas para passear pelas ruas. Apesar de você parecer seguro lá dentro, lembre-se de que terá que entrar com contato com ao menos um portão ou elevador até chegar nele.

Especialmente no caso de prédios, pode ser uma boa ideia evitar as áreas comuns.

4. Desinfete o veículo

Também é importante manter seu carro limpo, mesmo que apenas você o utilize. O novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias.

Por isso, uma superfície pode estar contaminada e, através do toque, entrar no corpo. Nós ensinamos a fazer essa limpeza.

5. Evite aplicativos de transporte e táxis

Tente evitar o uso de aplicativos de transporte, como o Uber, e também táxis. O motorista pode estar contaminado, ou você pode contaminá-lo também, mesmo sem saber.

Além disso, o carro também pode estar carregando o novo coronavírus, deixado nele por outros passageiros.

Se não tiver escolha, exija que o motorista mantenha as janelas abertas e não toque no próprio rosto enquanto estiver dentro do veículo. Quando desembarcar, higienize as mãos o quanto antes.

6. Carpool pode propagar novo coronavírus

Se realmente precisar de um aplicativo de transporte, não use a opção de carpool, que atende a mais passageiros. É extremamente arriscado dividir um ambiente tão pequeno com pessoas que podem estar doentes.

7. Novo coronavírus impede visita à oficina?

O ideal é também evitar levar o carro para reparos durante o surto do novo coronavírus. Contudo, essa pode não ser uma opção. Se realmente precisar levar o carro para consertar, tome todas as precauções possíveis. Evite contato físico com outras pessoas e objetos, desinfete as mãos com frequência, e evite levá-las ao rosto.

8. Evite tocar no exterior do veículo

Higienize as mãos antes e depois de fazer uso do carro. Imagine que você o deixou estacionado e uma pessoa contaminada com o novo coronavírus se apoiou nele?

motorista usa mascara cirurgica para dirigir carro novo coronavirus dicas
Novo coronavírus pode contaminar superfícies do carro
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
32 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kelson 3 de novembro de 2021

Quanta bobagem num site só…

Avatar
Maria Queiroz souza 27 de maio de 2021

Posso andar de carro sem máscara com o vidro aberto

Avatar
antoine real 21 de maio de 2021

sera melhor usar um grande preservativo , talvez o medo fique com você e so na sua cabeça , rebanho de cordeiros

Avatar
Anthony 11 de março de 2021

Durante a fase vermelha emergencial decretada para vigorar 15/03 podemos utilizar o veículo para levar esposa profissional bde saúde ao trabalho, por ocasião da distância e perigos do transporte Coletivo , sozinha!!!

Avatar
Sérgio Cavalcanti 7 de março de 2021

Problema de janelas abertas é ser surpreendido por alguém lhe pedindo ou oferecendo algo em sinais de trânsito. E muitas vezes este alguém está sem máscara. Complicado!

Avatar
JOSE FRANCISCO FILHO 5 de fevereiro de 2021

cadê a dengue, chicungunha,aids, h1n1 e várias outras doencas. ninguem mais morre de ataque cardiaco, pressao alta, tiro. Esse vírus foi uma bênção, ele conseguiu exterminar todas as doenças. ninguem morre de mais nada só de covid. Temos sim que preocupa com o covid, mas tem doença aí matando e eles não está falando.

Avatar
Arya Perrone 14 de fevereiro de 2021

Desculpe mas o Sr. está desinformado. Óbvio q as doenças seguem infectando. Uma de nossas preocupações é com pacientes q tem enfermidades crônicas e precisem ser monitora dos e não comparecem aos hospitais por medo de contrair Covid. Apenas a mortalidade no Brasil sendo imensa (devido a política equivocada de governantes) que tomou frente as demais doenças.

Avatar
JOSE FRANCISCO FILHO 5 de fevereiro de 2021

cadê a dengue, chicungunha,aids, h1n1 e várias outras doencas. ninguem mais morre de ataque cardiaco, pressao alta, tiro. Esse vírus foi uma bênção, ele conseguiu exterminar todas as doenças. ninguem more de mais nada só de covid.

Avatar
Valdemar Pereira de Lima 21 de dezembro de 2020

Dicas importantes para evitar a contaminação, bem como com o contágio com a covid-19, todos os cuidados devem ser tomados, no sentido de cuidar da saúde e do bem estar físico.

Avatar
Yavetz H Zayit 4 de outubro de 2020

Ônibus andam com ar ligado até pq as janelas não abrem com 40 pessoas dentro. Metrôs idem com 80 por trem, aviões com 100 porque táxi tem que andar com janelas abertas, correndo risco de assalto, calor insalubre, poluição sonoro e monóxido de carbono nos encenando. Quando acabar o maluco sou eu.

Avatar
Noeli Ferreira de Avila piffer 22 de julho de 2020

Gostaria muito de saber eu sai com uma pessoa infectada mas ela não sabia e nem eu asim que ela fez o teste deu positivo e agora como fico eu é minha família será que eu posso ter o covit no momento eu não sinto nada mas me preocupo com meus filhosonhos e marido e meus pais o que devo fazer? ??

Avatar
Anderson Monteiro 10 de julho de 2020

Taxistas estão fazendo em média duas corridas por dia.
Ônibus andam sempre cheios e carros de aplicativos fazem várias corridas diárias, inclusive com desembarque e embarque seguidos.
O TAXISTA ao fazer uma corrida, geralmente volta vazio para o ponto e pela demora, tem tempo para higienizar o carro.
No meu TÁXI eu tenho 3 vidros de álcool em gel. Banco dianteiro, banco traseiro e outro para fazer higienização após cada corrida. Tenho também máscaras descartáveis para passageiros.

Avatar
Jose arimateia Silva 12 de junho de 2020

Boa noite tenho filho que sou separado da sua mãe porém a sua mãe já tem uma outra vida com ela e eu tenho com outra pessoa porém meu filho tem problema de imunidade baixa e ela está querendo vim fazer uma visita a ele e ela está vindo de carro Há possibilidade e ela está infectadas sem aparecer nenhum sintoma do covid-19 e contaminar nós aqui

Avatar
ANTONIO AURELIO DO AMARAL 2 de junho de 2020

As máscaras fabricadas e utilizadas por milhões de pessoas são CATASTRÓFICAS. Não estou exagerando à medida em que vejo quase todo mundo usando e a “curva” continua subindo rapidamente. Uma das razões é a falta de selagem sobre o nariz (falta o elemento metálico maleável, embutido, para fazer o ajuste). Outra é o próprio elemento filtrante (você se coloca num local de sombra ou escuro e olha através do “filtro” a paisagem iluminada pelo sol e consegue perceber os elementos da paisagem: é pretender segurar farinho com peneira de feijão). Outras, com “bom filtro”, formam um grande espaço vazio que retem o ar exalado e, ao aspirar, inala em grande parte esse ar com níveis insuficiente de oxigênio). Requisitos técnicos: 1) Selagem; 2) Filtragem; 3) Autonomia; 4) Conforto; 5) Custo; 6) Estética. Nessa ordem.

Avatar
Jayane Santos 20 de maio de 2020

Eu preciso ir embora pra Bahia mais não tô confiante que as estradas estejam liberadas para carros particulares. O que eu faço?

Avatar
Junior 4 de maio de 2020

Bom dia. Eu faço transporte de paciência Meu carro é de 5 lugares Eu posso andar com a lotação completa com essa pandemia que nós estamos vivendo.

Avatar
Cícero Cabral 22 de junho de 2020

Posso fazer viagem longa com cinco pessoas no carro ?

Avatar
MARIA ALVES 1 de maio de 2020

Quais os perigos de ser contaminado sair para no meu quintal respirar ar puro corre o perigo ser contaminado do Virús pelo ar e minha idade 58 anos, quais os cuidados que devo fazer não ser contaminado do Corona Virús explique fazendo um favor casa ficar fechada ter inquilino no quintal tambem que sai para rua.

Avatar
Jorge 26 de abril de 2020

Como meu carro pode estar contaminado por dentro se apenas eu o utilizo?

Avatar
Andre 28 de abril de 2020

Qualquer lugar contaminado que você tocar, pode ser transferido para o seu carro se você não tomar as precauções. Seu volante, marcha, banco podem ficar contaminados caso você carregue nas mãos o virus por acidente, tocando em algo contaminado. Todo cuidado é necessario.

Avatar
Júlio César 20 de maio de 2020

Pode sim

Avatar
Edimilson Jose da Silva 25 de abril de 2020

Olá tenho uma pergunta moro em Brasília e na minha casa somos em 5 pessoas só que no mês de fevereiro de 2020 uns parentes de minha esposa vieram da Bahia pra fazer um tratamento com agora estão presos em casa e eu não tenho mais condições financeiras de mantê-los preciso levar eles de volta pra Bahia de carro pois os ônibus não estão viajando. Posso levá-los tomando os devidos cuidados? No carro iriam eu e duas pessoas

Avatar
Darney 27 de abril de 2020

Se eu tenho u. Carro e de carrona pra duas pessoas de covi de 19 se mascaras ele mais sentado no banco de tras do carro com os quatros vidros abertos sem da ré so pra frente o ventoleva para traz do carro doas as goticulas eu posso pega corona

Avatar
Samarone 29 de março de 2020

A dica 5 deve ser substituída por “Não ande em ônibus, prefira Táxis e Apps, tomando as devidas precauções”, os Aplicativos e os Táxis propiciam mais segurança exatamente por transportar menos pessoas, ou vcs preferem um ônibus lotado!?

Avatar
Sílvio Fernandes Rosa 27 de março de 2020

Minha região é muito quente e meu carro é preto, e geralmente quando tenho que sair, além dos cuidados, eu o deixo ao sol por um tempo. A temperatura que o carro atinge em um sol quente é suficiente para matar o virus?

Avatar
Adolfo Beckmann 24 de março de 2020

Eu e minha esposa estamos em Santa Catarina, assim que terminar o período da quarentena, queremos voltar de carro, para nossa casa em mato grosso, é possível fazer esta viagem?

Avatar
Júlio César 20 de maio de 2020

Sim

Avatar
Claudio 22 de março de 2020

Passear com a familia de carro tem risco de contaminação? o que é melhor, se não, o que é recomendado, com vidro aberto ou fechado?

Avatar
Wilson 22 de março de 2020

Simplesmente não passeie com a família, se for transportar para um hospital ok, mas passear? Fica em casa q não é férias!

Avatar
Everaldo 11 de maio de 2020

Eu particularmente não vejo problema nenhum em dar pequenos passeios de carro com sua família, de preferencia, estando com o carro higienizado e consciente que sua família não tem nenhum infectado, principalmente em local que não tenha trafego intenso, neste caso com os vidros levantado . É apenas opinião.

Avatar
Tamoto 22 de março de 2020

a janela aberta permite entrar virus de quem acabou de tossir e o vento carregou para o carro. Estando só nao seria melhor mante-lo fechado? Com ou sem ar ligado?

Avatar
Adilson 23 de abril de 2020

Também acho isso mais correto

Avatar
Deixe um comentário